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ASSISTENTE DE LOGÍSTICA

Objetivo

Fornecer competências técnicas, de gestão, sociais e metodologias necessárias a atuação do profissional nos processos logísticos de recebimento, armazenagem, movimentação, separação, expedição e distribuição de materiais e produtos, em conformidade com os procedimentos técnicos operacionais, de preservação ambiental, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.

Pré-requisito

Para realizar a matrícula, o candidato deverá:
- Ter concluído o Ensino Fundamental.
- Ter, no mínimo, 14 anos completos e não completar 24 anos antes do término previsto da turma.
- apresentar cópia e original dos documentos de: RG, CPF, comprovante de residência, de escolaridade e de experiência.

Conteúdo

1. Elementos da comunicação: emissor, mensagem, canal e receptor.
2. Estrutura de frases e parágrafos.
3. Produção textual: descrição, narração e dissertação;
4. Gramática aplicada ao texto.
5. Técnicas de argumentação.
6. Interpretação de texto: informativos (jornalísticos e técnicos); literários.
7. Produção de texto: relatórios, atas, cartas comerciais.
8. Documentação Técnica
8.1. Conceito
8.2. Documentos técnicos aplicáveis à produção: tipos, características e finalidades.
8.3. Tipos de informações
8.4. Formas de apresentação de dados e informações
8.5. Responsabilidades dos usuários
9. Pesquisa: bibliográfica; em publicações eletrônicas; de campo.
10. Apresentação de resultados de pesquisas: Tema; Objetivo; Apresentação; Método utilizado; Desenvolvimento e análise das informações; Síntese das Informações; Citação; Referências Bibliográficas (fontes de consulta).
11. Sistema operacional:
11.1. Fundamentos e funções
11.2. Barra de ferramentas
11.3. Utilização de Acessórios
11.4. Criação de diretórios
11.5. Pesquisa de arquivos e diretórios
11.6. Área de trabalho
11.7. Criação de atalhos
11.8. Ferramentas de sistemas
11.9. Compactação de arquivos
12. Editor de Textos
12.1. Tipos
12.2. Formatação
12.3. Configuração de páginas
12.4. Importação de figuras e objetos
12.5. Inserção de tabelas e gráficos
12.6. Arquivamentos
12.7. Controles de exibição
12.8. Correção ortográfica e dicionário
12.9. Quebra de páginas
12.10. Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens.
12.11. Marcadores e numeradores
12.12. Bordas e sombreamento
12.13. Colunas
12.14. Ferramentas de desenho
13. Internet
13.1. Normas de uso
13.2. Navegadores
13.3. Sites de busca
13.4. Download e gravação de arquivos
13.5. Correio eletrônico
13.6. Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 1. Cultura e Trabalho
1.1. História e a cultura do trabalho no Brasil
1.2. A relação da cultura local com a organização do trabalho.
2. Composição do Território Nacional
2.1. Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;
2.2. Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;
2.3. Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;
2.4. Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;
2.5. Região Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais.
3. Características da área ocupacional (ocupação de que trata o curso) na sua região: demanda de trabalhadores; perfil profissional da ocupação; oportunidades de ascensão profissional, ...
4. Ética
4.1. Código de conduta
4.2. Respeito às individualidades pessoais
4.3. Ética nas relações interpessoais.
4.4. Ética nos relacionamentos profissionais
4.5. Ética no desenvolvimento das atividades profissionais.
5. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal
5.1. Respeito
5.2. Cordialidade
5.3. Disciplina
5.4. Empatia
5.5. Responsabilidade
5.6. Comunicação
5.7. Cooperação
6. Ética:
6.1. Código de ética profissional
6.2. Senso moral
6.3. Consciência moral
6.4. Cultura, história e dilema
6.5. Cidadania
6.6. Comportamento social
6.7. Direitos e deveres individuais e coletivas
6.8. Valores pessoais e universais
6.9. O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos.
7. Ética profissional
8. Virtudes profissionais: conceitos e valor
8.1. Responsabilidade
8.2. Iniciativa
8.3. Honestidade
8.4. Sigilo
8.5. Prudência
8.6. Perseverança
8.7. Imparcialidade.
9. Direitos Humanos
9.1. Conceito
9.2. Declaração universal dos direitos humanos
9.3. Código de direitos humanos (conceito, aplicação)
9.4. Violência (com origem no assédio e discriminação)
9.5. Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades).
9.6. Estatuto do idoso
10. Orientação sexual (Identidade, ...)
11. Assédio e Discriminação: efeitos psicológicos, sociais e legais; impactos no trabalho; políticas públicas de prevenção.
12. Noções de direitos trabalhistas
12.1. Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Conceito)
13. Contrato individual de trabalho
13.1. Conceito
13.2. Elementos (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa, ou seja não proibida em lei)
13.3. Salário (piso salarial, salário-maternidade, salário família, ...)
13.4. Licença paternidade
13.5. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
14. Jornada de Trabalho (limitação do tempo de trabalho – constituição / CLT, horas extras, trabalho noturno, repouso semanal, férias remuneradas, coletivas, ...)
15. Sujeitos do contrato
15.1. Empregado (em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público, mãe social, estagiário, ...)
15.2. Empregador
16. Dissolução do contrato de trabalho (Resilição, Resolução, Recisão,...)
17. Aviso Prévio
18. Noções de direitos previdenciários
19. A previdência social
19.1. Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial).
20. Atendimento:
20.1. I cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada;
20.2. II proteção à maternidade, especialmente à gestante;
20.3. III proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;
20.4. IV salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda;
20.5. V pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.
21. Legislação Previdenciária
21.1. Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações)
21.2. Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas)
21.3. Instituto Nacional de Seguro Social – INSS (conceito, objetivo)
22. Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS
22.1. Conceito
22.2. Aplicação
23. Saúde e Segurança no Trabalho
23.1. Prevenção
23.2. Higiene (bucal, pessoal, dos alimentos, da água)
23.3. Vacinas (tipos e aplicações)
24. Saúde ocupacional
24.1. Conceito
24.2. Exposição ao risco
25. Segurança no Trabalho
25.1. Conceito
25.2. Procedimentos de segurança no trabalho
25.3. Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 – conceitos e aplicações)
25.4. Comportamento seguro
25.5. Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress, ...
25.6. Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características.
25.7. Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos.
25.8. Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções
25.9. Normas básicas de segurança
26. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA
26.1. Conceito (Estatuto, criança, adolescente)
26.2. Características do ECA
26.3. Conselho Tutelar: Constituição; Atribuições.
27. Estatuto da Juventude
27.1. Conceito
27.2. Importância
27.3. Disponibilidade
27.4. Capítulo II – Seção II e III.
28. Políticas de Segurança
28.1. Fatores de risco (vulnerabilidade, maus tratos , discriminação,...)
28.2. Segurança pública (políticas, participação e responsabilidades)
28.3. Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP – Pressupostos básicos) 1. Segurança no Trabalho:
1.1. Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características.
1.2. Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos.
1.3. Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções
1.4. ? Normas básicas de segurança.
2. Orientações de prevenção de acidentes
2.1. Mapa de riscos (Finalidades);
2.2. Inspeções de segurança;
2.3. Sinalizações de segurança
2.4. Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI
2.5. PPRA: (Conceito, finalidades);
3. Qualidade Ambiental:
3.1. Homem e o meio ambiente;
3.2. Prevenção à poluição ambiental;
3.3. Aquecimento global.
3.4. Descarte de resíduos
3.5. Reciclagem de resíduos
3.6. Reciclagem de resíduos
3.7. Uso racional de Recursos e Energias disponíveis
3.8. Energias renováveis
4. Segurança no trabalho
4.1. Comportamento seguro
4.2. Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress, ...
5. Saúde ocupacional
5.1. Conceito
5.2. Exposição ao risco
6. Meio ambiente e sustentabilidade:
6.1. Responsabilidades socioambientais
6.2. Políticas públicas ambientais
6.3. A indústria e o meio ambiente
7. Álcool, tabaco e outras drogas
7.1. Características
7.2. Principais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas.
8. Programas de prevenção
8.1. Tipos
8.2. Importância
8.3. Funcionamento
9. Dependência Química
9.1. Tipos
9.2. Consequências
9.3. Tratamento
10. Dependência Química x Trabalho
10.1. Impactos no desempenho profissional
10.2. Exposição a riscos
10.3. Impactos na vida pessoal, familiar, profissional e social.
11. O homem como ser social: direitos e deveres.
12. Temas associados à saúde sexual:
12.1. Respeito às individualidades da pessoa
12.2. Saúde sexual e reprodutiva: conceitos e implicações
12.3. Combate à violência sexual baseada em questões de gênero
12.4. Violência sexual: causas, consequências e implicações legais
13. Educação Sexual
13.1. Promoção da educação sexual
13.2. Promoção dos cuidados de saúde perinatais
13.3. DSTs e AIDS
13.4. Direito de escolha (contracepção)
13.5. Direito de respeito (identidade sexual) 1. Conceitos de organização e disciplina no trabalho:
1.1. Organização do Tempo
1.2. Organização de Compromissos
1.3. Organização de Atividades
1.4. A organização do local de trabalho.
2. Organização do trabalho
2.1. Estruturas hierárquicas
2.2. Sistemas administrativos
2.3. Gestão organizacional
3. Trabalho e profissionalismo:
3.1. Administração do tempo
3.2. Autonomia e iniciativa
3.3. Inovação, flexibilidade e tecnologia.
4. Diretrizes empresariais
4.1. Missão
4.2. Visão
4.3. Política da Qualidade
5. Conceitos de grupo e equipe
6. Trabalho em equipe
6.1. Trabalho em grupo
6.2. O relacionamento com os colegas de equipe
6.3. Responsabilidades individuais e coletivas
6.4. Cooperação
6.5. Divisão de papéis e responsabilidades
6.6. Compromisso com objetivos e metas
7. Comportamento e equipes de trabalho:
7.1. O homem como ser social
7.2. O papel das normas de convivência em grupos sociais
7.3. A influência do ambiente de trabalho no comportamento
7.4. Fatores de satisfação no trabalho.
8. Conflitos nas equipes de trabalho
8.1. Tipos
8.2. Características
8.3. Fatores internos e externos
8.4. Causas
8.5. Consequências
9. A relação com o líder:
9.1. Estilos de liderança: democrático, centralizador e liberal;
9.2. Papéis do líder;
9.3. Como apresentar críticas e sugestões.
10. Controle emocional no trabalho:
10.1. Perceber e expressar emoções no trabalho;
10.2. Fatores internos e externos que influenciam as emoções no trabalho.
11. Trabalho em equipe:
11.1. Níveis de autonomia nas equipes de trabalho.
11.2. Cooperação
11.3. Ajustes interpessoais
11.4. Organograma
12. Planejamento
12.1. Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento, ...
12.2. Conceito de planejamento
12.3. Técnicas e ferramentas de planejamento
13. Qualidade
13.1. Conceito
13.2. Aplicação
14. Qualidade Total:
14.1. Conceito
14.2. Eficiência
14.3. Eficácia
14.4. Melhoria Contínua
15. Ferramentas da Qualidade
15.1. 5 S
15.2. Ciclo PDCA
15.3. Brainstorming
16. Ferramentas da Qualidade
16.1. Análise e Solução de Problemas
16.2. Diagrama de Pareto
16.3. Espinha de Peixe
17. Iniciativa
17.1. Conceito
17.2. Importância, valor no trabalho
17.3. Formas de demonstrar iniciativa
17.4. Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho, ...
18. Formas alternativas de geração de trabalho
18.1. Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas)
18.2. Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações, ...).
19. Pesquisa
19.1. Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica.
19.2. Características
19.3. Métodos
19.4. Fontes
19.5. Estruturação
19.6. Anterioridade
19.7. Propriedade intelectual
20. Inovação
20.1. Conceito
20.2. Inovação x melhoria
20.3. Visão inovadora
21. Empreendedorismo
21.1. Conceitos básicos
21.2. Espírito empreendedor
22. Desenvolvimento profissional
22.1. Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional.
22.2. Empregabilidade
23. Empreendedorismo
23.1. Etapas da constitui8ção de um negócio;
23.2. Órgãos de fomento.
24. Autoempreendedorismo
24.1. Características empreendedoras;
24.2. Atitudes empreendedoras
24.3. Autorresponsabilidade e empreendedorismo;
24.4. A construção da missão pessoal;
24.5. Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento.
24.6. Persuasão e rede de contatos;
24.7. Independência e autoconfiança.
24.8. Cooperação como ferramenta de desenvolvimento
25. Sistema tributário Brasileiro
25.1. O que é?
25.2. Finalidades
25.3. Importância
26. Esferas administrativas de arrecadação.
27. Sistema tributário:
27.1. Tributos Federais
27.2. Tributos Estaduais
27.3. Tributos Municipais
27.4. Sistemas de arrecadação: formas e responsabilidades.
28. Educação fiscal
28.1. PNEF – Programa Nacional de Educação Fiscal (conceito e aplicação)
28.2. Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações)
28.3. Prática cidadã e transformação social
28.4. Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos
28.5. Lei de responsabilidade fiscal
29. Educação Financeira
29.1. Educação financeira pessoal / familiar (conceito)
29.2. Tomada de decisões
29.3. Consumo: necessidades básicas, apelos comerciais, criação de necessidades
30. Marketing e Mídia (instrumentos de consumo) 1. Lógica
1.1. Fundamentos básicos: Raciocínio lógico; Proposições; Valor lógico (falso / verdadeiro).
1.2. Princípios Básicos: Princípio da Identidade; Princípio da não contradição; Princípio de Terceiro Excluído.
2. Sequências
2.1. Sequências de figuras
2.2. Sequências de palavras
2.3. Sequências de números
3. Conjuntos
3.1. Conceito
3.2. Propriedades
3.3. Representação
3.4. Conjuntos especiais
3.5. Operações entre conjuntos: Interseção de conjuntos; União de conjuntos; Diferença de conjuntos; Complementar de um conjunto.
4. Frações
4.1. Conceito
4.2. Tipos de frações: Fração própria; Fração imprópria; Fração aparente; Frações equivalentes (simplificar frações); Frações decimais; Adição e multiplicação de frações.
5. Razões e Proporções
5.1. Razão: Conceito; Tipos (inversas, equivalentes, irredutível, ...); Propriedades.
5.2. Proporção: Conceito; Tipos (múltipla, contínua, terceira proporcional, quarta proporcional, grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais, ...)
6. Percentagem
6.1. Conceitos gerais: desconto; abatimento; lucro; prejuízo.
6.2. Razão percentual: conceito
6.3. Representação: forma; percentual; forma fracionária; forma decimal.
7. Correlação
7.1. Conceito
7.2. Aplicação
8. Técnicas de Resolução de Problemas
8.1. Sequência de passos: Detalhar as variáveis do problema; Encontrar possíveis soluções; Escolher a solução adequada; Executar a solução escolhida; Revisar e atualizar os dados.
9. Planilhas Eletrônicas
9.1. Funções/finalidades
9.2. Linhas, colunas e endereços de células.
9.3. Formatação de células
9.4. Configuração de páginas
9.5. Inserção de Fórmulas
9.6. Classificação e filtro de dados
10. Gráficos, quadros e tabelas
10.1. Finalidade
10.2. Organização
10.3. Representações gráficas
10.4. Ferramentas computacionais 1. Empresa
1.1. Definição, objetivos e classificação
1.2. Estrutura organizacional: tipos, sistema de hierarquia, departamentalização, responsabilidades.
1.3. Organograma: diferentes modelos, funções.
1.4. Legislação empresarial e normas internas.
1.5. Sistema de Gestão Integrado (SGI)
2. Organização de espaços físicos (Leiaute) em ambientes de Logística: importância, configurações, fluxo de trabalho, princípios de ergonomia.
3. Tratamento de Informações
3.1. Princípios éticos e valores
3.2. Procedimentos de segurança
3.3. Confidencialidade
4. Meios de Produção e Trabalho: características, finalidades e operação
4.1. Fotocopiadoras
4.2. Impressoras
4.3. Escâneres
4.4. Projetores
4.5. Fax
5. Recursos Consumíveis
5.1. Otimização e racionalização de recursos
6. Ferramentas da Qualidade: tipos, características e finalidades.
6.1. Programa 5S
6.2. PDCA
6.3. Fluxograma
6.4. Diagrama de Pareto
6.5. Brainstorming
6.6. Diagrama de Ishikawa
6.7. 5W2H
6.8. Técnica GUT
6.9. KAIZEN
6.10. Modelo de Gestão
7. Editor de Apresentações
7.1. Modos de exibição
7.2. Leiaute
7.3. Inserção de dados
7.4. Slides Mestre
7.5. Transição de slides
7.6. Efeitos de animação
7.7. Testar intervalos
8. Conceitos de organização, comprometimento e disciplina no trabalho.
9. Conceitos de planejamento, organização e controle.
10. A importância do planejamento e da organização no local de trabalho.
11. Elaboração de planejamentos básicos: escopo, objetivos, cronograma, atividades, resultados esperados, avaliação.
12. Qualidade (Conceito e aplicação)
13. Qualidade Total:
13.1. Conceito
13.2. Eficiência
13.3. Eficácia
13.4. Melhoria Contínua
14. “Noções” de gestão de projetos (Escopo, Prazo, Tempo, Custo)
15. “Noções” de inovação (conceitos, abordagem do design thinking) 1. Fundamentos da logística
1.1. Histórico.
1.2. Definição.
1.3. Sistemas.
1.4. Controles.
1.5. Tendências.
1.6. Conceitos de serviços.
1.7. Contexto profissional.
2. Suprimentos
2.1. Conceito de insumos (matéria prima, matéria prima em processo, componentes comprados, materiais de consumo);
2.2. Serviços prestadores (próprios e terceirizados) máquinas e equipamentos;
2.3. Lead time de suprimentos;
2.4. Cadastro de fornecedores;
2.5. Cadastro de materiais coleta de dados (materiais, demandas, fornecedores).
3. Produção
3.1. Processo produtivo: planos de trabalho da produção.
3.2. Controle da produção: relatórios de produção, indicadores de eficiência.
3.3. Controle de máquinas e ferramentas.
3.4. Expedição: procedimentos.
3.5. Recebimento: procedimentos.
3.6. Lista crítica (check-list) de materiais.
3.7. Tempo padrão.
3.8. Capacidade instalada.
3.9. Integração da logística com as demais áreas (por exemplo: marketing).
4. Armazenagem
4.1. Noções do Processo de Armazenagem.
5. Distribuição
5.1. Noções básicas de distribuição.
6. Transporte
6.1. Noções de transporte.
7. Manutenção
7.1. Noções de manutenção.
7.2. Noções da filosofia Lean
7.3. Noções do Sistema KanBan 1. Recebimento
1.1. Definição.
1.2. Procedimento para recebimento de materiais.
1.3. Processos de recebimento: separação dos materiais; entrada e registro dos materiais no sistema.
1.4. Conferência física e documental.
1.5. Registro de não conformidades.
1.6. Processo de recebimento: documentação, volumes, FIFO, LIFO.
2. Embalagem
2.1. Tipos, características, dimensionamento e funções.
2.2. Métodos de embalagem: de cargas perigosas, unitização e conteinerização.
2.3. Entradas e saídas no sistema.
2.4. Consignação de embalagem.
2.5. Estoque das embalagens.
2.6. Segregação e descarte de embalagens.
2.7. Contagem física das embalagens.
2.8. Etiquetas
2.9. Códigos de barras 1. Armazenagem
1.1. Processo de armazenagem
1.2. Equipamentos de movimentação: manuais, motorizados
1.3. Leiaute.
1.4. Noções de técnicas de abastecimento.
1.5. Codificação de materiais.
1.6. Controle por lote de identificação.
1.7. Controle por tipos de insumo: matéria-prima para transformação, peças manufaturadas, peças compradas, produtos acabados, materiais de consumo.
1.8. Endereçamento
1.9. Armazenagem Informatizada: Warehouse Management System (WMS)
1.10. Arranjo físico do almoxarifado (princípios a serem considerados na elaboração)
1.11. Estruturas de armazenagem
1.12. Disposição física do estoque
1.13. Fluxo de utilização
1.14. Organização e limpeza
1.15. Armazenagem de materiais perigosos: identificação, localização, manipulação, sinalização.
1.16. Armazenagem de resíduos: identificação conforme destinação (descarte ou reciclagem), delimitação de local, envio de resíduos
1.17. Registro de não conformidades.
1.18. Movimentação de materiais.
2. Inventário
2.1. Inventário anual de bens duráveis: operacionalização, não conformidades no inventário.
2.2. Inventário cíclico: conceito de contagem cíclica, operacionalização da contagem cíclica, curva ABC, programação de contagens.
3. Movimentação de materiais
3.1. Processos de movimentação.
3.2. Técnicas de movimentação.
3.3. Requisições de materiais: solicitação de liberação de mercadoria.
3.4. Liberação de materiais, matérias primas e embalagens.
3.5. Equipamentos de movimentação. 1. Separação
1.1. Definição do plano de separação.
1.2. Procedimento para separação de materiais.
1.3. Identificação: código de barras, RFID.
1.4. Conferência da carga.
1.5. Processos de separação: coleta e registro dos materiais no sistema.
1.6. Conferência física e documental.
1.7. Registro de não conformidades.
1.8. Equipamentos de separação (por exemplo: máquinas de triagem).
2. Expedição
2.1. Definição do plano de expedição.
2.2. Processos de expedição: saída e registro dos materiais no sistema.
2.3. Sistemática de picking (separação de pedidos).
2.4. Procedimentos de expedição de materiais.
2.5. Conferência documental. 1. Fundamentos.
2. Fluxo dos processos na distribuição.
3. Plano de distribuição.
4. Sistemáticas de carregamento físico (empilhamento, acomodação, fixação).
5. Canais de distribuição.
6. Níveis de serviço.
7. Ciclo de pedido.
8. Crossdocking.
9. Noções de roteirização:
9.1. Programação de pedidos.
9.2. Sistema de distritamento.
9.3. Sistema de Gerenciamento do Desempenho Operacional.
10. CEP.
11. Controle dos Processos de Distribuição:
11.1. Checklist dos processos.
11.2. Controle do lead time e transit time.
11.3. Técnicas de conferência.
11.4. Controle das entregas.
12. Rastreamento.
13. Centros de distribuição:
13.1. Definição;
13.2. Localização;
13.3. Importância estratégica.
14. Abastecimento:
14.1. Pontos de transbordo,
14.2. Abastecimento da cadeia,
14.3. Operações de transportes outbound.
15. Logística reversa: produtos, materiais reutilizáveis. 1. Tipos de modais.
2. Tipos de equipamentos dos modais, capacidade, ficha técnica de equipamentos e veículos, definição de veículos;
3. Capacidade do veículo de acordo com a legislação;
4. Programação de recebimentos;
5. Liberação de veículos;
6. Transporte próprio ou terceirizado.
7. Tipos de cargas: frágeis, normais, perigosas.
8. Tipos de seguro de carga.
9. Sistemas de rastreamento.
10. Documentos de carga.
11. Identificação de percursos internos.
12. Tipo de transporte para retirada de mercadoria.
13. Ocorrência de acidentes com cargas.
14. Rastreadores e Bloqueadores de veículos.
15. Acomodação da carga em veículos pesados e leves
16. Segurança no trânsito (sinalização, direção defensiva)

Carga Horária

960 Horas
SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
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