telefone(85) 4009.6300

FIEC desenvolve Inteligência Artificial para orientação de mercado e alavancagem de vendas

10/12/2019 - 17h12

Buscando a inovação e praticidade que a era digital traz para o meio industrial, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) desenvolveu protótipo de uma plataforma de Inteligência Artificial, uma ferramenta totalmente digital, cujo objetivo principal é a orientação para o mercado e a maximização efetiva de vendas entre prestador de serviço e cliente. Apresentada em reunião realizada hoje (10/12), na FIEC, a plataforma, desenvolvida em um período de dois meses, é uma ação conjunta de equipes das gerências de Marketing (GEMAR), Vendas (GEVEN) e Tecnologia da Informação (GETIC) da Casa da Indústria; junto ao Observatório da Indústria, SESI, SENAI e IEL Ceará.

Como um projeto inicialmente endereçado para alavancagem de vendas do Instituto SENAI de Tecnologia, a plataforma logo foi apresentada e integrada a nova gestão do Sistema FIEC. “O ideal do projeto foi imediatamente comprado pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, por casar perfeitamente com suas próprias perspectivas de ações para os próximos anos, que são alavancar a FIEC em termos de gestão e maximizar as vendas para além do que as equipes possam fazer com força humana”, afirma Raphael Campos, um dos desenvolvedores da plataforma.

A Inteligência Artificial foi criada como instrumento aplicado ao empresário, como forma de identificar os pontos fracos, fortes e necessidades de uma empresa, logo em seguida fazendo levantamento de portfólio de serviços baseados nos dados repassados. São aplicadas questões predeterminadas em escala de 1 a 5, onde o cliente deve responder o que ele acha que mais se enquadre com sua situação. Após a respostas, a IA apresentará o roadmap, um mapa pessoal para cada cliente. O roadmap é dividido em 10 tópicos distintos, com os resultados do quão bem está a empresa em determinado ponto de desenvolvimento empresarial, ou o quanto essa empresa deve melhorar. Em cada ponto do roadmap vai uma lista dos serviços que podem ser contratados para aperfeiçoar aquele ponto. Ao final do período de aperfeiçoamento, o cliente pode refazer as questões e ver o quanto progrediu.

“A aplicação desta ferramenta de Inteligência Artificial, utilizando a lógica de percorrer um caminho com o roadmap, é, essencialmente, gameficar a competitividade empresarial. É um caminho que o empresário deve percorrer para atingir o sucesso, sabendo exatamente o que ele precisa melhorar e o tipo de serviço que ele pode solicitar com o Sistema FIEC para garantir isso”, ressalta Raphael Campos.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT