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ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - GRATUIDADE

Objetivo

Qualificar jovens aprendizes na ocupação de Assistente Administrativo, com vistas a execução de rotinas de organização documental, atividades de rotinas administrativas e prestação de apoio logístico no ambiente de trabalho, assegurando-lhes uma formação profissional compatível com o perfil exigido pelas industrias cearenses e o desenvolvimento de suas competências e habilidades.

Pré-requisito

Os candidatos ao curso devem:

- Possuir entre 14 (até o ato da matrícula) e 24 anos (até o término do curso);
- Estar cursando o ensino regular;
- Caso o aprendiz seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade para a contratação (art. 428, § 5º, da CLT);
- Observar o Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005 e Portaria nº 20, de 13 de setembro de 2001-Anexo I -Quadro descritivo dos locais e serviços considerados perigosos ou insalubres para menores de 18 (dezoito) anos.
- Ser aprovado no processo de seleção, organizado pelo SENAI ou pela Empresa.

Observação: Para o recebimento do Certificado/Diploma é necessário informar um e-mail válido.

Conteúdo

1. Empresa
1.1 Definição, objetivos e classificação
1.2 Estrutura organizacional: tipos, sistema de hierarquia, departamentalização, responsabilidades.
1.3 Organograma: diferentes modelos, funções.
1.4 Legislação empresarial e normas internas.
1.5 Sistema de Gestão Integrado (SGI)
2. Planejamento Empresarial
2.1 Mapa estratégico: Missão, Visão, Valores, Metas, Indicadores.
2.2 Ferramentas de Organização e Planejamento: SWOT ou FOFA - Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças
3. Organização de espaços físicos (Leiaute) em ambientes administrativos: importância, configurações, fluxo de trabalho, princípios de ergonomia.
4. Departamentos Administrativos: tipos e funções
4.1 Recursos Humanos - DP e RH
4.2 Financeiro
4.3 Marketing
4.4 Atendimento ao Cliente Logística
4.5 Logística
5. Normas e Procedimentos da administração: conceitos, características, finalidades e impactos na administração.
5.1 Normas e Procedimentos técnicos
5.2 Procedimentos de qualidade
5.3 Normas e procedimentos de saúde e segurança
5.4 Normas e Procedimentos ambientais
6. Tratamento de Informações
6.1 Princípios éticos e valores
6.2 Procedimentos de segurança
6.3 Confidencialidade
7. Meios de Produção e Trabalho: características, finalidades e operação
7.1 Fotocopiadoras
7.2 Impressoras
7.3 Escâneres
7.4 Projetores
7.5 Fax
8. Recursos Consumíveis
8.1 Otimização e racionalização de recursos
9. Ferramentas da Qualidade: tipos, características e finalidades.
9.1 Programa 5S
9.2 PDCA
9.3 Fluxograma
9.4 Diagrama de Pareto
9.5 Brainstorming
9.6 Diagrama de Ishikawa
9.7 5W2H
9.8 Técnica GUT
9.9 KAIZEN
10. Editor de Apresentações
10.1 Modos de exibição
10.2 Leiaute
10.3 Inserção de dados
10.4 Slides Mestre
10.5 Transição de slides
10.6 Efeitos de animação
10.7 Testar intervalos
11. Conceitos de organização, comprometimento e disciplina no trabalho.
12. Conceitos de planejamento, organização e controle.
13. A importância do planejamento e da organização no local de trabalho.
14. Elaboração de planejamentos básicos: escopo, objetivos, cronograma, atividades, resultados esperados, avaliação.
Conteúdos Formativos
15. Qualidade (Conceito e aplicação)
16. Qualidade Total:
16.1 Conceito
16.2 Eficiência
16.3 Eficácia
16.4 Melhoria Contínua
17. Editor de Texto
17.1 Edição de figuras, desenhos e autoformas
17.1.1Formas básicas, autoformas, imagens
17.1.2 Formatação de formas
17.1.3 Manipulação de objetos e desenhos
17.1.4 Caixa de Texto
17.2 Tabelas:
17.2.1 Inserir tabela
17.2.2 Inserir dados na tabela
17.2.3 Selecionar na tabela
17.2.4 Mesclar células
17.2.5 Dividir células e tabelas
17.2.6 Excluir tabela
17.2.7 Autoformatação
17.2.8 Ajuste de colunas e linhas
17.2.9 Classificar texto
18. Planilha Eletrônica
18.1 Formatação da planilha
18.1.1 Alargar coluna
18.1.2 Inserção e exclusão de linhas e colunas
18.1.3 Barra de ferramentas
18.1.4 Barra de fórmulas
18.1.5 Barra de status
18.1.6 Caixa de diálogo
18.1.7 Dimensão da planilha
18.1.8 Movimentação do cursor
18.1.9 Teclas de função
18.1.10 Dados da planilha
18.1.11 Inserção de títulos e valores
18.1.12 Como quebrar texto na célula
18.1.13 Ocultar as grades da planilha
18.1.14 Seleção simultânea entre áreas diferentes
18.1.15 Inserir linhas e colunas nas planilhas
18.1.16 Esconder dados na planilha
18.1.17 Ocultar coluna ou planilha
18.1.18 Filtrar
18.1.19 Reexibir
18.2 Inserção, utilização e exclusão de figuras
18.3 Procedimentos de cálculo e utilização de fórmulas:
18.3.1 Entendimento de símbolos (>, <, =).
18.3.2 Aplicação de fórmulas básicas (multiplicação, divisão, soma, subtração, média, porcentagem). Funções (SE, CONT.SE e SOMA.SE, PROCV e PROCH, E/OU, POTÊNCIA e RAIZ, PGTO, MAIOR e MENOR, ORDEM, ARREDONDAR.PARA.BAIXO e ARREDONDAR.PARA.CIMA, INT).
18.3.3 Correção automática da fórmula. Classificar dados
19. Apresentação de Slides
19.1 Configuração e orientação do slide:
19.1.1 Temas, Estilos de plano de fundo, Animações, Transições de slides, Mostrar, Ocultar, Zoom.
20. Desenvolvimento de Projetos de Filmes
20.1 Acesso ao software
20.1.1 Projeto, vídeo e arquivos vinculados, Captura de vídeos
20.1.2 Importação de vídeos
20.1.3 Linha do tempo
20.1.4 Inserção de imagens
20.1.5 Inserção de músicas
20.1.6 Edição de filmes
20.1.7 Exibição de efeitos do vídeo
20.1.8 Transição e recorte de vídeos
20.1.9 Inserção de títulos
20.1.10 Inserção de créditos
20.1.11 Inserção de abertura no filme
20.1.12 Alteração da animação do título; formatação da cor e da fonte dos títulos e créditos
20.1.13 Salvar projeto
20.1.14 Conversão do projeto em vídeo
20.2 Softwares de gestão - Enterprise Resource Planning (ERP).
1. Tipos, características e finalidades dos documentos
2. Correspondência Comercial: elementos constitutivos; padrões.
2.1 Carta
2.2 Mala direta
2.3 E-mail
2.4 Relatório
2.5 Ata
2.6 Aviso
2.7 Recibo
2.8 Telegrama
2.9 Currículo
3. Correspondência Oficial: elementos constitutivos; padrões.
3.1 Atestado
3.2 Declaração
3.3 Ofício
3.4 Comunicação interna: circular, ordem de serviço, memorando
3.5 Requerimento
3.6 Contrato empresarial
3.7 Procuração
4. Gestão de documentos: recebimento, protocolo, destinação e arquivamento.
4.1 Rotinas de documentos
4.2 Protocolo: recebimento, registro, triagem, classificação, expedição e distribuição, controle da movimentação.
4.3 Controle de documentos
4.4 Dados
4.5 Prazos e datas
4.6 Normalização
4.7 Irregularidades e rasuras
4.8 Versões e atualizações
4.9 Processos administrativos
4.10 Fluxo de documentos
4.11 Prazos
4.12 Relatórios de não conformidades
4.13 Atualização de dados cadastrais
4.14 Expedição de documentos
4.15 Arquivo: conceito, finalidade e importância
4.16 Métodos de arquivamento: cronológico, alfabético, numérico, alfanumérico, horizontal, vertical, geográfico, ideográfico
4.17 Conservação, restauração e descarte de documentos
4.18 Ciclo vital dos documentos



1. Marketing (Noções)
1.1 Conceito
1.2 Segmentação
1.3 Posicionamento
1.4 Pesquisa (informações de mercado)
1.5 Composto de Marketing (4Ps: Preço, Praça, Promoção e Produto)
2. Atendimento
2.1 Clientes internos e externos: conceitos
2.2 Atendimento pessoal: postura, apresentação pessoal e vocabulário
2.3 Atendimento telefônico: cuidados no atendimento; entonação da voz; clareza.
2.4 Atendimento eletrônico: clareza; objetividade;
2.5 Atendimento de reclamações: postura; reações; encaminhamentos.
2.6 A importância da ética e da moral.
2.7 Registro de atendimentos.
3. Endomarketing (Noções)
3.1 Postura, apresentação pessoal e vocabulário profissional no atendimento ao cliente
4. Vendas (Noções)
4.1 Conceitos
4.2 Técnicas de vendas
5. Compras (Noções)
5.1 Ciclo de compras (Quantidade, preço e qualidade)
5.2 Identificação e seleção de fornecedores
5.3 Controle de estoque
5.4 Licitação (objetivo, modalidades, lei 8666/93)
6. Atendimento
6.1 Encantamento (postura, cordialidade, trato) do cliente
6.2 Comunicação com o cliente
6.3 Fidelização do cliente
6.4 Pesquisa de satisfação - registro e encaminhamento de sugestões e reclamações
7. Eventos
7.1 Orçamento
7.2 Reserva de espaço e recursos para a realização do evento
7.3 Apoio técnico (equipamentos audiovisuais, convites, credenciamento, alimentação e aspectos de segurança)
7.4 Cronograma com checklist
7.5 Encerramento (registro do evento)



1. Contabilidade (Noções)
1.1 Conceito, finalidade, usuários e princípios
1.2 Demonstrações contábeis
1.3 Lançamentos contábeis
2. Bens patrimoniais
2.1 Cadastro
2.2 Identificação dos bens
2.3 Rotinas de controle de bens patrimoniais móveis e imóveis
2.4 Relatórios e inventários
2.5 Controle de entrada e saída
3. Administração financeira (Noções)
3.1 Conceito, finalidade e terminologia
3.2 Capital, juros simples e composto
4. Tipos de documentos financeiros
4.1 Cheque
4.2 Nota fiscal
4.3 Duplicata
4.4 Fatura
4.5 Borderô
4.6 Voucher
4.7 Letra de câmbio
4.8 Nota promissora
4.9 Transferência Eletrônica de Valores (TED)
4.10 Documento de Operação de Crédito (DOC)
5. Tesouraria
5.1 Contas a receber
5.2 Contas a pagar
5.3 Impostos e Taxas
1. Motivação
1.1 Teoria de Maslow
1.2 Motivação no trabalho
2. Liderança
2.1 Conceitos
2.2 Estilos: autocrático, democrático, liberal, laissez-faire
3. Trabalho em equipe e o comprometimento com os resultados
4. Clima organizacional
5. Relações trabalhistas
5.1 Legislação trabalhista e previdenciária
5.2 Contrato de trabalho e formas de rescisão
5.3 Definição de empregado e empregador
5.4 Relação sindical (contribuição sindical, confederativa e patronal - acordo coletivo e convenção coletiva - banco de horas)
6. Procedimentos trabalhistas
6.1 Processo de admissão
6.2 Jornada de trabalho: horas extras, atrasos e faltas, trabalho noturno, repouso semanal remunerado.
6.3 Periculosidade e Insalubridade
6.4 Folha de pagamento (parte do empregado e do empregador):
6.5 Férias (abono pecuniário, 1/3 constitucional)
6.6 Décimo-terceiro;
6.7 Preenchimento de Guias legais (Recolhimento de INSS, Seguro desemprego, IRRF, Contribuição Sindical, CAGED, Declaração de rendimentos IRRF)
7. Rotinas de demissão
7.1 Processo de recrutamento e seleção
7.2 Processo de treinamento e desenvolvimento
7.3 Processo de remuneração
7.4 Processo de avaliação de desempenho
7.5 Pesquisa de satisfação (clima organizacional)
7.6 Segurança do trabalho
7.7 Aplicativos utilizados na gestão de pessoas. 1. Fundamentos de logística: Conceito, aplicação e importância
2. Logística de armazenagem
2.1 Filosofia tradiocional e Just in Time (JIT)
2.2 Localização do estoque
2.3 Leiaute
2.4 Tipos de estoque
2.5 Alternativas de estocagem (First In, First Out - FIFO e Last In, First Out - LIFO)
3. Logística de suprimentos
3.1 Cadeia de suprimentos
4. Logística de transporte
4.1 Estratégia de distribuição
5. Logística reversa
5.1 Conceitos, aplicação e importância para as organizações e sociedade.
6. Material
6.1 Classificação
6.2 Descrição
6.3 Especificação
6.4 Codificação
6.5 Movimentação (sistema Kanban)

Carga Horária

540 Horas
SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
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