telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará participa de entrega de 1200 uniformes confeccionados em curso para internos do sistema prisional

26/10/2020 - 14h10

A manhã desta segunda-feira (26/10) foi marcada por um acontecimento simbólico para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Ceará. O diretor regional, Paulo André Holanda, participou, no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), da entrega de 1200 uniformes confeccionados pelos internos no curso de Costureiro Industrial do Vestuário do Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap). "Queremos capacitar e profissionalizar muito mais pessoas", comemorou Holanda.

O Procap tem como objetivo a reinserção de pessoas privadas de liberdade na sociedade, por meio da qualificação profissional, com a oferta de vagas em cursos de qualificação profissional em diversos segmentos tecnológicos.

Os uniformes foram confeccionados por duas turmas, totalizando 40 alunos. Entre eles, está F. S. L., que levanta orgulhoso para mostrar as cinco bermudas já finalizadas. Com detalhes, o jovem explica o tipo de costura utilizada em cada parte da vestimenta, demonstrando os conhecimentos adquiridos durante a formação. "Nunca imaginei que iria me aproximar de uma máquina de costura. Tinha apenas uma tia que era costureira, mas nunca tinha feito nada parecido", esclarece. "Acho que tive facilidade pois sou músico, e já tenho uma boa coordenação motora", complementa, sorridente. 

A coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), Cristiane Gadelha, destacou que o momento representa um ganho de autoestima para os internos: "Os uniformes são fruto do trabalho deles, estão vestindo o que eles próprios produziram. Isso é muito bacana".

O coordenador do Sistema Prisional, Alexandre Leite, também participou da entrega. "Agradecemos muito ao SENAI Ceará. O sistema prisional está passando por grandes transformações. Para o Estado, isso é uma obrigação. Mas graças ao apoio de outras instituições, a exemplo do SENAI Ceará, vamos conseguir que os efeitos dessas mudanças cheguem à sociedade", afirmou.

Sobre o projeto

No total, serão capacitados 3.600 alunos, distribuídos em oito unidades prisionais, localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT