descer
SENAI
Novas tecnologias e sua proteção

Em tempos de crise, empresas buscam as mais diversas formas para se manterem no mercado, tais como, o desenvolvimento de novos produtos ou processos para redução de custos e/ou otimização de resultados. Essas estratégias envolvem tempo e dinheiro para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), podendo incorrer no risco de seus concorrentes apropriarem-se do que foi desenvolvido sem arcarem com os custos envolvidos na concepção da tecnologia.

Para que uma empresa não sofra os impactos deste tipo de problema, é importante analisar se há a possibilidade de fazer a proteção da tecnologia no Instituto de Propriedade Industrial (INPI) e solicitar o pedido de proteção, com o intuito de obter o título de proprietário da atividade inventiva desenvolvida, seja por meio de patente, desenho industrial, software ou marca.

Assim, a empresa poderá impedir que terceiros, sem autorização, façam uso de sua propriedade industrial; ou auferir retorno financeiro com a comercialização da tecnologia protegida. Essa iniciativa gera uma nova oportunidade de explorar a tecnologia do negócio, assim agregando um valor intangível à instituição detentora da inovação.

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do SENAI Ceará possui, em seu portfólio de serviços, desde a análise de viabilidade da inovação, passando pela proteção junto ao INPI, até a realização da transferência da tecnologia para o mercado.

Tem uma ideia inovadora de produto ou processo? Já possui uma tecnologia protegida e quer colocar no mercado? Entre em contato conosco e agende uma reunião, pelo e-mail nit.senai@sfiec.org.br ou no telefone (85) 3293-5074.

Tanille Santos

Sobre o Autor: Tanille Santos

Bacharel em Ciências Contábeis pela Centro Universitário UniFanor Wyden (2017) e mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Atualmente é Trainee do programa InovaTalentos no Instituto SENAI em Eletrometalmecânica (ISTEMM) do Ceará.
Currículo Lattes
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *