telefone(85) 4009.6300



O Sistema de Avaliação de Educação Profissional (SAEP) compreende uma estratégia para o SENAI no âmbito das ações realizadas em Educação Profissional e Tecnológica.

O SAEP abrange quatro dimensões sendo elas: projeto do curso, dimensão relacionada a projeção e desenvolvimento de um novo curso para portfólio do SENAI; desenvolvimento do curso, a qual está associada a todas as etapas de realização dos cursos tanto no aspecto administrativo como pedagógico; avaliação de desempenho do estudante (ADE), dimensão cujo objetivo primário é avaliar a qualidade dos cursos técnicos realizados pelo SENAI por meio da proficiência demonstrada pelos estudantes nas avaliações on line e práticas; e a quarta dimensão e não menos importante, compreende o Programa Permanente de Acompanhamento de Egressos do SENAI que visa monitorar os impactos da formação desenvolvida pelo SENAI no mercado de trabalho.

Para ampliar a compreensão relacionada a Avaliação de Desempenho de Estudantes faz-se necessário um aprofundamento da explicação dessa dimensão.

A fim de agregar qualidade à educação profissional técnica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) desenvolveu, em 2010, a Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ADE), que tem como propósito construir um diagnóstico dos perfis profissionais dos cursos técnicos oferecidos, em uma perspectiva histórica, para analisar o processo de ensino e aprendizagem e suas relações com fatores socioeconômicos, ambientais e culturais. Em 2017, somou-se à aplicação da prova objetiva on-line, a avaliação prática de desempenho dos estudantes.

Estudantes de cursos técnicos do SENAI que já concluíram no mínimo 80% da carga horária do curso participam da avaliação.

A ADE utiliza, como principais teorias para a análise psicométrica da prova objetiva e dos resultados de desempenho dos cursos, a Teoria Clássica dos Testes (TCT) para todos os cursos avaliados e a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para os cursos que contaram com, no mínimo, 200 estudantes respondentes. Essa mesma metodologia é utilizada em exames de larga escala, como o ENEM.

Desta forma é possível por meio de uma escala de avaliação a comparabilidade dos resultados.

Escala de desempenho

 

Nível adequado representa a maior opção de desempenho para o estudante, na perspectiva técnica e pedagógica, quer dizer que ele demonstra que atingiu e/ou superou as expectativas para o desenvolvimento das competências exigidas para o curso.

E assim a escala vai traduzindo estatística e pedagogicamente a qualidade do ensino desenvolvido pelo SENAI e a partir dessa análise quantitativa e qualitativa é possível promover a melhoria contínua dos cursos técnicos do SENAI e atender plenamente o preconizado na Metodologia SENAI de Educação Profissional, marco norteador do desenvolvimento da prática pedagógica e fonte de valor agregado para o mercado de trabalho, que promove a formação de profissionais de nível adequado e avançado.

No Departamento Regional do Ceará no curso Técnico em Eletrotécnica no ano de 2017, obteve a melhor média nacional entre todos os 27 regionais com a média geral de 97,4% no nível adequado.

Atenção
Se você é aluno concluinte (último semestre) dos Cursos técnicos em Administração, Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Mecatrônica, Mecânica, Manutenção e Suporte em Informática, Manutenção Automotiva, Redes de Computadores ou Segurança do Trabalho, fique atento às datas e participe da avaliação.

Dúvidas?
Entre em contato com a Unidade de Educação do SENAI pelo telefone 85 3421-5905.

SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT