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ASSISTENTE DE CONTROLE DE QUALIDADE - EAD

Objetivo

Desenvolver capacidades técnicas e de gestão relacionadas aplicação de ferramentas básicas da qualidade na solução de problemas, selecionando as mais adequadas ao procedimento previsto no âmbito operacional das empresas.

Pré-requisito

Para realizar a matrícula, o candidato deverá:
- ter no mínimo 16 anos completos
- ter concluído ou estar cursando o ensino médio
- ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais, aulas práticas em laboratório ou visitas técnicas
- ter acesso a computador e Internet
- apresentar cópia e original dos documentos de: RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.

Observação: Para o recebimento do Certificado/Diploma é necessário informar um e-mail válido.

Conteúdo

1. Sensibilização e motivação para a qualidade; 1.1. Apresentação; 1.2. Motivação; 1.3. Sensibilização; 1.4. Paradigmas; 1.5. Comunicação; 1.6. Diferenças Individuais; 1.7. Percepção; 1.8. Equipe; 2. Custos da qualidade; 2.1. Introdução aos custos da qualidade; 2.2. Custos de prevenção; 2.3. Custos de avaliação; 2.4. Custos de falhas; 2.5. Custos de falhas internas; 2.6. Custos de falhas externas; 2.7. Identificação de áreas críticas para redução de custos da qualidade; 3. Identificação de Normas Técnicas; 3.1. Definições e termos relativos à qualidade; 3.2. Normalização; 3.3. Organismos de registros; 3.4. Elaboração e Registros das Normas; 3.5. Tipos de Normas/Órgãos Normativos ABNT/ INMETRO / NBR (Norma Brasileira Registrada); 3.6. Método de Ensaio; 3.7. Fluxograma para elaboração de um procedimento 1. Ferramentas da qualidade; 1.1. Origem; Conceitos e Definições; 1.2. BrainStorming; 1.3. Fluxograma; 1.4. PDCA (Planejar, Executar, Checar e Agir); 1.5. Lista de Verificação checklist; 1.6. Lista de Estratificação; 1.7. Gráfico de Pareto; 1.8. Histograma; 1.9. Diagrama de Causa e Efeito; 1.10. Diagrama de Dispersão; 1.11. Cinco Porquês; 1.12. 5W1H e 5W2H; 2. Programa 5 S; 2.1. Desenvolvimento de programa educacional; 2.2. Origem e finalidade do Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke; 2.3. Planejamento para aplicação dos conceitos do 5S; 2.4. Desenvolvimento de Qualidade com 5S; 2.5. Planejamento de auditoria de 5S; 2.6. Lista de Verificação checklist para Auditoria de 5S; 2.7. Pontuação e Classificação de Auditoria de 5S; 3. Identificação do problema; 3.1. Levantamento de Dados Estatísticos; 3.2. Escolha da Ferramenta Adequada; 3.3. Análise de Causa Raiz; 4. Solução do Problema; 4.1. Aplicação da Metodologia; Método de Análise e Solução de Problemas (MASP); 4.2. Repetição do ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir) 1. Interpretação da ABNT NBR ISO 9001; 1.1. Gestão da Qualidade, identificação, sequência e interação dos processos; 1.2. Ciclo PDCA x Estrutura da Norma; 1.3. Sistema de Gestão da Qualidade; 1.4. Requisitos de Documentação; 1.5. Manual da Qualidade; 1.6. Controle de Documentos; 1.7. Controle de Registros; 1.8. Responsabilidade Comprometimento da Direção; 1.9. Foco no Cliente; 1.10. Política, Planejamento e Objetivos da Qualidade; 1.11. Planejamento do sistema de gestão da qualidade; 1.12. Responsabilidade, Autoridade e Comunicação; 1.13. Responsabilidade e Autoridade; 2. Representante da Direção; 2.1. Comunicação Interna; 2.2. Análise crítica pela direção; 2.3. Entradas para análise crítica pela direção; 2.4. Saídas de análise crítica; 2.5. Gestão de Recursos; 2.6. Realização do produto; 2.7. Processos relacionados à clientes; 2.8. Determinação de requisitos relacionados ao produto; 2.9. Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto; 2.10. Comunicação com o cliente; 2.11. Planejamento de projeto e desenvolvimento; 2.12. Entradas de projeto e desenvolvimento; 2.13. Saídas de projeto e desenvolvimento; 2.14. Análise crítica de projeto e desenvolvimento; 2.15. Verificação de projeto e desenvolvimento; 2.16. Validação de projeto e desenvolvimento; 2.17. Controle de alterações de projeto e desenvolvimento; 2.18. Aquisição, processo de aquisição, Informações de aquisição e verificação do produto adquirido; 2.19. Produção e prestação de serviço; 2.20. Controle de produção e prestação de serviço; 2.21. Validação dos processos de produção e prestação de serviço; 2.22. Identificação e rastreabilidade; 2.23. Propriedade do cliente; 2.24. Preservação do produto; 2.25. Controle de equipamento de monitoramento e medição; 2.26. Medição, análise e melhoria; 2.27. Monitoramento e medição; 2.28. Satisfação do cliente; 2.29. Auditoria interna; 2.30. Monitoramento e medição dos processos; 2.31. Monitoramento e medição de produto; 2.32. Controle de produto não conforme; 2.33. Análise de dados; 2.34. Melhoria e melhoria contínua; 2.35. Ação corretiva; 2.36. Ação preventiva; 3. ABNT NBR ISO 14001 / OHSAS 18001 / ABNT NBR ISO 16001 SA 8000; 3.1. Introdução e definições; 3.2. Fornecedor; 3.3. Empresa; 3.4. Subcontratado; 3.5. Ação de reparação; 3.6. Ação corretiva; 3.7. Parte interessada; 3.8. Criança; 3.9. Trabalhador jovem; 3.10. Trabalho infantil; 3.11. Trabalho forçado; 3.12. Reparação de crianças; 3.13. Trabalho forçado; 3.14. Saúde e segurança; 3.15. Liberdade de associação; 3.16. Direito a negociação coletiva; 3.17. Discriminação; 3.18. Práticas disciplinares; 3.19. Horário de trabalho; 3.20. Remuneração; 3.21. Sistemas de gestão

Carga Horária

180 Horas
SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
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