TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Objetivo
Executar atividades administrativas e coordenar equipes em atividades correlatas, no nível operacional, dos setores de produção e serviços, utilizando-se de técnicas e tecnologias apropriadas e de padrões éticos, legais, de qualidade, e segurança, com responsabilidade social e ambiental.
Pré-requisito
A matrícula poderá ser efetivada por interessados (ou responsável legal) com a apresentação de cópias dos seguintes documentos:
- histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração da escola comprovando que o aluno está devidamente matriculado e frequentando regularmente, no mínimo, o 2º ano do ensino médio;
- carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação;
- cadastro de pessoa física – CPF;
- comprovante de residência;
- duas fotos 3X4 atualizadas.
Observação: Para o recebimento do Certificado/Diploma é necessário informar um e-mail válido.
- histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração da escola comprovando que o aluno está devidamente matriculado e frequentando regularmente, no mínimo, o 2º ano do ensino médio;
- carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação;
- cadastro de pessoa física – CPF;
- comprovante de residência;
- duas fotos 3X4 atualizadas.
Observação: Para o recebimento do Certificado/Diploma é necessário informar um e-mail válido.
Conteúdo
- COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
- 1. E-mail corporativo
- 2. Cartas comerciais
- 3. Comunicação
- 3.1. Definição de comunicação
- 3.2. Elementos essenciais de comunicação
- 3.3. Tipos de comunicação
- 3.4. Funções da linguagem
- 3.5. A linguagem como sistema de signos
- 3.6. Língua, linguagem e fala.
- 3.7. Linguagem oral e escrita
- 3.8. Linguagem verbal e não-verbal
- 3.9. A língua portuguesa e as variedades linguísticas
- 3.10. Níveis de linguagem
- 4. Gramática aplicada da língua portuguesa
- 4.1. Ortografia
- 4.2. Emprego das letras
- 4.3. Novo acordo ortográfico
- 4.4. Acentuação
- 4.5. Pontuação Gráfica
- 4.6. Palavras homônimas e parônimas
- 4.7. Regência verbal
- 4.8. Concordância verbal/nominal
- 4.9. Uso da crase
- 4.10. Uso do porquê
- 4.11. Emprego dos pronomes
- 4.12. Dúvidas e erros mais frequentes
- 5. A comunicação empresarial e sua importância no mercado de trabalho
- 6. Características e ação da comunicação empresarial
- 7. Habilidades para a construção do texto no âmbito empresarial: coerência e coesão textuais
- 8. A prática da argumentação na comunicação empresarial
- 9. Leitura, interpretação e construção de textos
- 10. A comunicação empresarial com o uso de ferramentas tecnológicas
- 11. A prática do discurso oral
- 12. Prática da redação empresarial:
- 12.1. Relatório: estrutura, (tipos de atividade, de ocorrência, de estudo ou de pesquisa)
- 13. Estruturas-padrão de redação técnica: Requisições
- 13.1. Ordem de serviço
- 13.2. Procuração
- 13.3. Ofício
- 13.4. Orçamento
- 13.5. Declaração; memorando e circular
- 13.6. Ofício e Edital
- 13.4. Edital, ata e pauta de reunião.
- FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
- 1. Fluxogramas
- 1.1. Conceito, características, simbologia, tipos e técnicas
- 2. Leiautes
- 2.1. Conceito, objetivos, características e sua aplicabilidade
- 3. Administração:
- 4. Função, origens, conceito e objeto
- 5. A história da busca do aumento da produtividade e de resultados
- 6. As diversas abordagens:
- 6.1. Cientifica, clássica, de relações humanas, burocrática, neoclássica, sistêmica e contingencial
- 7. As funções:
- 7.1. Planejamento, organização, direção e controle
- 8. Organização e o ambiente, organização e produtividade
- 9. Organogramas:
- 9.1. Definição, níveis hierárquicos, linha e assessoria, tipos de organogramas
- 10. Estruturas organizacionais:
- 10.1. Conceito, finalidade, processo e critérios de escolha, estrutura formal e informal, tipos de estruturas, análise e avaliação de estruturas, desafios e desenvolvimento organizacionais, departamentalização, etc...
- 11. Evolução e tendências da administração
- FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL
- 1. Direito e Legislação
- 1.1. Conceitos básicos: Norma jurídica, fontes do direito, principais ramos do direito.
- 2. Legislação Comercial
- 2.1. Abertura de empresa; passos para abertura de uma empresa, cuidados a serem tomados;
- 2.2. Contratos: Definição e importância, princípios básicos, espécies, características e elaboração;
- 2.3. Títulos de crédito: Conceito, espécies e características;
- 2.4. Direito do consumidor: Órgãos de defesa, direitos e deveres das empresas, ações de indenização.
- 3. Legislação Trabalhista
- 3.1. Conceitos básicos da relação trabalhistas: Empregado e empregador; processo de admissão; jornada de trabalho; direitos e benefícios dos trabalhadores; obrigações trabalhistas; rescisão do contrato de trabalho.
- 4. Fundamentos de Legislação Tributária.
- 4.1. Conceito de Direito Tributário;
- 4.2. Noção geral de tributos;
- 4.3. Principais espécies de tributo;
- 4.4. Elementos da obrigação tributária;
- 4.5. Discriminação da competência tributária;
- 4.6. Principais tipos de impostos.
- INFORMÁTICA APLICADA
- 1. Internet
- 1.1. Navegação, pesquisas, correio eletrônico e conversação.
- 2. Sistemas Operacionais
- 2.1. Editor de textos e mala direta
- 2.2. Planilha eletrônica
- 3. Computador e seus componentes
- 4. Construção e formatação de slides
- 5. Intranet
- 6. Extranet
- 7. Tipos e características da Tecnologia de Informação:
- 7.1. EDI (Eletronic Data interchange), ERP (Enterprise Resource Planning), GPS (Global Position System), TMS (Transport Management System), WMS (Warehouse Management System), BI (Business Intelligence) e RFID (Radio-Frequency Identification).
- MATEMÁTICA APLICADA
- 1. Porcentagem
- 2. Introdução à matemática
- 2.1. Números e espaços no cotidiano
- 3. Operações básicas:
- 3.1. Soma, subtração, multiplicação e divisão
- 4. Equação de 1° grau
- 5. Fração
- 6. Razão
- 7. Proporção
- 8. Números decimais
- 9. Regra de três
- 10. Análise combinatória
- 10.1. Princípio fundamental da contagem e permutação, arranjo e combinação.
- 11. Potenciação
- 12. Radiciação
- 13. Logaritmo (básico)
- 13.1. Interpretação de gráficos e tabelas
- 14. Função de 2º grau
- 14.1. Definições, cálculos, capitalizações, espécies, aplicações, empréstimos e índices.
- 15. Financiamentos: curto prazo e longo prazo.
- 16. Introdução à matemática financeira
- 16.1. Juros simples e composto, conceitos e cálculo.
- 16.2. Desconto simples e composto, conceitos e cálculo;
- 16.3. Equivalência de capitais, conceitos e cálculo;
- 16.4. Taxas nominal, efetiva, equivalente e acumulada, conceitos e cálculo.
- 17. Séries de pagamentos a anuidade
- 17.1. Sistema de amortização constante (SAC)
- 17.2. Sistema de amortização Francês (SAF)
- 17.3. Sistema de amortização Americano (SAA)
- 18. Conceitos de Estatística
- 18.1. População, amostra e organização dos dados, medidas de tendência central: média, moda e mediana, medida de dispersão: amplitude, desvio padrão, gráficos estatísticos.
- ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA E PROCESSOS COMERCIAIS
- 1. Introdução ao marketing: evolução, conceito e aplicação
- 2. 4Ps de marketing:
- 2.1. Produto: classificação, ciclo de vida, embalagem e marca
- 2.2. Preço: métodos e estratégias de adequação de preço
- 2.3. Promoção: propaganda, técnicas de promoção de vendas e relações públicas, estratégias de mensagem
- 2.4. Praça: canais de distribuição e uso de intermediários, pesquisa mercadológica
- 3. Segmentação de mercado: entendendo o público-alvo
- 4. Cadeia de valor para o cliente: fidelização
- 5. Eventos mercadológicos: requisitos, estrutura e organização
- 6. Código de Defesa do Consumidor - CDC
- 7. Posicionamento no mercado: imagem, marca
- 8. Cadeia de suprimentos: fornecedores, consumidores, canais de distribuição
- 9. Relacionamento com o cliente: atendimento e técnicas de venda e negociação. Cadastros: manutenção e atualização
- 10. Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo e confidencialidade
- CONTABILIDADE COMERCIAL
- 1. Conceitos básicos de contabilidade:
- 1.1. Objeto, finalidade, princípios, técnicas e métodos/fórmulas.
- 2. Patrimônio
- 2.1. Representação patrimonial e situação patrimonial
- 3. Contas/Planos de contas
- 3.1. Escrituração
- 3.2. Demonstrações contábeis
- 3.2.1. Balancete
- 3.2.2. Balanço patrimonial
- 3.2.3. Demonstração de resultados de exercício;
- 3.2.4. Demonstração de fluxo de caixa.
- 4. Legislação tributária
- 4.1. Obrigações de crédito tributário
- 4.2. Incidência dos impostos sobre atividade empresarial
- 4.3. Impostos incidentes sobre receita, folha de pagamento e lucro empresarial.
- 4.4. Tributação de microempresa e empresa de pequeno porte (simples nacional)
- GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE
- 1. Qualidade
- 1.1. Conceito, controle e dimensões
- 2. Ferramentas da Qualidade
- 2.1. Ciclo do PDCA, Pareto, folha de verificação, diagrama de causa e efeito, histograma, gráfico de dispersão, programa 10S, círculo de controle de qualidade e controle estatístico de processo (CEP)
- 3. Políticas da empresa e planejamento estratégico: a vinculação com os conceitos de qualidade, sustentabilidade e gestão ambiental
- 4. Demandas do mercado, exigência crescente de qualidade de produtos e serviços, competitividade.
- 5. O Brasil e sua inserção no cenário competitivo internacional: exigências de conformidade nas políticas de exportação e importação
- 6. Confiabilidade e gerenciamento de falhas
- 7. Certificação
- 7.1. ISO 9001
- 8. Gestão Ambiental
- 8.1. Conceitos e certificação ISO 14000
- 9. Saúde e segurança do trabalho
- GESTÃO DA PRODUÇÃO E DE CUSTOS
- 1. Alavancagem
- 2. Estudo de leiautes
- 3. Ferramentas: gerenciamento de estoque
- 4. Sistemas: Just In Time e Kanban
- 5. MRP (Material Requirement Planning)
- 6. Estruturação do sistema de custos
- 7. Identificação dos custos
- 8. Alocação dos custos
- 9. Critérios de rateio e apropriação de custos
- 10. Identificação e distribuição dos custos e despesas
- 11. Margem de contribuição
- 12. Ponto de equilíbrio
- 13. Formação de preço, margem de comercialização, mark-up
- 14. Gestão da produção: Histórico, Funções e sistemas (Just In e Kanban).
- 15. Capacidade produtiva/Cronoanálise
- 16. Planejamento, controle de produção: capacidade produtiva e acompanhamento das necessidades de materiais.
- 17. Conceitos básicos
- 17.1. Administração de Materiais
- 17.2. MRP (Material Requirement Planning)
- 17.3. Liberação de materiais e matérias-primas
- 17.4. Equipamentos de movimentação
- 17.5. Ferramentas: gerenciamento de estoque
- 18. Gestão da produção
- 18.1. Histórico
- 18.2. Funções
- 19. Papel estratégico, objetivos e estratégias de produção
- 20. Conceitos básicos: Administração de Materiais
- 21. Capacidade produtiva/Cronoanálise
- 22. Planejamento, controle de produção: capacidade produtiva e acompanhamento das necessidades de materiais
- 23. Liberação de materiais e matérias-primas
- 24. Equipamentos de movimentação
- 25. Estruturação do sistema de custos
- 26. Identificação dos custos
- 27. Alocação dos custos
- 28. Critérios de rateio e apropriação de custos
- 29. Identificação e distribuição dos custos e despesas
- 30. Margem de contribuição
- 31. Ponto de equilíbrio
- 32. Formação de preço, margem de comercialização, mark-up
- PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS
- 1. Cultura e Clima Organizacional
- 1.1. O que é cultura
- 1.2. Sua interferência no processo de crescimento da organização
- 1.3. Tipos de cultura
- 1.4. Identificação de clima organizacional
- 2. Processos de recursos humanos:
- 2.1. Recrutamento: técnicas/etapas, fontes, meios de divulgação, vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo ; seleção: conceitos, como caracterizar o perfil de um candidato
- 2.2. Remuneração (cargos e salários): objetivos, organização e classificação
- 2.3. Avaliação de desempenho: objetivos, diagnósticos, métodos
- 2.4. Treinamento e desenvolvimento de pessoas: objetivos, identificação de necessidades, tipos, impactos sobre a qualidade do desempenho e alcance dos objetivos organizacionais
- 2.5. Benefícios: políticas, legislação, fornecedores
- 2.6. Saúde ocupacional: Doenças Profissionais como: Lesão por Esforços Repetitivos - LER, Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho - DORT e Distúrbios Psicossociais; conceitos básicos.
- 2.7. Atestado de Saúde Ocupacional ? ASO; conceitos básicos.
- 3. Teorias X, Y e Z: as contribuições de Douglas Mac Gregor
- 4. Objetivos e atividades da gestão de pessoal
- 5. Organização de eventos: requisitos, procedimentos, técnicas.
- 6. Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo, confidencialidade, arquivamento.
- ROTINAS DE PESSOAL
- 1. Jornada de trabalho
- 1.1. Contratos
- 1.2. Controle de frequência
- 2. Folha de Pagamento
- 2.1. Histórico e fundamentos da CLT- Consolidação das Leis do Trabalho
- 3. Contratação:
- 3.1. Processo de admissão;
- 3.2. Documentos e registros.
- 4. Salário, remuneração, adicional, descontos.
- 4.1. Adicionai: Hora extra, descanso semanal remunerado, adicional noturno, Insalubridade, Periculosidade e outros;
- 4.2. Descontos: INSS, IR, Vale transporte, Vale refeição , Vale alimentação, faltas, contribuição sindical, outros.
- 5. Férias
- 6. 13º Salário
- 7. Rescisão do Contrato de Trabalho
- 8. Obrigações Trabalhistas e calendário de atividades do departamento
- 9. Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo, confidencialidade e arquivamento.
- COORDENAÇÃO DE EQUIPES
- 1. Planejamento estratégico, plano de trabalho, definição de metas, objetivos e indicadores
- 2. Avaliação de desempenho: análise de resultados, definição de planos de melhoria e acompanhamento
- 3. Políticas de desenvolvimento de pessoas: identificação de necessidades de capacitação e treinamento com base no desempenho da equipe; elaboração de proposta preliminar
- 4. Técnicas de organização e condução de reuniões
- 5. Liderança: o perfil do líder no século XXI
- 6. Estilos de liderança
- 6.1. Negociação e administração de conflitos
- 6.2. Autocrática
- 6.3. Democrática
- 6.4. Liberal
- 6.5. Participativa
- 6.6. Delegação
- 6.7. Empowerment Relacionamento Interpessoal:
- 6.8. Equipe, time e grupo
- 6.9. Fatores motivacionais
- 7. Tomada de decisão
- 7.1. Estratégias e meios de comunicação com a equipe
- 7.2. Valores, atitudes e satisfação com o trabalho
- DESENVOLVIMENTO DE PROJETO
- 1. Metodologia de Pesquisa
- 1.1. Diagnósticos
- 1.2. Identificação de problemas
- 1.3. Oportunidade de melhoria)
- 1.4. Pesquisa (tipos e métodos)
- 1.5. Benchmarking e indicadores de desempenho
- 1.6. Análise comparativa de alternativas (viabilidade técnica e financeira)
- 1.7. Projeto de pesquisa: estrutura, normas da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
- 2. Projetos
- 2.1. Proposição de soluções (descrição, argumentação, vantagens e implicações)
- 2.2. Cronograma
- 2.3. Plano de ação
- 2.4. Análise comparativa
- 2.5. Amortização de investimentos
- 2.6. Relatório: estrutura, normas da ABNT
- PRÁTICA PROFISSIONAL SIMULADA
- 1. Conceitos de empreendedorismo
- 2. Habilidades empreendedoras
- 3. Empreendedores de sucesso ? estudos de casos
- 4. Identificação de oportunidades de negócios
- 5. Tendências culturais
- 6. Plano de negócios
- 6.1. Análise mercadológica
- 6.2. Análise financeira
- 6.3. Definição de estratégias de iniciação do negócio
- 7. Avaliação do empreendimento: indicadores de desempenho
- 7.1. Planejamento estratégico
- 7.2. Principais etapas
- 7.3. Identidade organizacional
- 7.4. Análise de cenários
- 7.5. Elaboração de estratégias
- 7.6. Planos de ação
- 8. Elaboração de planos de mercado com base em pesquisa
- 9. Abertura de empresa (aspectos legais, contrato social, documentação dos sócios, preenchimento de impressos, planejamento estratégico e estrutura institucional).
- 10. Plano de marketing (segmentação, posicionamento, portfólio de produtos, análise da concorrência, modalidade de vendas, material de divulgação e campanha publicitária)
- 11. Venda (participação em â??Feira de negóciosâ?? técnicas de vendas e elaboração de pedidos).
- ESTÁGIO/TCC
Carga Horária
1200 Horas
Mais Informações
* Informamos que este curso só ocorrerá se for atingido o número mínimo de alunos por turma.