1. Transversais* - 44.766 profissionais
  2. Têxtil e Vestuário - 44.438 profissionais
  3. Couro e Calçados - 39.700 profissionais
  4. Construção - 32.371 profissionais
  5. Metalmecânica - 26.273 profissionais
  6. Logística e Transporte - 24.658 profissionais
  7. Alimentos e Bebidas - 13.631 profissionais
  8. Tecnologia da Informação - 11.227 profissionais
  9. Gestão - 7.271 profissionais
  10. Madeira e Móveis - 7.008 profissionais

*Transversais são aquelas formações que podem atuar em diferentes segmentos, por exemplo, profissionais de Segurança do Trabalho e Metrologia. 

Fonte: Observatório da Indústria, com base nos dados do Mapa do Trabalho da CNI

Curso técnico possibilita alcançar melhores salários

Para fazer um curso técnico, é necessário estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Esse pode ser o trampolim na carreira que muitos desejam para conquistar novos cargos de maior complexidade e melhor remuneração.

São diversas vantagens:

Esses foram alguns dos motivos que levaram Vanessa Dantas a se inscrever em um curso técnico. “Quando veio o curso de Técnico em Meio Ambiente, eu vi a oportunidade para que eu pudesse me especializar e não ficar mais como assistente administrativo”, conta a planejadora da Petrobras, formada pelo SENAI Ceará.

Maior escola de ensino técnico da América Latina

Com a credibilidade e a alta qualidade do SENAI, 91,8% das empresas afirmam preferir contratar profissionais formados por essa instituição. Assim, 7 em cada 10 alunos que concluíram os cursos técnicos do SENAI estão empregados, segundo a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2019/2021

Até 1º de abril, todos os cursos técnicos do SENAI Ceará estão com 30% de desconto*. Clique aqui para acessar a promoção.

*Para os cursos técnicos, o desconto é válido para o primeiro módulo, e as aulas devem ter início em março de 2023.

">
descer
SENAI
Setembro Amarelo: e fora dos stories, seus colaboradores estão bem?

Com certeza você já ouviu falar sobre a campanha Setembro Amarelo. O termo de refere a um movimento promovido pela ABP, Associação Brasileira de Psiquiatria com o apoio do Conselho Federal de Medicina. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais deprimido da América Latina e o mais ansioso do mundo. Essas doenças podem causar à economia global perdas de mais de 1 trilhão por ano, por questões de tratamentos, afastamentos e outros. 

E aí, a pergunta que não quer calar é: essa pauta já entrou entre os assuntos da sua empresa? Você já conversou com seus colaboradores a respeito? Tem feito ações com foco em melhorar a saúde mental dos seus funcionários? 

É sobre isso que iremos conversar no artigo de hoje. Vamos mostrar ideias do que você, como empresa, pode fazer para priorizar a saúde mental do seu colaborador, além de exemplificar com ações feitas por empresas reais. Vamos conferir?! 

Usando a Nike como exemplo

Do dia 30 de agosto ao dia 3 de setembro a Nike suspendeu as atividades da sede em Oregon, com o intuito de que os colaboradores tivessem mais tempo para priorizar a saúde mental. 

O CEO da empresa explicou que essa ação é importante especialmente após esse período incomum, ou seja, a pandemia, em que a saúde mental é, e foi muito neglicenciada. 

A mensagem da empresa foi muito clara: “Não trabalhe!”. A semana de folga foi dada para que os colaboradores relaxassem, descansassem, desestressarem e aproveitassem um tempo com os familiares e amigos. 

Mas, a Nike não é a única empresa a se preocupar com doenças mentais. Como o índice de depressão se mostra crescente na população, diversas empresas estão se preocupando com os possíveis problemas mentais de seus funcionários. 

O programa personalizado da Amazon 

Outro exemplo dessa preocupação é a Amazon. A empresa criou um programa personalizado para suporte de colaboradores e familiares, além de palestras recorrentes com informações sobre doenças mentais.

Mas não para por aí. A empresa também incentiva a buscar ajuda em caso de pessoas com transtornos mentais, oferecem ajuda especializada para que os funcionários possam lidar com doenças como ansiedade, depressão, transtorno afetivo bipolar e etc. 

Como você pode implantar o Setembro Amarelo na sua empresa? 

Você já entendeu a importância de realizar ações durante o Setembro Amarelo ou em qualquer outro mês de conscientização, como o Janeiro Branco, Outubro Rosa ou Novembro Azul, não é mesmo?

Então, provavelmente você quer saber como implementar essas ações na sua empresa. O primeiro passo é definir um setor que fique responsável por propagar a cultura e engajar os colaboradores em toda organização.

E depois disso, basta se programar. Com pelo menos um mês de antecedência, você e sua equipe podem definir quais serão os objetivos e o foco da campanha. Dessa forma, fica muito mais fácil preparar tudo tranquilamente. 

Abaixo separamos algumas dicas que podem ajudar você: 

O próprio site do Setembro Amarelo pode ajudar sua empresa

No site Setembro Amarelo você encontra vários materiais disponíveis para download falando sobre o tema. Se você quiser fazer sua própria cartilha, não tem problema. Você pode aproveitar os materiais oficiais e personalizá-los de forma a adequá-los para o tom da sua empresa. 

Você também pode usar essas informações para enviar e-mails marketing internos. Assim, o colaborador fica sabendo mais sobre o assunto e pode também reconhecer quando um colega precisa de ajuda, por exemplo.

Rodas de conversa ou palestras 

Você pode criar momentos de trocas entre seus funcionários por meio de palestras ou rodas de conversa, por exemplo. Uma dica é convidar profissionais para falarem sobre os sintomas, causas e soluções. Com esses momentos, é possível que os colaboradores estreitem laços e conversem sobre expectativas e sentimentos. 

Aqui no SENAI também fazemos várias ações não apenas durante o mês de Setembro, mas no ano todo. Temos oficinas, bate-papos, talk-show e diversas outras ações de conscientização com docentes e alunos. Afinal, não dá para descuidar da saúde mental, ainda mais em tempos de pandemia, concorda?

E até o fim do mês, ainda teremos também outras ações com as unidades do SENAI Ceará e uma LIVE, em parceria com o Jornal O Povo, no dia 30/09, às 11h, no Facebook e no YouTube do O Povo com o tema “Saúde mental dos colaboradores na pandemia”. Já anota na agenda para não perder, hein? 

Gostou do artigo? Nós do SENAI esperamos que sim! Que ele tenha sido esclarecedor sobre o tema e sobre as ações de Setembro Amarelo para você aderir na sua empresa e conscientizar seus colaboradores! Até mais! 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *