Curso: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - EAD SENAI/CE - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
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ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - EAD Cursos ead SENAI

Objetivo

Permitir o desenvolvimento de atividades voltadas às áreas administrativas de indústrias e de departamentos comerciais com foco nos Fundamentos Técnicos e Científicos específicos, das capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas necessárias ao perfil profissional do Assistente Administrativo atendendo a demanda conforme as tendências econômicas e tecnológicas da Região e a oferta do curso.

Pré-requisito

Para realizar a matrícula, o candidato deverá:
- ter no mínimo 16 anos completos
- ter concluído a 7ª série do ensino fundamental
- ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais, aulas práticas em laboratório ou visitas técnicas
- ter acesso a computador e Internet

- apresentar cópia e original dos documentos de: RG, CPF, comprovante de escolaridade.

Observação: Para o recebimento do Certificado/Diploma é necessário informar um e-mail válido.

Requisitos Mínimos para os Computadores

  • Processador
    • Processador Dual Core 2GHz ou superior
  • Memória
    • 1 GB de memória RAM ou mais
  • Vídeo
    • Placa de vídeo onboard de 128MB ou superior
  • Som
    • Placa de som onboard ou offboard e alto-falantes
  • Conexão com Internet
    • Conexão banda larga de 1 Mbps (por computador)
  • Sistema Operacional
    • Windows XP ou posterior
    • MAC OS 10.5.2 (Leopard) ou posterior
    • Linux Ubuntu 6+ ou outras distribuições com suporte aos Browsers homologados
    • Android 4.0 ou superior (IOS não é compatível por causa dos recursos multimídia desenvolvidos em formato flash)
  • Navegadores
    • Mozilla Firefox 18 ou posterior
    • Google Chrome 20 ou posterior
    • Internet Explorer 9 ou posterior
    • Safari 3.1 ou posterior
  • Plugins e Softwares

Conteúdo

  • ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DE DOCUMENTOS
    • ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DE DOCUMENTOS
    • 1. Rotinas de documentos
    • 1.1. Entrada
    • 1.2. Saída
    • 2. Triagem e distribuição de documentos
    • 2.1. Controle de documentos: dados, prazos e datas, normalização, irregularidades, rasuras
    • 3. Técnicas de arquivamento
    • 3.1. Classificação
    • 3.2. Controle
    • 3.3. Procedimentos internos
    • 4. Organogramas, fluxogramas e cronogramas
    • 4.1. Modelos
    • 4.2. Finalidades
    • 4.3. Aplicações
    • 5. Processos administrativos
    • 5.1. Fluxo de documentos
    • 5.2. Prazos
    • 5.3. Relatórios de não conformidade
    • 5.4. Protocolos
    • 5.5.Atualização de dados cadastrais
    • 5.6. Expedição de documentos
    • 6. Softwares de controle de documentos
  • ROTINAS ADMINISTRATIVAS
    • ROTINAS ADMINISTRATIVAS
    • 1 Fundamentos de Informática (referência de carga horária 30h)
    • 1.1 Editor de textos: 1.1.1 Abertura e fechamento do programa; 1.1.2 Área de trabalho; 1.1.3 Manipulação de arquivos (abrir, salvar, fechar, novo documento); 1.1.4 Formatação de texto; 1.1.5 Configuração de página; 1.1.6 Comandos de edição; 1.1.7 Correção ortográfica e gramatical; 1.1.8 Impressão básica
    • 1.2 Editor de planilhas: 1.2.1 Abertura e fechamento do programa; 1.2.2 Área de trabalho; 1.2.3 Manipulação de arquivos (abrir, salvar, fechar, novo documento); 1.2.4 Formatação de planilha; 1.2.5 Formatação de célula; 1.2.6 Comandos de edição; 1.2.7 Fórmulas básicas; 1.2.8 Impressão básica
    • 1.3 Editor de apresentações: 1.3.1 Abertura e fechamento do programa; 1.3.2 Área de trabalho; 1.3.3 Manipulação de arquivos (abrir, salvar, fechar, novo documento); 1.3.4 Formatação de apresentação; 1.3.5 Comandos de edição; 1.3.6 Recursos de apresentação; 1.3.7 Impressão básica
    • 2 Comunicação Oral e Escrita
    • 2.1 Apresentações: 2.1.1 Preparação de apresentação; 2.1.2 Uso de vocabulário adequado
    • 2.2 Redação técnica: 2.2.1 Descrição; 2.2.2 Dissertação
    • 2.3 Comunicação escrita na empresa: 2.3.1 Correspondência; 2.3.2 Oficial; 2.3.3 Bancária; 2.3.4 Comercial; 2.3.5 Interna; 2.3.6 Circulação de documentos; 2.3.7 Redação empresarial
    • 3 Rotinas de escritório
    • 3.1 Organização das empresas: 3.1.1 Categorias; 3.1.2 Classificação; 3.1.3 Organograma; 3.1.4 Fluxograma; 3.1.5 Cronograma
    • 3.2 Equipamentos no escritório: 3.2.1 Telefone; 3.2.2 Fax; 3.2.3 Máquina foto copiadora; 3.2.4 Calculadora; 3.2.5 Microcomputador
    • 3.3 Documentos comerciais: 3.3.1 Cheque; 3.3.1.1 Ao portador; 3.3.1.2 Nominal; 3.3.1.3 Cruzado; 3.3.1.4 Visado; 3.3.1.5 Especial; 3.3.1.6 Administrador; 3.3.2 Ordem de pagamento; 3.3.3 Nota promissória; 3.3.4 Recibo; 3.3.5 Nota fiscal; 3.3.6 Fatura/ duplicata; 3.3.7 Borderô; 3.3.8 DARF
    • 3.4 Serviço postal: 3.4.1 Cartas; 3.4.2 Registrada; 3.4.3 Aviso de recebimento (A.R.); 3.4.4 Malote; 3.4.5 Entrega rápida; 3.4.6 Telegrama
    • 4. Fundamentos de marketing
    • 4.1 Técnicas de levantamento de dados: entrevistas, observação, questionários, fluxograma, diagrama de fluxo de dados
    • 4.2 Papel estratégico da informação
    • 4.3 Fundamentos de comércio eletrônico
    • 4.4 Ética e segurança das informações
    • 4.5 Cronograma de lançamento de produtos
    • 4.6 Cronograma de prestação de serviços
    • 5. Fundamentos de Recursos Humanos
    • 5.1 Rotinas de recrutamento e seleção: recrutamento pelo jornal, carta de solicitação de vaga, pedido de emprego, seleção
    • 5.2 Procedimentos trabalhistas: folha de pagamento, apuração de atrasos e faltas, horas extras, repouso remunerado, férias, salários, gratificação, comissões, adicionais, salário de contribuição, contribuição ao INSS, Imposto de renda retido na fonte, adiantamentos e descontos legais, contribuição sindical, lançamentos na ficha de controle individual, guias de recolhimento (INSS, , FGTS, contribuição sindical, etc)
    • 5.3 Rotinas de demissão
    • 5.4 Sistemas de informação em RH
    • 6. Fundamentos da Contabilidade
    • 6.1 Patrimônio: 6.1.1 Conceito; 6.1.2 Bens da empresa; 6.1.3 Direitos e obrigações da empresa; 6.1.4 Lucro, receita e custo
    • 6.2 Demonstrações Contábeis: 6.2.1 Ativo e passivo; 6.2.2 Conta - conceitos, tipos de conta, funções do plano de contas; 6.2.3 Análise do patrimônio
    • 6.3 Atos e fatos contábeis: 6.3.1 Ativos; 6.3.2 Passivos; 6.3.3 Patrimônios; 6.3.4 Receitas; 6.3.5 Ganhos; 6.3.6 Despesas; 6.3.7 Perdas
    • 6.4 Escrituração: 6.4.1 Relatórios; 6.4.2 Balanços
    • 6.5 Inventário
    • 6.6 Orçamento
    • 6.7 Plano de contas
    • 6.8 Lançamentos contábeis
    • 7. Regras gerais
    • 7.1. Elementos dos lançamentos
    • 7.2.Método das partidas dobradas
    • 7.3. Fatos administrativos e contábeis
    • 7.4. Erros de escrituração
    • 7.5. Retificação nos registros contábeis
    • 7.6. Sistemas de Informação em Finanças e Contabilidade

Carga Horária

160 Horas

Mais Informações

* Informamos que este curso só ocorrerá se for atingido o número mínimo de alunos por turma.
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