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TRANSPARÊNCIA SENAI

Dúvidas Frequentes

Quem faz curso no SENAI já sai empregado?
O SENAI limita-se apenas a oferta do curso em conformidade com os mais elevados padrões de qualidade, visando preparar o profissional para exercer com excelência sua função no mercado. Como entidade séria e direcionada pela ética não oferece promessas de emprego. No entanto, não raro, recebemos anúncios de emprego de empresas interessadas em contratar alunos do SENAI em virtude da credibilidade da instituição. Nestes casos, o SENAI apenas divulga a vaga sem realizar qualquer intermediação.
Quero contratar alunos do SENAI, como proceder?
O SENAI não realiza intermediação de emprego, limitando-se apenas, a divulgação da vaga ofertada. A fim de facilitar a divulgação e atender os critérios elencados por sua empresa, pedimos que envie para o e-mail: centralderelacionamento@sfiec.org.br cartaz descritivo em papel timbrado com o máximo de informações possíveis sobre a vaga. Iremos fixar em nossos murais e repassar aos nossos alunos. Salientamos que as divulgações somente serão realizadas quando a vaga estiver condizente com os cursos das unidades do SENAI.
Como se credenciar / cadastrar para participar do Pregão Eletrônico e/ou ser fornecedor do SENAI?'
Todos os fornecedores de bens/serviços interessados em fazer negócios com a instituição devem acompanhar nossos avisos de licitação através dos jornais de grande circulação do Estado e através do portal de compras na opção "Painel de Licitações" do link: portalcompras.sfiec.org.br. Para participação de nossos Pregões Eletrônicos será necessário a empresa adquirir a sua chave de acesso, conforme orientação abaixo: O Fornecedor deverá enviar para o email: compras.sfiec@sfiec.org.br, a documentação indicada abaixo, para recebimento de sua chave de acesso ao sistema (login e senha): - Cartão CNPJ; - Certificado de Regularidade do FGTS; - Certidão Negativa ou Positiva com efeitos de negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União; - Instrumento constitutivo atualizado (Contrato Social, Estatuto Social, Requerimento de Empresário, conforme o caso). - Documento de identidade e CPF do(s) representante(s) legal(is) - Termo de Responsabilidade de Credenciamento Eletrônico (modelo em anexo ou disponível no Portal de Compras em "Informações e Avisos > Orientações para o Cadastro do Fornecedor > Documentos anexos")
Como faço para concorrer a uma das vagas de emprego do SENAI?
Os interessados em compor o quadro de colaboradores do Sistema FIEC devem acessar o nosso site (www.senai-ce.org.br) menu Trabalhe Conosco localizado no rodapé do site, e realizar seu cadastro. Havendo vagas disponíveis e condizentes com o perfil cadastrado, o setor responsável entrará em contato com o candidato por telefone ou e-mail. Portanto, é importante manter seus dados sempre atualizados.Também é possível acompanhar todas as oportunidades disponíveis no mesmo menu.
Gostaria que o SENAI patrocinasse meu evento, como proceder?
Propostas de parceria,convênio ou solicitações de patrocínio devem ser encaminhadas em formato ofício em atenção a diretoria responsável que irá analisar a proposta e emitir seu parecer a respeito. Diretoria Regional do SENAI CE Endereço: Av. Barão de Studart nº 1980, Aldeota. Fortaleza-CE CEP: 60120-024
Os cursos do SENAI tem descontos?
Política de descontos do SENAI para quem tem vínculo empregatício da indústria: - Empresa contribuinte do SESI/SENAI e associada a sindicato tem desconto de 20%; - Empresa associada a Sindicato e não contribuinte do SESI/SENAI tem desconto de 10%; - Empresa contribuinte do SESI/SENAI, porém não associada a Sindicato, tem desconto de 5%; Desconto de 10% para todas matrículas realizadas nos cursos das modalidades de Iniciação, Aperfeiçoamento e Qualificação, durante a vigência da promoção (01/02/2017 até 31/12/2017). Será considerado ex-aluno, as matrículas realizadas a partir de 01/01/2013. Será concedido desconto de 20% para matrículas realizadas em dois ou mais cursos das modalidades de Iniciação, Aperfeiçoamento e Qualificação, adquiridos de forma simultânea ou para matrículas realizadas no período de vigência da Promoção, onde a matrícula para o novo curso deve ser realizada até 30 dias após o término do curso anterior.
O SENAI disponibiliza jovem aprendiz?
O SENAI, através do recolhimento do compulsório das empresas participantes, é responsável em qualificar jovens para o exercício de atividade regular remunerada dentro da indústria. A indústria que deseja contratar jovens aprendizes deverá enviar um ofício simples com CNPJ, e-mail, razão social, informando quantos aprendizes deseja e para qual área deseja para o e-mail: aprendizagem.industrial@sfiec.org.br. O SENAI irá capacitar esses jovens para atender essa demanda e dependendo da localização da empresa serão encaminhados às unidades responsáveis por aquela área de atuação.
Quais são as formas e condições de pagamento dos cursos do SENAI?
O pagamento dos cursos do SENAI pode se dar através de boleto bancário (à vista), cartão de débito (à vista) e cartão de crédito parcelando nos cartões visa, mastercard, hipercard e Diners Club. No caso de parcelamento, a quantidade de parcelas varia conforme o valor do curso de 1 (uma) à 10 (dez) vezes. Utilizando até 2 cartões de crédito de forma parcelada, de acordo com as regras de parcelamento. Ainda, a mescla da opção Cartão de Crédito com Cartão de Débito, parcelando o valor restante no cartão de crédito Confira nossa regra de parcelamento em nossa Central de Relacionamento (85) 4009 6300.
Como faço para me matricular no SENAI?
A documentação necessária para inscrição nos cursos do SENAI varia conforme os pré-requisitos de cada curso. Para a maioria dos cursos basta apresentar RG, CPF e comprovante de residência e comprovante de escolaridade; para outros, confira em nosso site a exigência de pré-requisitos para matrícula. Mais informações sobre os nossos cursos, acesse o nosso site (www.senai-ce.org.br). Obs: Na matrícula deverá ser informado seu endereço completo e um e-mail para receber seu certificado ou diploma Digital.
É possível solicitar aproveitamento de disciplinas nos cursos técnicos do SENAI?
Sim. O aluno de curso técnico (modalidade habilitação técnica) pode requerer aproveitamento de disciplinas e para isso deve solicitar via requerimento na secretaria escolar da unidade que deseja realizar o aproveitamento, anexando os comprovantes de conhecimentos anteriores (histórico e ementas). A solicitação será encaminhada para análise de especialista técnico da área. O prazo de resposta da solicitação é de 10 dias úteis. O aluno deve especificar quais disciplinas deseja aproveitamento e a solicitação deve ser feita no período de matrícula e/ou rematrícula.
Os cursos do SENAI disponibilizam Carteira de Estudante?
No Senai, os cursos cadastrados na ETUFOR para emissão da carteirinha são os das modalidades de aprendizagem industrial (básica e técnica) e os cursos técnicos. Para solicitar a carteirinha na ETUFOR, o aluno deve apresentar no órgão a declaração de escolaridade do Senai, emitida na secretaria da escola. A apresentação da declaração na ETUFOR só é necessária para quem vai solicitar a carteira de estudante pela a primeira vez. Quem já possui CIA (Cadastro Individual do Aluno), basta confirmar no site da ETUFOR, gerar o boleto e após pagamento, apresentar ao Senai, na secretaria escolar.
Estou matriculado em curso técnico no SENAI e desejo transferência para outro curso, como proceder?
Os cursos ofertados seguem um cronograma previamente definido com horários e número máximo de inscritos, sendo estas prerrogativas quase sempre inalteráveis com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade. É possível ao aluno realizar a transferência de curso em até 3 dias úteis antes do início do mesmo e desde que haja vagas disponíveis na turma para a qual deseja ser transferido. Por isso, orientamos entrar em contato diretamente com a unidade na qual está matriculado para pleitear esta transferência.
Os cursos do SENAI são autorizados pelo MEC?
Os cursos do SENAI não precisam de uma autorização pelo MEC, uma vez que a nossa instituição possui autonomia definida pelo governo federal desde a lei 12.513 de 26 de outubro de 2011 sobre a autonomia, fazendo parte da Rede Federal de Ensino, para criação, credenciamento de Escola, cursos, por meio do Conselho do SENAI. Todos os atos autorizativos dos cursos técnicos em conformidade com o catálogo nacional dos cursos técnicos. Os cursos de qualificação sob a forma da lei, não têm necessidade de um ato autorizativo. Quanto aos cursos de aprendizagem industrial, estes também obedecem a uma legislação própria do aprendiz, que é acompanhada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e a lei 4.048 de 22 de janeiro de 1942 que regulamenta o SENAI como instituição de Educação Profissional para atuação no segmento industrial.
Etou matriculado em um dos cursos do SENAI e desejo cancelar minha Matrícula. Como proceder?
Em caso de desistência em participar do curso, o aluno deverá solicitar cancelamento através de um requerimento escrito e entregue à unidade onde foi realizada a inscrição, sob as circunstâncias constantes nas cláusulas do contrato.
Perdi meu certificado, como faço para obter a segunda via?
O procedimento de segunda via é feito de forma presencial. É necessário que o requerente compareça à unidade que realizou o curso portando documento de identificação. Caso não seja possível comparecer, um representante legal poderá fazer a solicitação portando uma procuração. A solicitação será efetivada mediante pagamento da taxa de emissão de 2ª via de R$ 10,00 (dez reais). O prazo para entrega é o mesmo da 1ª via: Certificados: 7 dias úteis Diplomas: 30 dias úteis
Como faço para concorrer às vagas dos Cursos de Jovem aprendiz na indústria?
O SENAI qualifica jovens entre 14 e 24 anos para atuarem na indústria por meio de contrato de aprendizagem. O processo de seleção é realizado pela própria indústria e esses jovens são encaminhados ao SENAI para realizar a matrícula nos cursos.
Qual procedimento para solicitar uma declaração de Matrícula no SENAI?
O aluno, de posse de um documento de identificação com foto, deve solicitar via requerimento, na secretaria escolar da unidade que realizou o curso, a emissão da declaração. O prazo para recebimento é de até 2 (dois) dias úteis.
Os cursos do SENAI são cadastrados no CREA CE?
O CREA reconhece as instituições de ensino e regulamenta as atividades de algumas profissões, tanto em nível universitário, quanto em nível técnico. Esse registro comprova que o aluno frequentou um curso oficial, reconhecido pelo MEC e está apto a exercer uma determinada profissão. O SENAI CE, por sua vez, possui cursos técnicos cadastrados no CREA. Consulte os cursos cadastrados pelo endereço: www.creace.org.br
Existe algum processo seletivo para ingressar nos cursos técnicos?
Não! Para ingressar em qualquer um dos cursos técnicos oferecidos pelo SENAI, é necessário ir até à unidade responsável pela oferta do curso munido das documentações a seguir e realizar o pagamento da matrícula. - Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração da escola comprovando que o aluno está devidamente matriculado e frequentando regularmente, no mínimo, o 2º ano do ensino médio; - carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação; - cadastro de pessoa física – CPF; - comprovante de residência; - duas fotos 3X4 atualizadas
Concluí meu curso no SENAI e não recebi certificado. Como proceder?
Informamos que os alunos dos cursos que iniciaram no dia 01/05/2017 receberão os certificados por e-mail. O prazo de envio dos certificados após a conclusão do curso é: curta duração até 07 (sete) dias úteis, cursos técnicos até 30 dias úteis. Caso o curso realizado tenha iniciado fora do período mencionado, será necessário informar o nome completo, CPF e e-mail do aluno para análise junto à unidade fornecedora do curso.
O diploma do SENAI possui validade nacional?
O diploma do SENAI é reconhecido pelo MEC, por meio de um código que garante a validade nacional dos diplomas de curso técnico. Tal validade é atestada por intermédio de um código autenticador, gerado pelo sistema do MEC (SISTEC). O código é individual, formado por caracteres alfanuméricos e possui o seguinte formato: 15271/85095618CM. O SENAI emite o código de cursos realizados a partir do ano de 2011. Para os cursos iniciados até 2010, o aluno deve procurar a SEDUC para validar o diploma. O código só é emitido para as situações em que o aluno se encontra “concluído” no SISTEC.
O que é certidão de tempo de aluno?
A Certidão de Tempo de Aluno é um documento emitido para ex-alunos da aprendizagem industrial do SENAI-CE, para fins de concessão de aposentadoria. Têm direito à certidão os ex-alunos que cursaram/concluíram aprendizagem industrial realizados até 16 de dezembro de 1998, conforme Instrução Normativa do INSS.
Qual procedimento e prazo para receber a certidão de tempo de aluno?
O processo de requerimento da certidão exige o preenchimento de formulário específico, disponível na Secretaria Escolar da unidade de origem do ex-aluno, e também apresentação dos documentos: documento de identidade, CPF, certificado do curso realizado e histórico escolar (se houver). O prazo para emissão desse documento é de 30 dias úteis.
Qual o horário de atendimento do SENAI para realização de matrícula?
A maioria das unidades do SENAI funcionam apenas de segunda a sexta-feira de 7h às 21h. Eventualmente, algumas unidades oferecem cursos aos sábados, neste caso, o horário de funcionamento é de 8h às 12h. Para mais informações é importante entrar em contato diretamente com nossa Central de Relacionamento (85) 4009 6300.
SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
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