telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará doa três Elmos para Hospital Geral Militar de Fortaleza

09/12/2020 - 12h12

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) realizou, nesta terça-feira (8/12), a entrega de três unidades do Elmo ao Hospital Geral Militar de Fortaleza. A doação foi articulada pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, em reunião com o comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, no dia 1/12, e entregue pelo diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

O Elmo é um dispositivo que permite ofertar oxigênio a uma pressão definida, ao redor da face, ao ser acomodado ao pescoço do paciente. A pessoa em tratamento respira com auxílio da pressurização e oferta de oxigênio. Desse modo, o sistema permite a melhoria na respiração e descarta a necessidade de intubação.

O modelo foi produzido em tempo recorde graças à união de ciência, tecnologia e inovação. Foram necessários apenas três meses para criação e consolidação do protótipo - na sede do SENAI, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, onde está instalada a Central Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER). O SENAI equipou uma sala com um modelo de UTI, chamada de Sala do Elmo, onde os profissionais de saúde recebem treinamento para manipular o dispositivo. 

"Eu gostaria de agradecer essa interação da FIEC com o exército brasileiro, que somará esforços no combate à panemia. Nós nos sentimos honrados por essa parceria e esse trabalho conjunto", afirmou o Chefe do Escalão de Saúde da 10ª RM, Cel. Marcos Vinicius Cesário Lima.

O SENAI Ceará realizou outras doações a hospitais cearenses, sendo 10 unidades ao Hospital Regional da Unimed e outras 15 unidades à Escola de Saúde Pública.

O Elmo possibilita ainda mais segurança às unidades de saúde, uma vez que, vedado ao pescoço do paciente, evita que partículas do vírus se espalhem no ambiente e contaminem profissionais. Além disso, o baixo custo atrelado à simplicidade da composição permite a produção em larga escala do equipamento, que ainda pode ser desinfetado e reutilizado.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT