telefone(85) 4009.6300

Paulo André Holanda publica artigo sobre o projeto Sou Capaz

29/01/2020 - 14h01

Iniciativa que capacitou quatro mil internos do sistema prisional cearense, o projeto Sou Capaz - uma parceria entre o SENAI Ceará e o Governo do Estado - foi tema de artigo do diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, publicado nesta quarta-feira (28/1), no jornal O Povo. Confira o texto a seguir:

Somos capazes de transformar vidas

Em dezembro de 2019, quatro mil internos do sistema penitenciário do Ceará foram certificados em cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI/CE). As capacitações foram realizadas dentro de 14 unidades prisionais do Estado em diversos segmentos industriais, como marcenaria, manutenção de edificações, técnicas de pinturas de obras, instalação elétrica predial, instalação hidráulica, mecânica de ciclo-otto e motocicletas, serralheiro de metais, corte e costura em tecido plano, entre outros.

Esse projeto, chamado de “Sou Capaz”, é resultado de uma parceria firmada entre o SENAI/CE e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Governo do Ceará e tem como objetivo geral a reinserção na sociedade de pessoas privadas de liberdade por meio da qualificação profissional em segmentos industriais.
Entre os inúmeros benefícios que políticas de ressocialização como essa trazem, destaco a viabilidade que o industrial cearense tem, agora, de cumprir a Lei Estadual nº 15.854 de 2015, usualmente chamada de “Lei de Vagas”, que dispõe sobre a reserva de vagas de empregos referentes a contratos com o Estado do Ceará, aplicando-se a presos em regime semiaberto, aberto, em livramento condicional e egressos do sistema prisional do Estado do Ceará com formação profissional.

Importante também sublinhar que o olhar atencioso para a questão é bem mais amplo, contemplando ainda a instalação de indústrias nas dependências das penitenciárias por meio de benefícios como isenções fiscais e outros estabelecidos pelo Governo do Estado.

Aproveito este espaço em O Povo para agradecer ao secretário Mauro Albuquerque, à coordenadora de inclusão social do preso e do egresso, Cristiane Gadelha, e aos notáveis instrutores do SENAI/CE pelo empenho para que, juntos, pudéssemos realizar mais pelo apenado, pela indústria e pela sociedade.

Para 2020, sob a liderança e entusiasmo do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e sua diretoria, o SENAI/CE ampliará sua atuação no projeto “Sou Capaz” e criará um projeto para os egressos do sistema penitenciário de estimulo ao empreendedorismo industrial com a parceria do SEBRAE/CE, IEL/CE e o Poder Judiciário Estadual.
A FIEC unida, o SENAI forte, a indústria produtiva, o Governo eficaz e a sociedade saudável, com apenados ressocializados, são exemplos de que juntos somos capazes de transformar vidas.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT