Entenda a diferença entre os setores têxtil e vestuário
Apesar de complementares, são dois segmentos distintos. Confira!
Apesar de muitas pessoas acreditarem que os setores têxtil e vestuário têm o mesmo significado, isso não é verdade. A indústria têxtil é responsável por produzir o tecido, já a de vestuário fica encarregada de confeccionar as peças de roupa. Assim, são dois segmentos distintos que se complementam por fazerem parte da mesma cadeia de produção.
Com o SENAI, você pode trilhar sua carreira de sucesso nos dois segmentos. No têxtil, o leque de cursos engloba todas as etapas de fabricação do tecido, por exemplo, desde o algodão cru chegado de uma plantação até a malha ou o tecido plano prontos. Trabalhamos com diversas fibras, tanto naturais quanto sintéticas.
No vestuário, os cursos abrangem as etapas de modelagem, corte e costura. Do tecido fabricado no próprio SENAI, já é ensinado a confecção de peças de roupas em diferentes oficinas, como malha, tecido plano, lingerie e jeans. Incrível, não é mesmo?
Isso tudo é possível com uma estrutura de alta qualidade. Além das tradicionais salas de aula, temos o galpão com o maquinário e os laboratórios para realizar testes físicos e químicos. Com professores experientes, nossos alunos aprendem o conteúdo mais atualizado do mercado e de acordo com as normas de segurança.
Essa intensa dedicação rende frutíferas parcerias. Várias grandes indústrias no Ceará são nossas clientes, como Lupo, DelRio, Hope, Lunelli, Guararapes e Vicunha.
Quer saber como se profissionalizar nessas áreas? Clique para acessar cursos do segmento têxtil e cursos do segmento vestuário.
Temos uma curiosidade para você!
Há décadas, as confecções de Fortaleza se concentravam na região da Parangaba, Montese e Vila União. O início da unidade SENAI Parangaba, que hoje engloba os segmentos têxtil e vestuário, é ligado a esse capítulo da nossa história. Com o crescimento da cidade, naturalmente as fábricas maiores se deslocaram para distritos industriais. Porém, confecções de menor porte ainda são enraizadas nesses bairros do entorno. |