telefone(85) 4009.6300

Workshop realizado na FIEC discute a construção civil do futuro

17/10/2019 - 16h10

A construção civil do futuro foi discutida hoje (17/10) no Workshop “Construindo 2030 – Inovação na Construção Civil”, realizado pelo Departamento Nacional do SENAI e SENAI Ceará, com apoio do Sinduscon-CE.O evento tem o objetivo de conhecer e apontar os caminhos que a construção civil deverá percorrer para efetivar a visão de futuro apontada pelo próprio setor para o ano de 2030, no projeto Construção 2030, elaborado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Departamento Nacional do SENAI. O evento teve a participação de empresários do setor e representantes do Sinduscon-CE.

Para o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro, o setor precisa sair da Indústria 2.0, partir para a 3.0 e chegar, um dia, na 4.0. "Espero que o SENAI possa se aproximar ainda mais do sindicato para que a gente consiga dar uma nova cara para a construção civil brasileira", disse. O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, afirmou que o Instituto SENAI de Tecnologia está preparado para ser provedor de novas tecnologias e inovação para a construção civil. De acordo com o gerente do Instituto SENAI de Tecnologia, João Luis Giffoni, o evento também tem o objetivo de discutir com os empresários em quais ações o SENAI pode ajudar o setor para que se desenvolva e esteja preparado para os desafios que estão por vir.

Os especialistas em desenvolvimento industrial do Departamento Nacional do SENAI, Luiz Gustavo Dumont e Denise Terrer conduziram o workshop, que está sendo realizado em sete estados. De acordo com Luiz Gustavo, o SENAI busca entender como as empresas se enxergam no futuro apresentado pelo estudo, quais caminhos gostariam de perseguir, como gostariam de se reinventar, que tipos de tecnologia gostariam de absorver e quais passos devem seguir. "A ideia é captar essa percepção dos empresários e, depois, num outro momento, saber como o SENAI pode ser um dos apoiadores e apoiar o setor nessa jornada", explica.

O projeto Construção 2030 apresenta as perspectivas do setor para 2030. Nas duas etapas do projeto Construção 2030, iniciativa da CBIC em parceria com o Senai Nacional, foram realizadas 5 oficinas, com mais de 50 participantes. Como resultado, foram elencados 47 sinais de mudanças no setor da construção, além de 36 grandes tendências. Segundo explica Denise Terrer, o estudo trouxe várias possibilidades para que o setor se antecipe e se prepare para esse futuro. "O objetivo é disseminar o conteúdo do estudo e depois incentivar e induzir essa transformação nos setores. Uma forma de fazer isso é colocá-los para pensar esses sinais no contexto das próprias empresas. Esse evento é uma fase final do trabalho, mas é muito importante porque é a hora de transformar todo o conhecimento em ação", conclui.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

  • CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS: Facebook
SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT