1. Transversais* - 44.766 profissionais
  2. Têxtil e Vestuário - 44.438 profissionais
  3. Couro e Calçados - 39.700 profissionais
  4. Construção - 32.371 profissionais
  5. Metalmecânica - 26.273 profissionais
  6. Logística e Transporte - 24.658 profissionais
  7. Alimentos e Bebidas - 13.631 profissionais
  8. Tecnologia da Informação - 11.227 profissionais
  9. Gestão - 7.271 profissionais
  10. Madeira e Móveis - 7.008 profissionais

*Transversais são aquelas formações que podem atuar em diferentes segmentos, por exemplo, profissionais de Segurança do Trabalho e Metrologia. 

Fonte: Observatório da Indústria, com base nos dados do Mapa do Trabalho da CNI

Curso técnico possibilita alcançar melhores salários

Para fazer um curso técnico, é necessário estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Esse pode ser o trampolim na carreira que muitos desejam para conquistar novos cargos de maior complexidade e melhor remuneração.

São diversas vantagens:

Esses foram alguns dos motivos que levaram Vanessa Dantas a se inscrever em um curso técnico. “Quando veio o curso de Técnico em Meio Ambiente, eu vi a oportunidade para que eu pudesse me especializar e não ficar mais como assistente administrativo”, conta a planejadora da Petrobras, formada pelo SENAI Ceará.

Maior escola de ensino técnico da América Latina

Com a credibilidade e a alta qualidade do SENAI, 91,8% das empresas afirmam preferir contratar profissionais formados por essa instituição. Assim, 7 em cada 10 alunos que concluíram os cursos técnicos do SENAI estão empregados, segundo a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2019/2021

Até 1º de abril, todos os cursos técnicos do SENAI Ceará estão com 30% de desconto*. Clique aqui para acessar a promoção.

*Para os cursos técnicos, o desconto é válido para o primeiro módulo, e as aulas devem ter início em março de 2023.

">
descer
SENAI
Tudo que você precisa saber sobre o novo curso do SENAI: Técnico em Controle Ambiental

Aqui no SENAI estamos sempre procurando inovar na busca de soluções e novas oportunidades para as pessoas que estão buscando um curso técnico para se qualificar profissionalmente.

E foi pensando nisso que decidimos abrir vagas para um novo curso, o Técnico em Controle Ambiental. Se você tem interesse na área e quer saber mais sobre como funciona este curso técnico e o mercado de trabalho, prossiga acompanhando o artigo.

O que faz um Técnico em Controle Ambiental?

Nesta profissão você vai atuar na preservação do meio ambiente, na recuperação ou na minimização dos impactos em áreas já degradadas. Além de controlar e monitorar processos produtivos com foco na conservação de recursos e espaços naturais, considerando normas e leis vigentes.

Esses profissionais normalmente trabalham em:
  • Estações de monitoramento e tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos
  • Aterros sanitários
  • Empresas prestadoras de serviços
  • Cooperativas e associações
  • Instituições de assistência técnica
  • Pesquisa e extensão rural
  • Empresas de licenciamento ambiental
  • Unidades de conservação ambiental
  • Empreendimento próprio

No Brasil, de acordo com a CNI, a média salarial para um profissional da área é de R$ 4.318,45 e o curso tem duração de 1.200 horas.

O que as empresas esperam desse profissional?

As empresas esperam que este profissional execute análises físico-químicas e microbiológicas, além de realizar o controle operacional de sistemas de tratamento de águas, efluentes, emissões atmosféricas e resíduos sólidos, e a recuperação de áreas degradadas, considerando os aspectos técnicos, econômicos e legais.

Além disso, o Técnico de Controle Ambiental precisa possuir organização e responsabilidade para buscar a resolução de situações-problema e gestão de conflitos. Também é importante gostar de trabalhar em equipe de maneira colaborativa, ter boa comunicação e ética profissional.

Como é o curso de Técnico em Controle Ambiental?

Durante o curso técnico, o aluno vai estudar sobre biodiversidade, ecologia, microbiologia ambiental, saúde e meio ambiente, além de várias outras matérias que falam sobre a legislação ambiental, noções de segurança, educação ambiental, ferramentas de qualidade, resíduos e muito mais.

Fazer o curso Técnico em Controle Ambiental pode abrir rapidamente as portas do mercado de trabalho. Afinal, com 1.200 horas/aula é possível se qualificar para entrar no mercado de trabalho.

A opção pode ser bastante interessante para quem ainda está no ensino médio e quer concluir esse grau de escolaridade com uma boa qualificação. E claro que aqui no SENAI você pode conquistar o crescimento profissional nessa área.

As aulas para esse curso são online com momentos presenciais na unidade SENAI de Maracanaú e começam a partir do dia 24 de janeiro de 2022. Se interessou e quer saber mais sobre o curso? Basta clicar aqui.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *