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TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Objetivo

Executar atividades administrativas e coordenar equipes em atividades correlatas, no nível operacional, dos setores de produção e serviços, utilizando-se de técnicas e tecnologias apropriadas e de padrões éticos, legais, de qualidade, e segurança, com responsabilidade social e ambiental.

Pré-requisito

A matrícula poderá ser efetivada por interessados (ou responsável legal) com a apresentação de cópias dos seguintes documentos:
- histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração da escola comprovando que o aluno está devidamente matriculado e frequentando regularmente, no mínimo, o 2º ano do ensino médio;
- carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação;
- cadastro de pessoa física – CPF;
- comprovante de residência;
- duas fotos 3X4 atualizadas.


Observação: Para o recebimento do Certificado/Diploma é necessário informar um e-mail válido.

Conteúdo

  • COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
    • 1. E-mail corporativo
    • 2. Cartas comerciais
    • 3. Comunicação
    • 3.1. Definição de comunicação
    • 3.2. Elementos essenciais de comunicação
    • 3.3. Tipos de comunicação
    • 3.4. Funções da linguagem
    • 3.5. A linguagem como sistema de signos
    • 3.6. Língua, linguagem e fala.
    • 3.7. Linguagem oral e escrita
    • 3.8. Linguagem verbal e não-verbal
    • 3.9. A língua portuguesa e as variedades linguísticas
    • 3.10. Níveis de linguagem
    • 4. Gramática aplicada da língua portuguesa
    • 4.1. Ortografia
    • 4.2. Emprego das letras
    • 4.3. Novo acordo ortográfico
    • 4.4. Acentuação
    • 4.5. Pontuação Gráfica
    • 4.6. Palavras homônimas e parônimas
    • 4.7. Regência verbal
    • 4.8. Concordância verbal/nominal
    • 4.9. Uso da crase
    • 4.10. Uso do porquê
    • 4.11. Emprego dos pronomes
    • 4.12. Dúvidas e erros mais frequentes
    • 5. A comunicação empresarial e sua importância no mercado de trabalho
    • 6. Características e ação da comunicação empresarial
    • 7. Habilidades para a construção do texto no âmbito empresarial: coerência e coesão textuais
    • 8. A prática da argumentação na comunicação empresarial
    • 9. Leitura, interpretação e construção de textos
    • 10. A comunicação empresarial com o uso de ferramentas tecnológicas
    • 11. A prática do discurso oral
    • 12. Prática da redação empresarial:
    • 12.1. Relatório: estrutura, (tipos de atividade, de ocorrência, de estudo ou de pesquisa)
    • 13. Estruturas-padrão de redação técnica: Requisições
    • 13.1. Ordem de serviço
    • 13.2. Procuração
    • 13.3. Ofício
    • 13.4. Orçamento
    • 13.5. Declaração; memorando e circular
    • 13.6. Ofício e Edital
    • 13.4. Edital, ata e pauta de reunião.
  • FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
    • 1. Fluxogramas
    • 1.1. Conceito, características, simbologia, tipos e técnicas
    • 2. Leiautes
    • 2.1. Conceito, objetivos, características e sua aplicabilidade
    • 3. Administração:
    • 4. Função, origens, conceito e objeto
    • 5. A história da busca do aumento da produtividade e de resultados
    • 6. As diversas abordagens:
    • 6.1. Cientifica, clássica, de relações humanas, burocrática, neoclássica, sistêmica e contingencial
    • 7. As funções:
    • 7.1. Planejamento, organização, direção e controle
    • 8. Organização e o ambiente, organização e produtividade
    • 9. Organogramas:
    • 9.1. Definição, níveis hierárquicos, linha e assessoria, tipos de organogramas
    • 10. Estruturas organizacionais:
    • 10.1. Conceito, finalidade, processo e critérios de escolha, estrutura formal e informal, tipos de estruturas, análise e avaliação de estruturas, desafios e desenvolvimento organizacionais, departamentalização, etc...
    • 11. Evolução e tendências da administração
  • FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL
    • 1. Direito e Legislação
    • 1.1. Conceitos básicos: Norma jurídica, fontes do direito, principais ramos do direito.
    • 2. Legislação Comercial
    • 2.1. Abertura de empresa; passos para abertura de uma empresa, cuidados a serem tomados;
    • 2.2. Contratos: Definição e importância, princípios básicos, espécies, características e elaboração;
    • 2.3. Títulos de crédito: Conceito, espécies e características;
    • 2.4. Direito do consumidor: Órgãos de defesa, direitos e deveres das empresas, ações de indenização.
    • 3. Legislação Trabalhista
    • 3.1. Conceitos básicos da relação trabalhistas: Empregado e empregador; processo de admissão; jornada de trabalho; direitos e benefícios dos trabalhadores; obrigações trabalhistas; rescisão do contrato de trabalho.
    • 4. Fundamentos de Legislação Tributária.
    • 4.1. Conceito de Direito Tributário;
    • 4.2. Noção geral de tributos;
    • 4.3. Principais espécies de tributo;
    • 4.4. Elementos da obrigação tributária;
    • 4.5. Discriminação da competência tributária;
    • 4.6. Principais tipos de impostos.
  • INFORMÁTICA APLICADA
    • 1. Internet
    • 1.1. Navegação, pesquisas, correio eletrônico e conversação.
    • 2. Sistemas Operacionais
    • 2.1. Editor de textos e mala direta
    • 2.2. Planilha eletrônica
    • 3. Computador e seus componentes
    • 4. Construção e formatação de slides
    • 5. Intranet
    • 6. Extranet
    • 7. Tipos e características da Tecnologia de Informação:
    • 7.1. EDI (Eletronic Data interchange), ERP (Enterprise Resource Planning), GPS (Global Position System), TMS (Transport Management System), WMS (Warehouse Management System), BI (Business Intelligence) e RFID (Radio-Frequency Identification).
  • MATEMÁTICA APLICADA
    • 1. Porcentagem
    • 2. Introdução à matemática
    • 2.1. Números e espaços no cotidiano
    • 3. Operações básicas:
    • 3.1. Soma, subtração, multiplicação e divisão
    • 4. Equação de 1° grau
    • 5. Fração
    • 6. Razão
    • 7. Proporção
    • 8. Números decimais
    • 9. Regra de três
    • 10. Análise combinatória
    • 10.1. Princípio fundamental da contagem e permutação, arranjo e combinação.
    • 11. Potenciação
    • 12. Radiciação
    • 13. Logaritmo (básico)
    • 13.1. Interpretação de gráficos e tabelas
    • 14. Função de 2º grau
    • 14.1. Definições, cálculos, capitalizações, espécies, aplicações, empréstimos e índices.
    • 15. Financiamentos: curto prazo e longo prazo.
    • 16. Introdução à matemática financeira
    • 16.1. Juros simples e composto, conceitos e cálculo.
    • 16.2. Desconto simples e composto, conceitos e cálculo;
    • 16.3. Equivalência de capitais, conceitos e cálculo;
    • 16.4. Taxas nominal, efetiva, equivalente e acumulada, conceitos e cálculo.
    • 17. Séries de pagamentos a anuidade
    • 17.1. Sistema de amortização constante (SAC)
    • 17.2. Sistema de amortização Francês (SAF)
    • 17.3. Sistema de amortização Americano (SAA)
    • 18. Conceitos de Estatística
    • 18.1. População, amostra e organização dos dados, medidas de tendência central: média, moda e mediana, medida de dispersão: amplitude, desvio padrão, gráficos estatísticos.
  • ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA E PROCESSOS COMERCIAIS
    • 1. Introdução ao marketing: evolução, conceito e aplicação
    • 2. 4Ps de marketing:
    • 2.1. Produto: classificação, ciclo de vida, embalagem e marca
    • 2.2. Preço: métodos e estratégias de adequação de preço
    • 2.3. Promoção: propaganda, técnicas de promoção de vendas e relações públicas, estratégias de mensagem
    • 2.4. Praça: canais de distribuição e uso de intermediários, pesquisa mercadológica
    • 3. Segmentação de mercado: entendendo o público-alvo
    • 4. Cadeia de valor para o cliente: fidelização
    • 5. Eventos mercadológicos: requisitos, estrutura e organização
    • 6. Código de Defesa do Consumidor - CDC
    • 7. Posicionamento no mercado: imagem, marca
    • 8. Cadeia de suprimentos: fornecedores, consumidores, canais de distribuição
    • 9. Relacionamento com o cliente: atendimento e técnicas de venda e negociação. Cadastros: manutenção e atualização
    • 10. Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo e confidencialidade
  • CONTABILIDADE COMERCIAL
    • 1. Conceitos básicos de contabilidade:
    • 1.1. Objeto, finalidade, princípios, técnicas e métodos/fórmulas.
    • 2. Patrimônio
    • 2.1. Representação patrimonial e situação patrimonial
    • 3. Contas/Planos de contas
    • 3.1. Escrituração
    • 3.2. Demonstrações contábeis
    • 3.2.1. Balancete
    • 3.2.2. Balanço patrimonial
    • 3.2.3. Demonstração de resultados de exercício;
    • 3.2.4. Demonstração de fluxo de caixa.
    • 4. Legislação tributária
    • 4.1. Obrigações de crédito tributário
    • 4.2. Incidência dos impostos sobre atividade empresarial
    • 4.3. Impostos incidentes sobre receita, folha de pagamento e lucro empresarial.
    • 4.4. Tributação de microempresa e empresa de pequeno porte (simples nacional)
  • GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE
    • 1. Qualidade
    • 1.1. Conceito, controle e dimensões
    • 2. Ferramentas da Qualidade
    • 2.1. Ciclo do PDCA, Pareto, folha de verificação, diagrama de causa e efeito, histograma, gráfico de dispersão, programa 10S, círculo de controle de qualidade e controle estatístico de processo (CEP)
    • 3. Políticas da empresa e planejamento estratégico: a vinculação com os conceitos de qualidade, sustentabilidade e gestão ambiental
    • 4. Demandas do mercado, exigência crescente de qualidade de produtos e serviços, competitividade.
    • 5. O Brasil e sua inserção no cenário competitivo internacional: exigências de conformidade nas políticas de exportação e importação
    • 6. Confiabilidade e gerenciamento de falhas
    • 7. Certificação
    • 7.1. ISO 9001
    • 8. Gestão Ambiental
    • 8.1. Conceitos e certificação ISO 14000
    • 9. Saúde e segurança do trabalho
  • GESTÃO DA PRODUÇÃO E DE CUSTOS
    • 1. Alavancagem
    • 2. Estudo de leiautes
    • 3. Ferramentas: gerenciamento de estoque
    • 4. Sistemas: Just In Time e Kanban
    • 5. MRP (Material Requirement Planning)
    • 6. Estruturação do sistema de custos
    • 7. Identificação dos custos
    • 8. Alocação dos custos
    • 9. Critérios de rateio e apropriação de custos
    • 10. Identificação e distribuição dos custos e despesas
    • 11. Margem de contribuição
    • 12. Ponto de equilíbrio
    • 13. Formação de preço, margem de comercialização, mark-up
    • 14. Gestão da produção: Histórico, Funções e sistemas (Just In e Kanban).
    • 15. Capacidade produtiva/Cronoanálise
    • 16. Planejamento, controle de produção: capacidade produtiva e acompanhamento das necessidades de materiais.
    • 17. Conceitos básicos
    • 17.1. Administração de Materiais
    • 17.2. MRP (Material Requirement Planning)
    • 17.3. Liberação de materiais e matérias-primas
    • 17.4. Equipamentos de movimentação
    • 17.5. Ferramentas: gerenciamento de estoque
    • 18. Gestão da produção
    • 18.1. Histórico
    • 18.2. Funções
    • 19. Papel estratégico, objetivos e estratégias de produção
    • 20. Conceitos básicos: Administração de Materiais
    • 21. Capacidade produtiva/Cronoanálise
    • 22. Planejamento, controle de produção: capacidade produtiva e acompanhamento das necessidades de materiais
    • 23. Liberação de materiais e matérias-primas
    • 24. Equipamentos de movimentação
    • 25. Estruturação do sistema de custos
    • 26. Identificação dos custos
    • 27. Alocação dos custos
    • 28. Critérios de rateio e apropriação de custos
    • 29. Identificação e distribuição dos custos e despesas
    • 30. Margem de contribuição
    • 31. Ponto de equilíbrio
    • 32. Formação de preço, margem de comercialização, mark-up
  • PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS
    • 1. Cultura e Clima Organizacional
    • 1.1. O que é cultura
    • 1.2. Sua interferência no processo de crescimento da organização
    • 1.3. Tipos de cultura
    • 1.4. Identificação de clima organizacional
    • 2. Processos de recursos humanos:
    • 2.1. Recrutamento: técnicas/etapas, fontes, meios de divulgação, vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo ; seleção: conceitos, como caracterizar o perfil de um candidato
    • 2.2. Remuneração (cargos e salários): objetivos, organização e classificação
    • 2.3. Avaliação de desempenho: objetivos, diagnósticos, métodos
    • 2.4. Treinamento e desenvolvimento de pessoas: objetivos, identificação de necessidades, tipos, impactos sobre a qualidade do desempenho e alcance dos objetivos organizacionais
    • 2.5. Benefícios: políticas, legislação, fornecedores
    • 2.6. Saúde ocupacional: Doenças Profissionais como: Lesão por Esforços Repetitivos - LER, Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho - DORT e Distúrbios Psicossociais; conceitos básicos.
    • 2.7. Atestado de Saúde Ocupacional ? ASO; conceitos básicos.
    • 3. Teorias X, Y e Z: as contribuições de Douglas Mac Gregor
    • 4. Objetivos e atividades da gestão de pessoal
    • 5. Organização de eventos: requisitos, procedimentos, técnicas.
    • 6. Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo, confidencialidade, arquivamento.
  • ROTINAS DE PESSOAL
    • 1. Jornada de trabalho
    • 1.1. Contratos
    • 1.2. Controle de frequência
    • 2. Folha de Pagamento
    • 2.1. Histórico e fundamentos da CLT- Consolidação das Leis do Trabalho
    • 3. Contratação:
    • 3.1. Processo de admissão;
    • 3.2. Documentos e registros.
    • 4. Salário, remuneração, adicional, descontos.
    • 4.1. Adicionai: Hora extra, descanso semanal remunerado, adicional noturno, Insalubridade, Periculosidade e outros;
    • 4.2. Descontos: INSS, IR, Vale transporte, Vale refeição , Vale alimentação, faltas, contribuição sindical, outros.
    • 5. Férias
    • 6. 13º Salário
    • 7. Rescisão do Contrato de Trabalho
    • 8. Obrigações Trabalhistas e calendário de atividades do departamento
    • 9. Trâmites administrativos a serem observados: documentação, sigilo, confidencialidade e arquivamento.
  • COORDENAÇÃO DE EQUIPES
    • 1. Planejamento estratégico, plano de trabalho, definição de metas, objetivos e indicadores
    • 2. Avaliação de desempenho: análise de resultados, definição de planos de melhoria e acompanhamento
    • 3. Políticas de desenvolvimento de pessoas: identificação de necessidades de capacitação e treinamento com base no desempenho da equipe; elaboração de proposta preliminar
    • 4. Técnicas de organização e condução de reuniões
    • 5. Liderança: o perfil do líder no século XXI
    • 6. Estilos de liderança
    • 6.1. Negociação e administração de conflitos
    • 6.2. Autocrática
    • 6.3. Democrática
    • 6.4. Liberal
    • 6.5. Participativa
    • 6.6. Delegação
    • 6.7. Empowerment Relacionamento Interpessoal:
    • 6.8. Equipe, time e grupo
    • 6.9. Fatores motivacionais
    • 7. Tomada de decisão
    • 7.1. Estratégias e meios de comunicação com a equipe
    • 7.2. Valores, atitudes e satisfação com o trabalho
  • DESENVOLVIMENTO DE PROJETO
    • 1. Metodologia de Pesquisa
    • 1.1. Diagnósticos
    • 1.2. Identificação de problemas
    • 1.3. Oportunidade de melhoria)
    • 1.4. Pesquisa (tipos e métodos)
    • 1.5. Benchmarking e indicadores de desempenho
    • 1.6. Análise comparativa de alternativas (viabilidade técnica e financeira)
    • 1.7. Projeto de pesquisa: estrutura, normas da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
    • 2. Projetos
    • 2.1. Proposição de soluções (descrição, argumentação, vantagens e implicações)
    • 2.2. Cronograma
    • 2.3. Plano de ação
    • 2.4. Análise comparativa
    • 2.5. Amortização de investimentos
    • 2.6. Relatório: estrutura, normas da ABNT
  • PRÁTICA PROFISSIONAL SIMULADA
    • 1. Conceitos de empreendedorismo
    • 2. Habilidades empreendedoras
    • 3. Empreendedores de sucesso ? estudos de casos
    • 4. Identificação de oportunidades de negócios
    • 5. Tendências culturais
    • 6. Plano de negócios
    • 6.1. Análise mercadológica
    • 6.2. Análise financeira
    • 6.3. Definição de estratégias de iniciação do negócio
    • 7. Avaliação do empreendimento: indicadores de desempenho
    • 7.1. Planejamento estratégico
    • 7.2. Principais etapas
    • 7.3. Identidade organizacional
    • 7.4. Análise de cenários
    • 7.5. Elaboração de estratégias
    • 7.6. Planos de ação
    • 8. Elaboração de planos de mercado com base em pesquisa
    • 9. Abertura de empresa (aspectos legais, contrato social, documentação dos sócios, preenchimento de impressos, planejamento estratégico e estrutura institucional).
    • 10. Plano de marketing (segmentação, posicionamento, portfólio de produtos, análise da concorrência, modalidade de vendas, material de divulgação e campanha publicitária)
    • 11. Venda (participação em â??Feira de negóciosâ?? técnicas de vendas e elaboração de pedidos).
  • ESTÁGIO/TCC

Carga Horária

1200 Horas
SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT