O Ceará é o segundo estado mais industrializado da Região Norte-Nordeste, empregando mais de 300 mil pessoas no setor, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em um panorama nacional, a média de remuneração é de R$ 2.550,30 para os profissionais com o Ensino Médio completo.
Como destaques, o Maracanaú e o Pecém são áreas de grande concentração industrial, incluindo até mesmo as de grande porte e as multinacionais, que necessitam cada vez mais de profissionais de nível técnico.
“Essas são regiões que carecem de trabalhadores qualificados suficientes para suprir a demanda e onde há grandes oportunidades de emprego e geração de renda”, explica Demétrio Macêdo, coordenador do núcleo técnico do SENAI Ceará. Nesse contexto, a quantidade de postos de trabalho cresce no mesmo ritmo.
Confira o top 10 segmentos que mais demandam profissionais de formação industrial no Ceará – 2022 a 2025
- Transversais* – 44.766 profissionais
- Têxtil e Vestuário – 44.438 profissionais
- Couro e Calçados – 39.700 profissionais
- Construção – 32.371 profissionais
- Metalmecânica – 26.273 profissionais
- Logística e Transporte – 24.658 profissionais
- Alimentos e Bebidas – 13.631 profissionais
- Tecnologia da Informação – 11.227 profissionais
- Gestão – 7.271 profissionais
- Madeira e Móveis – 7.008 profissionais
*Transversais são aquelas formações que podem atuar em diferentes segmentos, por exemplo, profissionais de Segurança do Trabalho e Metrologia.
Fonte: Observatório da Indústria, com base nos dados do Mapa do Trabalho da CNI
Curso técnico possibilita alcançar melhores salários
Para fazer um curso técnico, é necessário estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Esse pode ser o trampolim na carreira que muitos desejam para conquistar novos cargos de maior complexidade e melhor remuneração.
São diversas vantagens:
- Curta duração
- Rápida absorção no mercado de trabalho
- Aprendizado prático
- Retorno financeiro
- Investimento financeiro menor que uma graduação
Esses foram alguns dos motivos que levaram Vanessa Dantas a se inscrever em um curso técnico. “Quando veio o curso de Técnico em Meio Ambiente, eu vi a oportunidade para que eu pudesse me especializar e não ficar mais como assistente administrativo”, conta a planejadora da Petrobras, formada pelo SENAI Ceará.
Maior escola de ensino técnico da América Latina
Com a credibilidade e a alta qualidade do SENAI, 91,8% das empresas afirmam preferir contratar profissionais formados por essa instituição. Assim, 7 em cada 10 alunos que concluíram os cursos técnicos do SENAI estão empregados, segundo a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2019/2021
Até 1º de abril, todos os cursos técnicos do SENAI Ceará estão com 30% de desconto*. Clique aqui para acessar a promoção.
*Para os cursos técnicos, o desconto é válido para o primeiro módulo, e as aulas devem ter início em março de 2023.