1. Transversais* - 44.766 profissionais
  2. Têxtil e Vestuário - 44.438 profissionais
  3. Couro e Calçados - 39.700 profissionais
  4. Construção - 32.371 profissionais
  5. Metalmecânica - 26.273 profissionais
  6. Logística e Transporte - 24.658 profissionais
  7. Alimentos e Bebidas - 13.631 profissionais
  8. Tecnologia da Informação - 11.227 profissionais
  9. Gestão - 7.271 profissionais
  10. Madeira e Móveis - 7.008 profissionais

*Transversais são aquelas formações que podem atuar em diferentes segmentos, por exemplo, profissionais de Segurança do Trabalho e Metrologia. 

Fonte: Observatório da Indústria, com base nos dados do Mapa do Trabalho da CNI

Curso técnico possibilita alcançar melhores salários

Para fazer um curso técnico, é necessário estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Esse pode ser o trampolim na carreira que muitos desejam para conquistar novos cargos de maior complexidade e melhor remuneração.

São diversas vantagens:

Esses foram alguns dos motivos que levaram Vanessa Dantas a se inscrever em um curso técnico. “Quando veio o curso de Técnico em Meio Ambiente, eu vi a oportunidade para que eu pudesse me especializar e não ficar mais como assistente administrativo”, conta a planejadora da Petrobras, formada pelo SENAI Ceará.

Maior escola de ensino técnico da América Latina

Com a credibilidade e a alta qualidade do SENAI, 91,8% das empresas afirmam preferir contratar profissionais formados por essa instituição. Assim, 7 em cada 10 alunos que concluíram os cursos técnicos do SENAI estão empregados, segundo a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2019/2021

Até 1º de abril, todos os cursos técnicos do SENAI Ceará estão com 30% de desconto*. Clique aqui para acessar a promoção.

*Para os cursos técnicos, o desconto é válido para o primeiro módulo, e as aulas devem ter início em março de 2023.

">
descer
SENAI
Por que vale a pena fazer um Curso Técnico?

Não há dúvidas de que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, não é mesmo? Para sair na frente dos concorrentes e conseguir as melhores oportunidades profissionais, é preciso muito estudo e dedicação.

Diante disso, uma boa formação profissional e um conhecimento técnico específico são fundamentais para a função que você vai exercer no mercado de trabalho.

E os cursos técnicos são um caminho rápido e seguro para conseguir se inserir no mercado ou buscar uma recolocação profissional. Se você ainda tem dúvidas de que essa é uma escolha assertiva, leia o artigo até o fim e confira as vantagens em realizar um curso técnico. 

Quem faz um curso técnico consegue uma boa empregabilidade

Profissionais que passaram pelo ensino técnico possuem grandes chances de encontrar trabalho nas suas áreas de atuação. E isso é atestado por várias pesquisas. Uma delas mostra que 62% dos profissionais conseguem emprego em até seis meses após a conclusão do curso.

E sabemos muito bem que não dá para investir em um curso para após terminá-lo, não conseguir entrar no mercado de trabalho. Como mostramos acima, com o curso técnico isso não acontece.

Especialmente porque, mesmo com a pandemia, as indústrias e várias outras empresas continuam precisando de profissionais capacitados e há uma grande deficiência de pessoas aptas para realizar as funções propostas.

Além disso, grande parte dos profissionais começam a estagiar antes mesmo de terminar o curso técnico, o que garante uma chance maior de continuar no mercado após a conclusão do curso.

Você pode realizar um curso técnico mesmo enquanto ainda estiver no Ensino Médio 

Os cursos técnicos podem ser realizados mesmo enquanto você ainda estiver no Ensino Médio. Diante disso, é possível que você tenha uma formação direcionada para o mercado de trabalho e quando acabar a escola terá mais chances de conseguir um emprego. 

E claro: também é possível que você faça o curso após ter concluído o Ensino Médio. Sendo assim, as chances de entrar no mercado de trabalho são grandes, algo que não acontece sempre quando um aluno faz uma graduação.

Mas, claro: fazendo o curso técnico, nada te impede de depois buscar mais capacitação com uma faculdade. Fazendo isso, você só tem a ganhar. 

Mensalidades mais acessíveis 

Claro que os valores podem variar de acordo com o curso técnico que você escolher. Porém, normalmente as mensalidades desse tipo de curso são justas, cabendo de maneira fácil no seu bolso.

Conhecimento sobre a área

Existem pessoas que acreditam que ao realizar um curso técnico, não podem dar continuidade aos estudos, fazendo uma graduação. É aí que elas se enganam. 

A partir do momento que você é um estudante e faz um curso técnico, você se desenvolve através de estágios e já ganha experiência para trabalhar na sua área de atuação.

Além disso, com o curso técnico também fica mais fácil fazer uma graduação, uma vez que o aluno terá mais certeza do que realmente deseja para sua carreira profissional. 

Rapidez na formação e também durante os estágios do curso

Durante um curso técnico, os professores ensinam tudo que você precisa saber para aprender uma nova profissão e ainda mostram como fazer isso na prática.

Isso garante que você não tenha apenas aulas teóricas, mas também aulas práticas para você ver como será o seu trabalho quando estiver em uma empresa atuando.

Lembrando também que, no SENAI, mesmo se você escolher fazer um curso técnico EAD (à distância), você também terá as aulas práticas e não será prejudicado.

Além disso, com o curso técnico você estagia ainda durante o curso, saindo da sala de aula pronto para assumir um cargo pleno.

E depois dos 35 anos, vale a pena fazer um curso técnico?

Claro que sim! Estudar não serve apenas para você se qualificar profissionalmente, mas também para você ter mais experiência e maturidade para atuar no mercado de trabalho.

Além disso, quando você realiza um curso técnico depois dos 35 anos, você está dando a chance a si mesmo de começar uma nova profissão e ingressar novamente no mercado.

Isso também permite que você adquira mais conhecimento, aumentando suas chances de arrumar uma boa colocação. 

E ainda tem mais: se você tem vontade de estudar após os 35 anos, significa que você não deseja ficar estagnado para o resto da vida. Que você tem interesse em crescer profissionalmente.

O curso técnico é a oportunidade para você se redescobrir e encontrar novamente prazer e satisfação em uma área de atuação no mercado. Afinal, você terá contato com outras pessoas, irá trocar experiências, ampliar seus contatos e se preparar para o mercado.

O SENAI é o melhor local para você dar esse passo em direção ao seu futuro 

O SENAI alinhado as necessidades da indústria e de várias outras empresas, desenvolve e capacita profissionais para atuar no mercado de trabalho, com foco em qualificá-los para o aumento da produtividade nas empresas e para que eles consigam sucesso profissional.

Os cursos do SENAI formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. E é por isso que os profissionais do SENAI são os mais procurados dos últimos anos. 

Isso porque o SENAI é uma instituição amplamente reconhecida pelo mercado de trabalho, certificada pelo MEC e que forma profissionais altamente qualificados.

Se interessou e deseja conhecer todos os cursos técnicos que o SENAI oferece? Então, basta clicar aqui

Temos a certeza que você encontrará um curso que desperte seu interesse e que esteja alinhado com as suas expectativas para o futuro.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *