descer
SENAI
Vantagens da Indústria 4.0 em processos produtivos

A Indústria 4.0 utiliza o que há de mais moderno na tecnologia para a produção de bens de consumo. Entre essas ferramentas estão: big data, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT, em inglês), entre outras.
Esse termo apareceu pela primeira vez na Alemanha, em 2011, quando o país lançou um conjunto de estratégias para o aperfeiçoamento da tecnologia na indústria. Essas estratégias baseiam-se no aprimoramento do processo das máquinas aumentando sua produtividade e reduzindo seus custos, através de sistemas ativos e redes inteligentes. O pensamento segue o mesmo princípio das revoluções industriais anteriores, portanto, pode-se afirmar que a Indústria 4.0 é a uma nova revolução industrial.

Qual as vantagens de aplicar as ferramentas da Indústria 4.0 na minha empresa?

São inúmeros os pontos positivos desta nova revolução industrial. Na sequência, detalha-se um pouco mais cada um.
• Aumento de produtividade
• Ganho em eficiência
• Redução dos custos de produção
• Operações integradas

Aumento de produtividade
Com a tecnologia sendo aplicada na indústria, os processos podem se tornar automatizados, com máquinas inteligentes que analisam dados de sensores e ajustam todo o processo, trazendo mais agilidade e precisão na sua execução das tarefas. Com esses ganhos, pode haver deslocamento de mão de obra para setores mais estratégicos, possibilitando um aumento nos resultados da empresa.

Ganho em eficiência
A implementação de inteligência nos processos pode reduzir drasticamente os erros de execução, aumentando a eficiência de todo sistema.

Redução de Custos
Após adotar o conceito da Indústria 4.0, as máquinas passam a operar com uma capacidade de autonomia bem maior e, aliadas com o ganho de eficiência, é possível gerar lucros e reduzir gastos, aprimorando os resultados do processo.

Operações integradas
Um dos conceitos dessa revolução é a integração de processos em uma indústria, permitindo visualizar todas as etapas de um único processo ou todos os processos em tempo real e de forma remota. Esta integração apresenta uma peculiaridade muito positiva, pois garante a transparência dos processos com o compartilhamento dos dados com a gestão da indústria.

Rede SENAI de Inovação
Para levar todos esses conceitos e melhorias para sua indústria, procure o SENAI. A Rede SENAI de Inovação atende empresas de pequeno, médio e grande porte, além de startups. No SENAI Ceará, os atendimentos relacionados à Indústria 4.0 são feitos pelo Instituto SENAI de Tecnologia Eletrometalmecânica (ISTEMM), localizado em Maracanaú.

Atualmente, o ISTEMM desenvolve diversos projetos nos parâmetros da Indústria 4.0, desde os mais simples, utilizando IoT a mais complexos, utilizando Visão Computacional, proporcionando grande produtividade nos processos de empresas parceiras.

Hygor Pimentel Guimarães

Sobre o Autor: Hygor Pimentel Guimarães

Engenheiro Elétrico pela Universidade de Fortaleza - Unifor), atualmente é bolsista CNPq no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Maracanaú.
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *