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ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Objetivo

Qualificar jovens aprendizes na ocupação de Assistente Administrativo, com vistas a execução de rotinas de organização documental, atividades de rotinas administrativas e prestação de apoio logístico no ambiente de trabalho, assegurando-lhes uma formação profissional compatível com o perfil exigido pelas industrias cearenses e o desenvolvimento de suas competências e habilidades.

Pré-requisito

Os candidatos ao curso devem:

- Possuir entre 14 (até o ato da matrícula) e 24 anos (até o término do curso);
- Estar cursando o ensino regular;
- Caso o aprendiz seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade para a contratação (art. 428, § 5º, da CLT);
- Observar o Decreto nº 5.598, de 1º de dezembro de 2005 e Portaria nº 20, de 13 de setembro de 2001-Anexo I -Quadro descritivo dos locais e serviços considerados perigosos ou insalubres para menores de 18 (dezoito) anos.
- Ser aprovado no processo de seleção, organizado pelo SENAI ou pela Empresa.

Observação: Para o recebimento do Certificado/Diploma é necessário informar um e-mail válido.

Conteúdo

1 Elementos da comunicação: emissor, mensagem, canal e receptor
2 Estrutura de frases e parágrafos
3 Produção textual: descrição, narração e dissertação
4 Gramática aplicada ao texto
5 Técnicas de argumentação
6 Interpretação de texto: informativos (jornalísticos e técnicos); literários
7 Produção de texto: relatórios, atas, cartas comerciais
8 Documentação Técnica
8.1 Conceito
8.2 Documentos técnicos aplicáveis à produção: tipos, características e finalidades.
8.3 Tipos de informações
8.4 Formas de apresentação de dados e informações
8.5 Responsabilidades dos usuários
9 Pesquisa: bibliográfica; em publicações eletrônicas; de campo
10 Apresentação de resultados de pesquisas
10.1 Tema
10.2 Objetivo
10.3 Apresentação
10.4 Método utilizado
10.5 Desenvolvimento e análise das informações
10.6 Síntese das Informações
10.7 Citação
10.8 Referências Bibliográficas (fontes de consulta)
11 Sistema operacional
11.1 Fundamentos e funções
11.2 Barra de ferramentas
11.3 Utilização de Acessórios
11.4 Criação de diretórios
11.5 Pesquisa de arquivos e diretórios
11.6 Área de trabalho
11.7 Criação de atalhos
11.8 Ferramentas de sistemas
11.9 Compactação
12 Editor de Textos
12.1 Tipos
12.2 Formatação
12.3 Configuração de páginas
12.4 Importação de figuras e objetos
12.5 Inserção de tabelas e gráficos
12.6 Arquivamentos
12.7 Controles de exibição
12.8 Correção ortográfica e dicionário
12.9 Quebra de páginas
12.10 Recuo
12.11 Tabulação
12.12 Parágrafos
12.13 Espaçamentos e margens.
12.14 Marcadores e numeradores
12.15 Bordas e sombreamento
12.16 Colunas
12.17 Ferramentas de desenho
13 Internet
13.1 Normas de uso
13.2 Navegadores
13.3 Sites de busca
13.4 Download e gravação de arquivos
13.5 Correio eletrônico
13.6 Direitos autorais (citação de fontes de consulta) 1. Formação do Povo Brasileiro
1.1. Colonizadores (Europeus)
1.2.Primitivos (Índios)
1.3.Escravos (Africanos)
1.4.Imigrantes (Italianos, Japoneses, Alemães, Poloneses, Árabes, entre outros).
2. Diversidade Cultural
2.1. Tipos de culturas (Africana, indígena, popular, brasileira, .)
2.2. Diferenças culturais (linguagem, vestimenta, culinária, religião, arte, dança, tradições,...)
3. Cultura e Trabalho
3.1. História e a cultura do trabalho no Brasil
3.2. A relação da cultura local com a organização do trabalho.
4. Composição do Território Nacional
4.1. Região Nordeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;
4.2. Região Norte: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;
4.3. Região Centro-Oeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;
4.4. Região Sudeste: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais;
4.5. Região Sul: especificidades climáticas, econômicas, sociais e culturais.
5. Características da área ocupacional
5.1. (ocupação de que trata o curso) na sua região: demanda de trabalhadores; perfil profissional da ocupação; oportunidades de ascensão profissional, ...
6. Ética
6.1. Código de conduta
6.2. Respeito às individualidades pessoais
6.3. Ética nas relações interpessoais.
6.4. Ética nos relacionamentos profissionais
6.5. Ética no desenvolvimento das atividades profissionais.
7. Habilidades básicas do relacionamento interpessoal
7.1. Respeito
7.2. Cordialidade
7.3. Disciplina
7.4. Empatia
7.5. Responsabilidade
7.6. Comunicação
7.7. Cooperação
8. Ética
8.1. Código de ética profissional
8.2. Senso moral
8.3. Consciência moral
8.4. Cultura, história e dilema
8.5. Cidadania
8.6. Comportamento social
8.7. Direitos e deveres individuais e coletivas
8.8. Valores pessoais e universais
8.9. O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos.
9. Ética profissional
10. Virtudes profissionais: conceitos e valor
10.1. Responsabilidade
10.2. Iniciativa
10.3. Honestidade
10.4. Sigilo
10.5. Prudência
10.6. Perseverança
10.7. Imparcialidade
11. Direitos Humanos
11.1. Conceito
11.2. Declaração universal dos direitos humanos
11.3. Código de direitos humanos (conceito, aplicação)
11.4. Violência (com origem no assédio e discriminação)
11.5. Estatuto de igualdade racial (diferença entre raça e etnia e suas peculiaridades).
11.6. Estatuto do idoso
11.7. Orientação sexual (Identidade, ...)
11.8. Assédio e Discriminação: efeitos psicológicos, sociais e legais; impactos no trabalho; políticas públicas de prevenção
11.9. Credo religioso: religiões, seitas, ... - conceitos básicos
11.10. Opinião política conceito, liberdade de opinião, conhecimentos gerais, ...
12. Noções de direitos trabalhistas
12.1. Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) (Conceito)
13. Contrato individual de trabalho
13.1. Conceito
13.2. Elementos (agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa, ou seja não proibida em lei)
13.3. Salário (piso salarial, salário-maternidade, salário família, ...)
13.4. Licença paternidade
13.5. Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
14. Jornada de Trabalho (limitação do tempo de trabalho
14.1. Constituição / CLT, horas extras, trabalho noturno, repouso semanal, férias remuneradas, coletivas, ...)
15. Sujeitos do contrato
15.1. Empregado (em domicílio, aprendiz, doméstico, rural, público, mãe social, estagiário, ...)
15.2. Empregador
16. Dissolução do contrato de trabalho (Resilição, Resolução, Recisão,...)
17. Aviso Prévio
18. Noções de direitos previdenciários
19. A previdência social
19.1. Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial)
20. Atendimento
20.1. I cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada
20.2. II proteção à maternidade, especialmente à gestante
20.3. III proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário
20.4. IV salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; e
20.5. V pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes
21. Legislação Previdenciária
21.1. Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações)
21.2. Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas)
22. Noções de direitos previdenciários
23. A previdência social
23.1. Organização (forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial)
24. Atendimento
24.1. I cobertura de eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada
24.2. II proteção à maternidade, especialmente à gestante
24.3. III proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário
24.4. IV salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; e
24.5. V pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.
25. Legislação Previdenciária
25.1. Conteúdo (o campo de aplicação, a organização, o custeio e as prestações)
25.2. Fontes do direito previdenciário (fontes diretas ou imediatas e fontes indiretas ou mediatas)
25.3. Instituto Nacional de Seguro Social - INSS (conceito, objetivo)
26. Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS
26.1. Conceito
26.2. Aplicação
27. Saúde e Segurança no Trabalho
27.1. Prevenção
27.2. Higiene (bucal, pessoal, dos alimentos, da água)
27.3. Vacinas (tipos e aplicações)
28. Saúde ocupacional
28.1. Conceito
28.2. Exposição ao risco
29. Segurança no Trabalho
29.1. Conceito
29.2. Procedimentos de segurança no trabalho
29.3. Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 - conceitos e aplicações)
29.4. Comportamento seguro
29.5. Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress, ...
29.6. Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características
29.7. Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos
29.8. Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções
29.9. Normas básicas de segurança
30. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA
30.1. Conceito (Estatuto, criança, adolescente)
30.2. Características do ECA
30.3. Conselho Tutelar: Constituição; Atribuições
31. Medidas aplicadas ao adolescente na prática do ato infracional pela autoridade competente
31.1. Advertência
31.2. Obrigação de reparar o dano
31.3. Prestação de serviços à comunidade
31.4. Liberdade assistida
31.5. Inserção em regime de semiliberdade
31.6. Internação em estabelecimento educacional
32. Políticas de Segurança
32.1. Fatores de risco (vulnerabilidade, maus tratos , discriminação,...)
32.2 Segurança pública (políticas, participação e responsabilidades)
32.3. Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP Pressupostos básicos) 1. Segurança no Trabalho:
1.1 Acidentes de trabalho: conceitos, tipos e características
1.2 Agentes agressores à saúde: físicos, químicos e biológicos
1.3 Equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos e funções
1.4 Normas básicas de segurança
2. Orientações de prevenção de acidentes:
2.1 Mapa de riscos (Finalidades);
2.2 Inspeções de segurança
2.3 Sinalizações de segurança
2.4 Prevenção e combate a incêndio: Conceito e importância de PPCI
2.5 PPRA: (Conceito, finalidades)
3. Qualidade Ambiental:
3.1 Homem e o meio ambiente
3.2 Prevenção à poluição ambiental
3.3 Aquecimento global
3.4 Descarte de resíduos
3.5 Reciclagem de resíduos
3.6 Uso racional de Recursos e Energias disponíveis
3.7 Energias renováveis
4. Segurança no trabalho:
4.1 Comportamento seguro
4.2 Qualidade de vida no trabalho: cuidados com a saúde, administração de stress
4.3 Procedimentos de segurança no trabalho
4.4 Normas de Segurança do Trabalho (Regulamentadoras, OHSAS 18001 - conceitos e aplicações)
5. Saúde ocupacional:
5.1 Conceito
5.2 Exposição ao risco
6. Meio ambiente e sustentabilidade
6.1 Responsabilidades socioambientais
6.2 Políticas públicas ambientais
6.3 A indústria e o meio ambiente
7. Álcool, tabaco e outras drogas
7.1 Características
7.2 Principais efeitos maléficos sobre a saúde das pessoas
8. Programas de prevenção
8.1 Tipos
8.2 Importância
8.3 Funcionamento
9. Dependência Química
9.1 Tipos
9.2 Consequências
9.3 Tratamento
10. Dependência Química x Trabalho
10.1 Impactos no desempenho profissional
10.2 Exposição a riscos
10.3 Impactos na vida pessoal, familiar, profissional e social
11. O homem como ser social: direitos e deveres
12. Temas associados à saúde sexual
12.1 Respeito às individualidades da pessoa
12.2 Saúde sexual e reprodutiva: conceitos e implicações
12.3 Combate à violência sexual baseada em questões de gênero
12.4 Violência sexual: causas, consequências e implicações legais
13. Educação Sexual
13.1 Promoção da educação sexual
13.2 Promoção dos cuidados de saúde perinatais
13.3 DSTs e AIDS
13.4 Direito de escolha (contracepção)
13.5 Direito de respeito (identidade sexual)


1. Conceitos de organização e disciplina no trabalho
1.1 Organização do Tempo
1.2 Organização de Compromissos
1.3 Organização de Atividades
1.4 A organização do local de trabalho
2. Organização do trabalho
2.1 Estruturas hierárquicas
2.2 Sistemas administrativos
2.3 Gestão organizacional
3. Trabalho e profissionalismo
3.1 Administração do tempo
3.2 Autonomia e iniciativa
3.3 Inovação, flexibilidade e tecnologia
4. Diretrizes empresariais
4.1 Missão
4.2 Visão
4.3 Política da Qualidade
5. Conceitos de grupo e equipe
6. Trabalho em equipe
6.1 Trabalho em grupo
6.2 O relacionamento com os colegas de equipe
6.3 Responsabilidades individuais e Coletivas
6.4 Cooperação
6.5 Divisão de papéis e responsabilidades
6.6 Compromisso com objetivos e Metas
7. Comportamento e equipes de trabalho
7.1 O homem como ser social
7.2 O papel das normas de convivência em grupos sociais
7.3 A influência do ambiente de trabalho no comportamento
7.4 Fatores de satisfação no trabalho
8. Conflitos nas equipes de trabalho
8.1 Tipos
8.2 Características
8.3 Fatores internos e externos
8.4 Causas
8.5 Consequências
9. A relação com o líder
9.1 Estilos de liderança: democrático, centralizador e liberal
9.2 Papéis do líder
9.3 Como apresentar críticas e sugestões
10. Controle emocional no trabalho
10.1 Perceber e expressar emoções no trabalho
10.2 Fatores internos e externos que nfluenciam as emoções no trabalho
11. Trabalho em equipe
11.1 Níveis de autonomia nas equipes de trabalho
11.2 Cooperação
11.3 Ajustes interpessoais
12. Organograma
13. Planejamento
13.1 Organização pessoal: horários, hábitos, rotinas, tempo, orçamento
13.2 Conceito de planejamento
13.3 Técnicas e ferramentas de Planejamento
14. Qualidade
14.1 Conceito
14.2 Aplicação
15. Qualidade Total
15.1 Conceito
15.2 Eficiência
15.3 Eficácia
15.4 Melhoria Contínua

16. Ferramentas da Qualidade
16.1 5 S
16.2 Ciclo PDCA
16.3 Brainstorming
17. Ferramentas da Qualidade
17.1 Análise e Solução de Problemas
17.2 Diagrama de Pareto
17.3 Espinha de Peixe
18 Iniciativa
18.1 Conceito
18.2 Importância, valor no trabalho
18.3 Formas de demonstrar iniciativa
18.4 Consequências favoráveis e desfavoráveis da iniciativa no trabalho
19. Formas alternativas de geração de trabalho
19.1 Política Nacional da Juventude (diretrizes e perspectivas)
19.2 Programas de geração de renda (Pró-jovem, Aprendizagem profissional, estágios profissionalizantes, capacitações)
20. Pesquisa
20.1 Tipos: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica
20.2 Características
20.3 Métodos
20.4 Fontes
20.5 Estruturação
20.6 Anterioridade
20.7 Propriedade intelectual
21. Inovação
21.1 Conceito
21.2 Inovação x melhoria
21.3 Visão inovadora
22. Empreendedorismo
22.1 Conceitos básicos
22.2 Espírito empreendedor
23. Desenvolvimento profissional
23.1 Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional
23.2 Empregabilidade
24. Empreendedorismo
24.1 Etapas da constituição de um negócio
24.2 Órgãos de fomento
25. Autoempreendedorismo
25.1 Características empreendedoras
25.2 Atitudes empreendedoras
25.3 Autorresponsabilidade e empreendedorismo
25.4 A construção da missão pessoal
25 .5 Valores do empreendedor: Persistência e Comprometimento
25.6 Persuasão e rede de contatos
25.7 Independência e autoconfiança
25.8 Cooperação como ferramenta de desenvolvimento
26. Sistema tributário Brasileiro
26.1 O que é?
26.2 Finalidades
26.3 Importância
27. Esferas administrativas de arrecadação
28. Sistema tributário:
28.1 Tributos federais
28.2 Tributos Estaduais
28.3 Tributos Municipais
28.4 Sistemas de arrecadação: formas e responsabilidades.
28.5 Aplicação de tributos.
29 Educação fiscal
29.1 (PNEF - Programa Nacional de Educação Fiscal (conceito e aplicação)
29.2 Cidadania e sociedade (conceitos e aplicações)
29.3 Prática cidadã e transformação social
29.4 Declaração de Imposto de Renda - restituição e pagamentos
29.5 Lei de responsabilidade fiscal
30. Educação Financeira
30.1 Educação financeira pessoal / familiar (conceito)
30.2 Tomada de decisões
30.3 Consumo: necessidades básicas, apelos comerciais, criação de necessidades, ....)
31. Marketing e Mídia (instrumentos de consumo) 1. Lógica
1.1 Fundamentos básicos: Raciocínio lógico; Proposições; Valor lógico (falso / verdadeiro).
1.2 Princípios Básicos: Princípio da Identidade; Princípio da não contradição; Princípio de Terceiro Excluído.
2. Sequências
2.1 Sequências de figuras
2.2 Sequências de palavras
2.3 Sequências de números
3 Conjuntos
3.1 Conceito
3.2 Propriedades
3.3 Representação
3.4 Conjuntos especiais
3.5 Operações entre conjuntos: Interseção de conjuntos; União de conjuntos; Diferença de conjuntos; Complementar de um conjunto.
4. Frações
4.1 Conceito
4.2 Tipos de frações: Fração própria;
4.3 Fração imprópria;
4.4 Fração aparente;
4.5 Frações equivalentes (simplificar frações);
4.6 Frações decimais;
4.7 Adição e multiplicação de frações.
5. Razões e Proporções
5.1 Razão: Conceito; Tipos (inversas, equivalentes, irredutível);
5.2 Propriedades.
5.3 Proporção: Conceito; Tipos (múltipla, contínua, terceira proporcional, quarta proporcional, grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais
6. Percentagem Conceitos gerais: desconto; abatimento; lucro; prejuízo.
6.1 Razão percentual: conceito
6.2 Representação: forma; percentual; forma fracionária; forma decimal.
7. Correlação
7.1 Conceito
7.2 Aplicação
8. Técnicas de Resolução de Problemas
8.1 Sequência de passos: Detalhar as variáveis do problema; Encontrar possíveis soluções; Escolher a solução adequada; Executar a solução escolhida; Revisar e atualizar os dados
9. Planilhas Eletrônicas
9.1 Funções/finalidades
9.2 Linhas, colunas e endereços de células.
9.3 Formatação de células
9.4 Configuração de páginas
9.5 Inserção de Fórmulas
9.6 Classificação e filtro de dados
10. Gráficos, quadros e tabelas
10.1 Finalidade
10.2 Organização
10.3 Representações gráficas
10.4 Ferramentas computacionais

1. Empresa
1.1 Definição, objetivos e classificação
1.2 Estrutura organizacional: tipos, sistema de hierarquia, departamentalização, responsabilidades.
1.3 Organograma: diferentes modelos, funções.
1.4 Legislação empresarial e normas internas.
1.5 Sistema de Gestão Integrado (SGI)
2. Planejamento Empresarial
2.1 Mapa estratégico: Missão, Visão, Valores, Metas, Indicadores.
2.2 Ferramentas de Organização e Planejamento: SWOT ou FOFA - Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças
3. Organização de espaços físicos (Leiaute) em ambientes administrativos: importância, configurações, fluxo de trabalho, princípios de ergonomia.
4. Departamentos Administrativos: tipos e funções
4.1 Recursos Humanos - DP e RH
4.2 Financeiro
4.3 Marketing
4.4 Atendimento ao Cliente Logística
4.5 Logística
5. Normas e Procedimentos da administração: conceitos, características, finalidades e impactos na administração.
5.1 Normas e Procedimentos técnicos
5.2 Procedimentos de qualidade
5.3 Normas e procedimentos de saúde e segurança
5.4 Normas e Procedimentos ambientais
6. Tratamento de Informações
6.1 Princípios éticos e valores
6.2 Procedimentos de segurança
6.3 Confidencialidade
7. Meios de Produção e Trabalho: características, finalidades e operação
7.1 Fotocopiadoras
7.2 Impressoras
7.3 Escâneres
7.4 Projetores
7.5 Fax
8. Recursos Consumíveis
8.1 Otimização e racionalização de recursos
9. Ferramentas da Qualidade: tipos, características e finalidades.
9.1 Programa 5S
9.2 PDCA
9.3 Fluxograma
9.4 Diagrama de Pareto
9.5 Brainstorming
9.6 Diagrama de Ishikawa
9.7 5W2H
9.8 Técnica GUT
9.9 KAIZEN
10. Editor de Apresentações
10.1 Modos de exibição
10.2 Leiaute
10.3 Inserção de dados
10.4 Slides Mestre
10.5 Transição de slides
10.6 Efeitos de animação
10.7 Testar intervalos
11. Conceitos de organização, comprometimento e disciplina no trabalho.
12. Conceitos de planejamento, organização e controle.
13. A importância do planejamento e da organização no local de trabalho.
14. Elaboração de planejamentos básicos: escopo, objetivos, cronograma, atividades, resultados esperados, avaliação.
Conteúdos Formativos
15. Qualidade (Conceito e aplicação)
16. Qualidade Total:
16.1 Conceito
16.2 Eficiência
16.3 Eficácia
16.4 Melhoria Contínua
17. Editor de Texto
17.1 Edição de figuras, desenhos e autoformas
17.1.1Formas básicas, autoformas, imagens
17.1.2 Formatação de formas
17.1.3 Manipulação de objetos e desenhos
17.1.4 Caixa de Texto
17.2 Tabelas:
17.2.1 Inserir tabela
17.2.2 Inserir dados na tabela
17.2.3 Selecionar na tabela
17.2.4 Mesclar células
17.2.5 Dividir células e tabelas
17.2.6 Excluir tabela
17.2.7 Autoformatação
17.2.8 Ajuste de colunas e linhas
17.2.9 Classificar texto
18. Planilha Eletrônica
18.1 Formatação da planilha
18.1.1 Alargar coluna
18.1.2 Inserção e exclusão de linhas e colunas
18.1.3 Barra de ferramentas
18.1.4 Barra de fórmulas
18.1.5 Barra de status
18.1.6 Caixa de diálogo
18.1.7 Dimensão da planilha
18.1.8 Movimentação do cursor
18.1.9 Teclas de função
18.1.10 Dados da planilha
18.1.11 Inserção de títulos e valores
18.1.12 Como quebrar texto na célula
18.1.13 Ocultar as grades da planilha
18.1.14 Seleção simultânea entre áreas diferentes
18.1.15 Inserir linhas e colunas nas planilhas
18.1.16 Esconder dados na planilha
18.1.17 Ocultar coluna ou planilha
18.1.18 Filtrar
18.1.19 Reexibir
18.2 Inserção, utilização e exclusão de figuras
18.3 Procedimentos de cálculo e utilização de fórmulas:
18.3.1 Entendimento de símbolos (>, <, =).
18.3.2 Aplicação de fórmulas básicas (multiplicação, divisão, soma, subtração, média, porcentagem). Funções (SE, CONT.SE e SOMA.SE, PROCV e PROCH, E/OU, POTÊNCIA e RAIZ, PGTO, MAIOR e MENOR, ORDEM, ARREDONDAR.PARA.BAIXO e ARREDONDAR.PARA.CIMA, INT).
18.3.3 Correção automática da fórmula. Classificar dados
19. Apresentação de Slides
19.1 Configuração e orientação do slide:
19.1.1 Temas, Estilos de plano de fundo, Animações, Transições de slides, Mostrar, Ocultar, Zoom.
20. Desenvolvimento de Projetos de Filmes
20.1 Acesso ao software
20.1.1 Projeto, vídeo e arquivos vinculados, Captura de vídeos
20.1.2 Importação de vídeos
20.1.3 Linha do tempo
20.1.4 Inserção de imagens
20.1.5 Inserção de músicas
20.1.6 Edição de filmes
20.1.7 Exibição de efeitos do vídeo
20.1.8 Transição e recorte de vídeos
20.1.9 Inserção de títulos
20.1.10 Inserção de créditos
20.1.11 Inserção de abertura no filme
20.1.12 Alteração da animação do título; formatação da cor e da fonte dos títulos e créditos
20.1.13 Salvar projeto
20.1.14 Conversão do projeto em vídeo
20.2 Softwares de gestão - Enterprise Resource Planning (ERP).
1. Tipos, características e finalidades dos documentos
2. Correspondência Comercial: elementos constitutivos; padrões.
2.1 Carta
2.2 Mala direta
2.3 E-mail
2.4 Relatório
2.5 Ata
2.6 Aviso
2.7 Recibo
2.8 Telegrama
2.9 Currículo
3. Correspondência Oficial: elementos constitutivos; padrões.
3.1 Atestado
3.2 Declaração
3.3 Ofício
3.4 Comunicação interna: circular, ordem de serviço, memorando
3.5 Requerimento
3.6 Contrato empresarial
3.7 Procuração
4. Gestão de documentos: recebimento, protocolo, destinação e arquivamento.
4.1 Rotinas de documentos
4.2 Protocolo: recebimento, registro, triagem, classificação, expedição e distribuição, controle da movimentação.
4.3 Controle de documentos
4.4 Dados
4.5 Prazos e datas
4.6 Normalização
4.7 Irregularidades e rasuras
4.8 Versões e atualizações
4.9 Processos administrativos
4.10 Fluxo de documentos
4.11 Prazos
4.12 Relatórios de não conformidades
4.13 Atualização de dados cadastrais
4.14 Expedição de documentos
4.15 Arquivo: conceito, finalidade e importância
4.16 Métodos de arquivamento: cronológico, alfabético, numérico, alfanumérico, horizontal, vertical, geográfico, ideográfico
4.17 Conservação, restauração e descarte de documentos
4.18 Ciclo vital dos documentos



1. Marketing (Noções)
1.1 Conceito
1.2 Segmentação
1.3 Posicionamento
1.4 Pesquisa (informações de mercado)
1.5 Composto de Marketing (4Ps: Preço, Praça, Promoção e Produto)
2. Atendimento
2.1 Clientes internos e externos: conceitos
2.2 Atendimento pessoal: postura, apresentação pessoal e vocabulário
2.3 Atendimento telefônico: cuidados no atendimento; entonação da voz; clareza.
2.4 Atendimento eletrônico: clareza; objetividade;
2.5 Atendimento de reclamações: postura; reações; encaminhamentos.
2.6 A importância da ética e da moral.
2.7 Registro de atendimentos.
3. Endomarketing (Noções)
3.1 Postura, apresentação pessoal e vocabulário profissional no atendimento ao cliente
4. Vendas (Noções)
4.1 Conceitos
4.2 Técnicas de vendas
5. Compras (Noções)
5.1 Ciclo de compras (Quantidade, preço e qualidade)
5.2 Identificação e seleção de fornecedores
5.3 Controle de estoque
5.4 Licitação (objetivo, modalidades, lei 8666/93)
6. Atendimento
6.1 Encantamento (postura, cordialidade, trato) do cliente
6.2 Comunicação com o cliente
6.3 Fidelização do cliente
6.4 Pesquisa de satisfação - registro e encaminhamento de sugestões e reclamações
7. Eventos
7.1 Orçamento
7.2 Reserva de espaço e recursos para a realização do evento
7.3 Apoio técnico (equipamentos audiovisuais, convites, credenciamento, alimentação e aspectos de segurança)
7.4 Cronograma com checklist
7.5 Encerramento (registro do evento)



1. Contabilidade (Noções)
1.1 Conceito, finalidade, usuários e princípios
1.2 Demonstrações contábeis
1.3 Lançamentos contábeis
2. Bens patrimoniais
2.1 Cadastro
2.2 Identificação dos bens
2.3 Rotinas de controle de bens patrimoniais móveis e imóveis
2.4 Relatórios e inventários
2.5 Controle de entrada e saída
3. Administração financeira (Noções)
3.1 Conceito, finalidade e terminologia
3.2 Capital, juros simples e composto
4. Tipos de documentos financeiros
4.1 Cheque
4.2 Nota fiscal
4.3 Duplicata
4.4 Fatura
4.5 Borderô
4.6 Voucher
4.7 Letra de câmbio
4.8 Nota promissora
4.9 Transferência Eletrônica de Valores (TED)
4.10 Documento de Operação de Crédito (DOC)
5. Tesouraria
5.1 Contas a receber
5.2 Contas a pagar
5.3 Impostos e Taxas
1. Motivação
1.1 Teoria de Maslow
1.2 Motivação no trabalho
2. Liderança
2.1 Conceitos
2.2 Estilos: autocrático, democrático, liberal, laissez-faire
3. Trabalho em equipe e o comprometimento com os resultados
4. Clima organizacional
5. Relações trabalhistas
5.1 Legislação trabalhista e previdenciária
5.2 Contrato de trabalho e formas de rescisão
5.3 Definição de empregado e empregador
5.4 Relação sindical (contribuição sindical, confederativa e patronal - acordo coletivo e convenção coletiva - banco de horas)
6. Procedimentos trabalhistas
6.1 Processo de admissão
6.2 Jornada de trabalho: horas extras, atrasos e faltas, trabalho noturno, repouso semanal remunerado.
6.3 Periculosidade e Insalubridade
6.4 Folha de pagamento (parte do empregado e do empregador):
6.5 Férias (abono pecuniário, 1/3 constitucional)
6.6 Décimo-terceiro;
6.7 Preenchimento de Guias legais (Recolhimento de INSS, Seguro desemprego, IRRF, Contribuição Sindical, CAGED, Declaração de rendimentos IRRF)
7. Rotinas de demissão
7.1 Processo de recrutamento e seleção
7.2 Processo de treinamento e desenvolvimento
7.3 Processo de remuneração
7.4 Processo de avaliação de desempenho
7.5 Pesquisa de satisfação (clima organizacional)
7.6 Segurança do trabalho
7.7 Aplicativos utilizados na gestão de pessoas. 1. Fundamentos de logística: Conceito, aplicação e importância
2. Logística de armazenagem
2.1 Filosofia tradiocional e Just in Time (JIT)
2.2 Localização do estoque
2.3 Leiaute
2.4 Tipos de estoque
2.5 Alternativas de estocagem (First In, First Out - FIFO e Last In, First Out - LIFO)
3. Logística de suprimentos
3.1 Cadeia de suprimentos
4. Logística de transporte
4.1 Estratégia de distribuição
5. Logística reversa
5.1 Conceitos, aplicação e importância para as organizações e sociedade.
6. Material
6.1 Classificação
6.2 Descrição
6.3 Especificação
6.4 Codificação
6.5 Movimentação (sistema Kanban)
1. Auxiliar no transporte de documentos entre áreas internas
2. Auxiliar no recebimento e expedição de documentos,
3. Auxiliar no Arquivamento de documentos e reposição de material de expediente,
4. Apoiar a realização de eventos (organização de ambientes e verificação de equipamentos/materiais conforme o solicitado)
5. Ajudar a manter arquivo ordenado e atualizado
6. Auxiliar na execução de serviços em meios eletrônicos como: elaboração de
planilhas, digitação de expedientes e contato por mensagem eletrônica clientes internos
7. Auxiliar na transmissão e recebimento de documentos por fax e realização de serviços
reprográficos, bem como utilização de multimídia e retroprojetor
8. Auxiliar o atendimento telefônico

Carga Horária

1320 Horas
SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT