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TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - EAD Cursos ead SENAI

Objetivo

Habilitar profissional para instalar, configurar e consertar equipamentos de informática, executar manutenções corretivas, preventivas e preditivas, bem como orientar, avaliar e fiscalizar o desempenho de usuários e sugerir mudanças no processo de produção, de acordo com procedimentos e normas técnicas ambientais, de qualidade, de saúde e segurança do trabalho.

Detalhamento do curso

O curso será desenvolvido a distância na plataforma EaD do SENAI, com aulas presenciais voltados à prática profissional. Os momentos presenciais acontecerão aos sábados com carga horária de 4h/a ou 8h/a. O cronograma completo será entregue no 1º dia de aula.

Pré-requisito

Para realizar a matrícula, o interessado deverá:
- ter concluído o Ensino médio ou estar cursando no mínimo o 2º ano do ensino médio;
- ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais, aulas práticas em laboratório ou visitas técnicas;
- ter acesso a computador e Internet.

A matrícula poderá ser efetivada por interessados (ou responsável legal) com a apresentação de cópias dos seguintes documentos:
- histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração da escola comprovando que o aluno está devidamente matriculado e frequentando regularmente, no mínimo, o 2º ano do ensino médio;
- carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação;
- cadastro de pessoa física – CPF;
- comprovante de residência;
- duas fotos 3X4 atualizadas.

Observação: Para o recebimento do Certificado/Diploma é necessário informar um e-mail válido.

Requisitos Mínimos para os Computadores

  • Processador
    • Processador Dual Core 2GHz ou superior
  • Memória
    • 1 GB de memória RAM ou mais
  • Vídeo
    • Placa de vídeo onboard de 128MB ou superior
  • Som
    • Placa de som onboard ou offboard e alto-falantes
  • Conexão com Internet
    • Conexão banda larga de 1 Mbps (por computador)
  • Sistema Operacional
    • Windows XP ou posterior
    • MAC OS 10.5.2 (Leopard) ou posterior
    • Linux Ubuntu 6+ ou outras distribuições com suporte aos Browsers homologados
    • Android 4.0 ou superior (IOS não é compatível por causa dos recursos multimídia desenvolvidos em formato flash)
  • Navegadores
    • Mozilla Firefox 18 ou posterior
    • Google Chrome 20 ou posterior
    • Internet Explorer 9 ou posterior
    • Safari 3.1 ou posterior
  • Plugins e Softwares

Conteúdo

  • FERRAMENTAS PARA DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA
    • 1. Redação técnica
    • 1.1. Métodos de leitura e interpretação de textos para língua portuguesa; fluxogramas; organogramas; técnicas de elaboração de textos; tipos de texto; estrutura e aspectos de desenvolvimento de texto.
    • 2. Raciocínio Lógico:
    • 2.1. Conceitos, estruturas lógicas, lógica de argumentação, associação lógica.
    • 3. Informática básica:
    • 3.1. Sistema Operacional: Trabalho com janelas; barra de tarefas; menu de ajuda; área de trabalho; acessórios principais; arquivos e pastas; gerenciador de arquivos; lixeira; impressão.
    • 3.2. Processamento de texto: arquivo; digitação, formatação e edição; tabela; índice; capitulação; estilos; coluna; cabeçalho e rodapé; seção, páginas; formulário; marca dágua; inserção e edição de imagens; caixa de texto; parágrafo; tabulação; hiperlink.
    • 3.3. Planilha Eletrônica: Criação de planilhas; formatação de células; entrada de dados; funções matemáticas; criação de gráficos; funções de datas; criação de tabela dinâmica; hiperlink; vínculos.
    • 3.4. Apresentações e animações: Tipos de apresentação; transição e animação de slides; slide mestre; hiperlink; recursos para inserção de som e vídeo; inserção de slides; diagramação de slides.
    • 3.5. Internet: Características; formas de pesquisa; expressões regulares para pesquisa; tipos de navegadores; site seguro; correio eletrônico; gerenciador de download, antivírus, compactadores de arquivos.
    • 4. Inglês técnico:
    • 4.1. Métodos de leitura e interpretação para língua inglesa; ferramentas de tradução; tipos de texto; estrutura e aspectos de desenvolvimento de texto.
    • 5. Central de Serviços:
    • 5.1. Relacionamento entre a comunicação e a solução de problemas; relacionamento interpessoal; comunicação: empática, técnicas de linguagem verbal, comportamento profissional. Aspectos éticos e legais ao trabalhar com a tecnologia de computadores.
  • ELETROELETRÔNICA APLICADA
    • 1. Segurança do Trabalho:
    • 1.1. Tipos de equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva; compensação de postura física; conceito de acidente de trabalho; noções de prevenção e combate a incêndio.
    • 2. Conceitos de eletricidade:
    • 2.1. Tipos de corrente (CC e CA); tensão, potência; frequência; resistência; capacitância; indutância; impedância; Lei de Ohm; multímetro, osciloscópio.
    • 3. Magnetismo e Eletromagnetismo:
    • 3.1. Conceito de carga elétrica; eletrização; condutores, semicondutores; isolantes; potencial elétrico; diferença de potencial.
    • 3.2. Conceitos de eletrônica:
    • 4. Eletrônica digital (bit, byte, portas lógicas; funções lógicas; álgebra de boole); sistemas de numeração; tipos e funcionamento de transformadores; estabilizadores; nobreak e geradores; conceito teórico de diodo e transistores, técnicas de soldagem.
    • 5. Grandezas físicas: temperatura, umidade.
    • 6. Riscos elétricos: conceitos de aterramento elétrico; dispositivos de proteção elétrica.
    • 7. Electro Static Discharge - ESD.
  • TERMINOLOGIA DE HARDWARE, SOFTWARE E REDES
    • 1. Hardware:
    • 1.1. História do hardware, placa mãe, memórias primárias e secundárias, placas de expansão, meios de comunicação, fonte.
    • 2. Ferramentas de Instalação:
    • 2.1. Chaves de fenda, alicates, pinça, borracha, pincel, ar comprimido, limpa contato, álcool isopropílico, pulseira, luva e manta antiestática, máscara, pasta térmica, parafusadeira, wire map (testador de cabos lan) alicate decapador, alicate crimpagem, tipos de parafusos, e outros.
    • 3. Defeitos em componentes:
    • 4. Sons de alerta: conceitos do POST (Power On Self Test), Inspeção Visual.
    • 5. Periféricos:
    • 6. Conexão de componentes e periféricos.
    • 7. Software:
    • 7.1. Conceito de software proprietário e livre, sistemas operacionais e aplicativos, firmware e atualizações, técnicas de instalação e remoção de software.
    • 8. Redes de Computadores:
    • 8.1. LAN, MAN, WAN, concentradores, repetidores, roteadores, redes wi-fi, topologias lógicas e físicas, meios de transmissão.
  • ARQUITETURA E MONTAGEM DE COMPUTADORES
    • 1. Arquitetura:
    • 1.1. Placa mãe; drive de leitura/gravação e mídias de armazenamento; memória; processador; fontes; placas de expansão; periféricos e outras tecnologias vigentes; servidores.
    • 2. Montagem:
    • 2.1. PCs e notebooks: utilização de EPIs; prevenção de ESD; ferramentas; ambiente para montagem; roteiro de montagem; cabos e conexões;
    • 2.2. Instalação de: memórias, processador, cooler, drives de armazenamento, placa mãe, conectores frontais, fonte de alimentação, placas de expansão e outros componentes;
    • 2.3. Configuração de jumpers; check-list; servidores: fontes redundantes; hotswap; cluster; RAID;
    • 3. Planejamento de Manutenção:
    • 3.1. Plano de manutenção; contingência, gerenciamento de mudanças; gerenciamento de incidentes, tipos de manutenção; gerenciamento de problemas, gerenciamento de atualização.
  • INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE REDES
    • 1. Conceitos básicos de rede:
    • 1.1. Conceito de rede e sua história
    • 1.2. Modelo de referência ISO/OSI
    • 1.3. Números binários (conceitos de bit e ibyte)
    • 1.4. Modelo TCP/IP
    • 1.5. Conceito da internet
    • 1.6. Tecnologia de redes
    • 1.7. Topologia de redes
    • 1.8. Tecnologia de redes locais
    • 1.9. Configurar endereçamento de redes
    • 1.10. Fundamentos de serviços de redes
    • 2. Atendimento remoto:
    • 2.1. Softwares de Acesso Remoto (VNC, conexão da área de trabalho remoto e outros), Software de Comunicação (MSN, SKYPE, Telefone e outros)
    • 2.2. Ferramentas de Gerenciamento de Acesso Remoto
    • 3. Fundamentos de estruturação em redes de dados:
    • 3.1. Crimpagem de cabos de par trançado ethernet conforme norma TIA/EIA 568a e 568B, crimpar cabos crossover, coaxial
    • 3.2. Instalação e configuração de roteadores, switch e dispositivos para rede sem fio
    • 3.3. Estruturação física do ambiente, instalações de rack
    • 3.4. Utilização de ferramentas para testes de cabos
    • 4. Gerência e segurança em rede de dados:
    • 4.1. Instalação e configuração de ferramentas para gerência de desempenho
    • 4.2. Instalação e configuração de ferramentas para diagnóstico
    • 4.3. Instalação e configuração de ferramentas para gerência de monitoria de redes, estatística, e carga, configuração e instalação de firewall.
    • 4.4. Instalação e configuração de ferramentas multimídia e edição de texto para criação de instruções para determinada aplicação
    • 4.5. Instalação e configuração de ferramentas para registros
  • INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
    • 1. Software:
    • 1.1. Configuração de setup; firmware; particionamento; sistemas de arquivos;
    • 1.2. Instalação e configuração de sistemas operacionais multiplataformas; instalação e configuração de softwares; instalação de drivers;
    • 1.3. Atualização de software; antivírus; backup; raid, compartilhamento de periféricos e arquivos.
    • 2. Manutenção:
    • 2.1. Utilização de EPIs; aplicação de ESD; ferramentas de manutenção (chaves de fenda; philips; etc.); ferramentas e softwares de diagnóstico; upgrade de hardware e software; configuração de sistemas operacionais e de software.
    • 3. Periféricos:
    • 3.1. Instalação, manutenção e configuração: mouse, teclado, impressora, monitor, webcam.
    • 4. Gestão de Negócio:
    • 4.1. Mercado consumidor, plano de negócio, mercado concorrente, fornecedor e parceiro, os 4Ps do marketing e finanças.
  • SEGURANÇA DE DADOS
    • 1. Backup:
    • 1.1. Criação e aplicação de políticas de backup
    • 1.2. Teste de backup
    • 1.3. Instalação e configuração de ferramentas para automatização de backup
    • 1.4. Instalação e configuração de ferramentas para verificar log do backup
    • 1.5. Instalação e configuração de ferramentas para controle e segurança dos dados
    • 1.6. Seleção de meios mais apropriados para armazenar backup
    • 1.7. Criação e aplicação de políticas de acessos a arquivos na rede.
    • 2. Normas e Legislação de software:
    • 2.1. Conceito sobre a segurança da informação
    • 2.2. Tipos de licenças de softwares
    • 2.3. Direito proprietário e direito de uso
    • 2.4. Leis vigentes brasileiras
    • 2.5. Normas sobre a segurança da informação
    • 2.6. Criação de equipes de segurança
    • 2.7. Análise de risco
    • 2.8. Criação e implementação de sistema de gestão de segurança da informação
    • 2.9. Criação de políticas da segurança da informação.
  • SISTEMAS OPERACIONAIS
    • 1. Evolução dos sistemas operacionais.
    • 2. Características dos sistemas operacionais multiplataformas.
    • 3. Instalações parametrizadas de sistemas operacionais.
    • 4. Compilação de Kernel.
    • 5. Arquitetura de Sistemas Operacionais Ambientes Shell.
    • 6. Contas e perfis de usuários localmente.
    • 7. Automação de tarefas utilizando-se de scripts.
    • 8. Ferramentas e acessórios de sistemas visando às funções de configuração gerenciamento e manutenção.
    • .
  • GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE TI
    • 1. Suporte e Visita Técnica:
    • 2. Gestão de TI (baseada nas normas associadas ao ambiente de serviço de suporte TI que estão inseridas nas normas ITIL), Cobit.
    • 3. Meio Ambiente:
    • 3.1. Otimização de recursos físicos materiais, humanos, ambientais e financeiros relacionados à manutenção de hardware.
    • 4. Gestão de Projetos:
    • 4.1. Definição, Característica: inovação e melhoria
    • 4.2. Viabilidade: funcional técnica e econômica, planejamento, desenvolvimento e apresentação de projetos.
  • TENDÊNCIAS E DEMANDAS TECNOLÓGICAS EM TI
    • 1. Inovação tecnológica;
    • 2. Demandas e novos produtos industrializados;
    • 3. Aplicações de novas tecnologias.
  • ESTÁGIO/TCC
    • 1. Planejar manutenção em microcomputadores;
    • 2. Realizar identificação e manutenção de periféricos de microcomputadores;
    • 3. Configurar Sistema Operacional e aplicativos;
    • 4. Especificar periféricos no ambiente de rede de microcomputadores;
    • 5. Executar Manutenção em microcomputadores e em redes de microcomputadores;
    • 6. Promover ações de suporte técnico aos usuários de microcomputadores;
    • 7. Realizar suporte técnico de hardware e software aos usuários de microcomputadores e redes;
    • 8. Aplicar normas técnicas, normas de qualidade, de saúde e segurança do trabalho e preservação ambiental.
    • 9. Aceitar ideias novas e buscar atualizações constantes;
    • 10. Demonstrar atenção;
    • 11. Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal mantendo comportamento ético;
    • 12. Demonstrar iniciativa e capacidade de solucionar problemas;
    • 13. Demonstrar iniciativa e organização;
    • 14. Evidenciar autocontrole;
    • 15. Socializar informações e estar aberto a sugestões;
    • 16. Trabalhar com segurança e responsabilidade;
    • 17. Trabalhar em equipe;
    • 18. Aplicar política e procedimentos de gestão ambiental da Empresa;
    • 19. Realizar corretamente suas atividades conforme procedimentos estabelecidos;
    • 20. Utilizar os manuais e as normas técnicas;
    • 21. Desenvolver práticas empreendedoras;
    • 22. Agir com foco no crescimento profissional e pessoal;
    • 23. Cumprir prazos estabelecidos;
    • 24. Agir com respeito e atenção;
    • 25. Propor melhorias nos indicadores de redução de custos, qualidade do produto, segurança, aumento da produção e efeitos causados ao meio ambiente;
    • 26. Respeitar as normas técnicas vigentes;
    • 27. Seguir as normas de segurança;
    • 28. Conhecer e aplicar as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho vigentes na Empresa;
    • 29. Utilizar os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Carga Horária

1400 Horas
SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024
POLÍTICA DE PRIVACIDADE & COPYRIGHT