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TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA

Objetivo

Habilitar profissional para instalar, configurar e consertar equipamentos de informática, executar manutenções corretivas, preventivas e preditivas, bem como orientar, avaliar e fiscalizar o desempenho de usuários e sugerir mudanças no processo de produção, de acordo com procedimentos e normas técnicas ambientais, de qualidade, de saúde e segurança do trabalho.

Pré-requisito

Para realizar a matrícula, o interessado deverá:
- ter concluído o Ensino médio ou estar cursando no mínimo o 2º ano do ensino médio.

A matrícula poderá ser efetivada por interessados (ou responsável legal) com a apresentação de cópias dos seguintes documentos:
- histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração da escola comprovando que o aluno está devidamente matriculado e frequentando regularmente, no mínimo, o 2º ano do ensino médio;
- carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação;
- cadastro de pessoa física – CPF;
- comprovante de residência;
- duas fotos 3X4 atualizadas.









Observação: Para o recebimento do Certificado/Diploma é necessário informar um e-mail válido.

Conteúdo

  • FERRAMENTAS PARA DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA
    • Redação técnica:
    • Métodos de leitura e interpretação de textos para língua portuguesa; fluxogramas; organogramas; técnicas de elaboração de textos; tipos de texto; estrutura e aspectos de desenvolvimento de texto.
    • Raciocínio Lógico:
    • Conceitos, estruturas lógicas, lógica de argumentação, associação lógica.
    • Informática básica:
    • Sistema Operacional: Trabalho com janelas; barra de tarefas; menu de ajuda; área de trabalho; acessórios principais; arquivos e pastas; gerenciador de arquivos; lixeira; impressão.
    • Processamento de texto: Tratamento de arquivos; digitação de textos; formatação; edição de textos; criação de tabela; índices; capitulação; estilos; colunas; cabeçalho e rodapé; seção, numeração de páginas; formulários; marca dágua; inserção e edição de imagens; caixa de textos; formatação de fontes; parágrafos; tabulação; hiperlink.
    • Planilha Eletrônica: Criação de planilhas; formatação de células; entrada de dados; funções matemáticas; criação de gráficos; funções de datas; criação de tabela dinâmica; hiperlink; vínculos.
    • Apresentações e animações: Tipos de apresentação; transição e animação de slides; slide mestre; hiperlink; recursos para inserção de som e vídeo; inserção de slides; diagramação de slides.
    • Internet: Características; formas de pesquisa; expressões regulares para pesquisa; tipos de navegadores; site seguro; correio eletrônico; gerenciador de download, antivírus, compactadores de arquivos.
    • Inglês técnico:
    • Métodos de leitura e interpretação para língua inglesa; ferramentas de tradução; tipos de texto; estrutura e aspectos de desenvolvimento de texto.
    • Central de Serviços:
    • Relacionamento entre a comunicação e a solução de problemas; relacionamento interpessoal; comunicação: empática, técnicas de linguagem verbal, comportamento profissional. Aspectos éticos e legais ao trabalhar com a tecnologia de computadores.
  • ELETROELETRÔNICA APLICADA
    • Segurança do Trabalho:
    • Tipos de equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva; compensação de postura física; conceito de acidente de trabalho; noções de prevenção e combate a incêndio.
    • Conceitos de eletricidade:
    • Tipos de corrente (CC e CA); tensão, potência; frequência; resistência; capacitância; indutância; impedância; Lei de Ohm; multímetro, osciloscópio.
    • Magnetismo e Eletromagnetismo:
    • Conceito de carga elétrica; eletrização; condutores, semicondutores; isolantes; potencial elétrico; diferença de potencial.
    • Conceitos de eletrônica:
    • Eletrônica digital (bit, byte, portas lógicas; funções lógicas; álgebra de boole); sistemas de numeração; tipos e funcionamento de transformadores; estabilizadores; nobreak e geradores; conceito teórico de diodo e transistores, técnicas de soldagem.
    • Grandezas físicas:
    • Temperatura, umidade.
    • Riscos elétricos:
    • Conceitos de aterramento elétrico; dispositivos de proteção elétrica.
    • Electro Static Discharge - ESD.
  • TERMINOLOGIA DE HARDWARE, SOFTWARE E REDES
    • Hardware:
    • História do hardware, placa mãe, memórias primárias e secundárias, placas de expansão, meios de comunicação, fonte.
    • Ferramentas de Instalação:
    • Chaves de fenda, alicates, pinça, borracha, pincel, ar comprimido, limpa contato, álcool isopropílico, pulseira, luva e manta antiestática, máscara, pasta térmica, parafusadeira, wire map (testador de cabos lan) alicate decapador, alicate crimpagem, tipos de parafusos, e outros.
    • Defeitos em componentes:
    • Sons de alerta: conceitos do POST (Power On Self Test), Inspeção Visual.
    • Periféricos:
    • Conexão de componentes e periféricos.
    • Software:
    • Conceito de software proprietário e livre, sistemas operacionais e aplicativos, firmware e atualizações, técnicas de instalação e remoção de software.
    • Redes de Computadores:
    • LAN, MAN, WAN, concentradores, repetidores, roteadores, redes wi-fi, topologias lógicas e físicas, meios de transmissão.
  • ARQUITETURA E MONTAGEM DE COMPUTADORES
    • Arquitetura:
    • Placa mãe; drive de leitura/gravação e mídias de armazenamento; memória; processador; fontes; placas de expansão; periféricos e outras tecnologias vigentes; servidores.
    • Montagem:
    • PCs e notebooks: utilização de EPIs; prevenção de ESD; utilização de ferramentas; ambiente para montagem; roteiro de montagem; cabos e conexões; instalação de: memórias, processador, cooler, drives de armazenamento, placa mãe, conectores frontais, fonte de alimentação, placas de expansão e outros componentes; configuração de jumpers; check-list; servidores: fontes redundantes; hotswap; cluster; RAID;
    • Planejamento de Manutenção:
    • Plano de manutenção; contingência, gerenciamento de mudanças; gerenciamento de incidentes, tipos de manutenção; gerenciamento de problemas, gerenciamento de atualização.
  • INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE REDES
    • Conceitos básicos de rede:
    • conceito de rede e sua história, Modelo de referência ISO/OSI, números binários (conceitos de bit e ibyte), modelo TCP/IP, conceito da internet, tecnologia de redes, topologia de redes, tecnologia de redes locais, configurar endereçamento de redes, fundamentos de serviços de redes.
    • Atendimento remoto:
    • Softwares de Acesso Remoto (VNC, conexão da área de trabalho remoto e outros), Software de Comunicação (MSN, SKYPE, Telefone e outros), Ferramentas de Gerenciamento de Acesso Remoto.
    • Fundamentos de estruturação em redes de dados:
    • Crimpagem de cabos de par trançado ethernet conforme norma TIA/EIA 568a e 568B, crimpar cabos crossover, coaxial, instalar e configurar roteadores, switch e dispositivos para rede sem fio, estruturação física do ambiente, instalações de rack. Usar ferramentas para testes de cabos.
    • Gerência e segurança em rede de dados:
    • Instalar e configurar ferramentas para gerência de desempenho, instalar e configurar ferramentas para diagnóstico, instalar e configurar ferramentas para gerência de monitoria de redes, estatística, e carga, configuração e instalação de firewall. Instalar e configurar ferramentas multimídia e edição de texto para criação de instruções para determinada aplicação; instalar e configurar ferramentas para registros.
  • INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
    • Software:
    • Configuração de setup; firmware; particionamento; sistemas de arquivos; instalação e configuração de sistemas operacionais multiplataformas; instalação e configuração de softwares; instalação de drivers; atualização de software; antivírus; backup; raid, compartilhamento de periféricos e arquivos.
    • Manutenção:
    • Utilização de EPIs; aplicação de ESD; ferramentas de manutenção (chaves de fenda; philips; etc.); ferramentas e softwares de diagnóstico; upgrade de hardware e software; configuração de sistemas operacionais e de software.
    • Periféricos:
    • Instalação, manutenção e configuração: mouse, teclado, impressora, monitor, webcam.
    • Gestão de Negócio:
    • Mercado consumidor, plano de negócio, mercado concorrente, fornecedor e parceiro, os 4Ps do marketing e finanças.
  • SEGURANÇA DE DADOS
    • Backup:
    • Criar e aplicar politicas de backup, testar backup, instalar e configurar ferramentas para automatização de backup, instalar e configurar ferramentas para verificar log do backup, instalar e configurar ferramentas para controle e segurança dos dados, selecionar meios mais apropriados para amarzenar backup, criar e aplicar políticas de acessos a arquivos na rede.
    • Normas e Legislação de software:
    • Conceito sobre a segurança da informação, tipos de licenças de softwares, direito proprietário e direito de uso, leis vigentes brasileiras, normas sobre a segurança da informação, criar equipes de segurança, análise de risco, criar e implementar sistema de gestão de segurança da informação, criar políticas da segurança da informação.
  • SISTEMAS OPERACIONAIS
    • Evolução dos sistemas operacionais.
    • Características dos sistemas operacionais multiplataformas.
    • Instalações parametrizadas de sistemas operacionais.
    • Compilação de Kernel.
    • Arquitetura de Sistemas Operacionais Ambientes Shell.
    • Contas e perfis de usuários localmente.
    • Automação de tarefas utilizando-se de scripts.
    • Ferramentas e acessórios de sistemas visando às funções de configuração gerenciamento e manutenção.
  • GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI
    • Suporte e Visita Técnica:
    • Gestão de TI (baseada nas normas associadas ao ambiente de serviço de suporte TI que estão inseridas nas normas ITIL), Cobit.
    • Meio Ambiente:
    • Otimização de recursos físicos materiais, humanos, ambientais e financeiros relacionados à manutenção de hardware.
    • Gestão de Projetos:
    • Definição, Característica: inovação e melhoria, viabilidade: funcional técnica e econômica, planejamento, desenvolvimento e apresentação de projetos.
  • TENDÊNCIAS E DEMANDAS TECNOLÓGICAS EM TI
    • Inovação tecnológica;
    • Demandas e novos produtos industrializados;
    • Aplicações de novas tecnologias.
  • ESTÁGIO/TCC
    • 1. Planejar manutenção em microcomputadores;
    • 2. Realizar identificação e manutenção de periféricos de microcomputadores;
    • 3. Configurar Sistema Operacional e aplicativos;
    • 4. Especificar periféricos no ambiente de rede de microcomputadores;
    • 5. Executar Manutenção em microcomputadores e em redes de microcomputadores;
    • 6. Promover ações de suporte técnico aos usuários de microcomputadores;
    • 7. Realizar suporte técnico de hardware e software aos usuários de microcomputadores e redes;
    • 8. Aplicar normas técnicas, normas de qualidade, de saúde e segurança do trabalho e preservação ambiental.
    • 9. Aceitar ideias novas e buscar atualizações constantes;
    • 10. Demonstrar atenção;
    • 11. Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal mantendo comportamento ético;
    • 12. Demonstrar iniciativa e capacidade de solucionar problemas;
    • 13. Demonstrar iniciativa e organização;
    • 14. Evidenciar autocontrole;
    • 15. Socializar informações e estar aberto a sugestões;
    • 16. Trabalhar com segurança e responsabilidade;
    • 17. Trabalhar em equipe;
    • 18. Aplicar política e procedimentos de gestão ambiental da Empresa;
    • 19. Realizar corretamente suas atividades conforme procedimentos estabelecidos;
    • 20. Utilizar os manuais e as normas técnicas;
    • 21. Desenvolver práticas empreendedoras;
    • 22. Agir com foco no crescimento profissional e pessoal;
    • 23. Cumprir prazos estabelecidos;
    • 24. Agir com respeito e atenção;
    • 25. Propor melhorias nos indicadores de redução de custos, qualidade do produto, segurança, aumento da produção e efeitos causados ao meio ambiente;
    • 26. Respeitar as normas técnicas vigentes;
    • 27. Seguir as normas de segurança;
    • 28. Conhecer e aplicar as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho vigentes na Empresa;
    • 29. Utilizar os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Carga Horária

1400 Horas
SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT