Gestão da inovação A ISO 56002 (Gestão da inovação - Sistema de gestão da inovação – Orientação) abrange todos os aspectos da gestão da inovação, desde a geração da ideia até a inserção de um novo produto no mercado. A norma poderá ser aplicada a todos os tipos de organizações, independe do setor ou tamanho, para todos os tipos de inovações (produto, serviço, processo, modelo e método, variando de incremental a radical) e todos os tipos de abordagens (inovação interna e aberta, atividades de inovação orientadas ao usuário, ao mercado, à tecnologia e ao design). A ISO 56003 (Gestão de Inovação - Ferramentas e métodos para a parceria em inovação – Orientação) fornece uma abordagem estruturada para organizações que buscam inovar em parceria com outra organização. A ISO/TR 56004 (Avaliação de Gestão da Inovação – Orientação) visa ajudar as organizações a revisar de forma mais eficiente seus processos de gestão da inovação, para que seu desempenho melhore continuamente.  A ISO 56002 (Gerenciamento de Inovação - Sistema de Gerenciamento de Inovação – Orientação) oferecerá orientações para o desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema real de gerenciamento de inovação. Estamos vivendo a quarta Revolução Industrial e a inovação é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da sociedade. As empresas necessitam se reinventar e se destacar entre a concorrência, além disso, precisam evitar a descontinuidade de seus produtos e serviços. Porém, a gestão da inovação deve ser eficaz para permitir melhor resultado e envolvimento da equipe, além de estimular melhorias e inovações constantes.

Estrutura facilmente integrada

A ISO será o start para mudança do mindset da empresa, mudança da cultura, quebra de paradigmas, e o estabelecimento de processos simples e funcionais que proporcionam atuação rápida diante das mudanças. É importante destacar que a ISO 56002 possui estrutura que será facilmente integrada a outras normas como, por exemplo, ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001. Muitos são os benefícios com a implementação de um sistema de gestão da inovação: internos, externos, culturais, organizacionais e de mercado, que refletem em valores financeiros e não financeiros. Um sistema de gestão da inovação é essencial para todas as empresas que precisam se reinventar, aumentar sua carteira de ofertas, aprimorar sua eficiência e alavancar a cultura de criatividade, colaboração e se manter competitiva.">
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Inovação: como grandes empresas podem se beneficiar de parcerias com startups

A inovação tem sido uma estratégia muito importante nas grandes empresas. Quando tomada, de fato, como prioridade, consegue alcançar resultados surpreendentes. Por isso, a tática é inovar de forma rápida para ter resultados em um curto espaço de tempo. Atualmente, as startups são as grandes especialistas no assunto, que atuam com um modelo de negócio repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

A forma como as startups lidam com as ideias e os erros é bem diferente das grandes empresas, além de trabalharem com um modelo enxuto e ágil. Elas atuam em um cenário de incerteza, pois é difícil prever se determinada ideia ou projeto de empresa irá realmente dar certo. O modelo de negócio se baseia em como transformar o trabalho em dinheiro de forma repetível, por ter condições de entregar o mesmo produto em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente, além de ser escalável, ou seja, crescer cada vez mais em receita, mas com custos crescendo mais lentamente.

Essa metodologia enxuta, rápida e apta a lidar com eventuais riscos é o que as grandes empresas buscam, sendo, portanto, vantajoso para elas firmarem parcerias com startups que lideram a inovação em quase todos os setores no mundo. Um ecossistema de startups prova sua expertise em encurtar os ciclos de inovação, explorar a tecnologia, aperfeiçoar os modelos de negócios existentes e inventar novos modelos de maneira mais rápida e eficaz.

Assim, uma empresa tradicional pode se beneficiar das parcerias, adquirindo tecnologias, novos modelos de negócios, evitando a rigidez que geralmente enfrentaria ao tentar assumir todos os projetos internamente, entre outras razões. Da mesma forma, as startups podem ganhar nome e destaque ao firmar parceria com grandes marcas.

O SENAI, por meio do Edital de Inovação para a Indústria, lança a possibilidade de estreitar os laços entre instituições âncoras e startups. A Categoria C do referido edital tem como objetivo conectar médias e grandes empresa, e também investidores a startups de base tecnológica, a microempreendedores individuais (MEI) ou a micro e pequenas empresas (MPE).

As empresas de maior porte, chamadas de instituições âncoras, apresentam desafios industriais para que as empresas menores desenvolvam soluções inovadoras, compartilhando os riscos financeiros e tecnológicos.

Por que gastar milhões e perder tempo desenvolvendo uma solução que já pode estar avançada nas mãos de uma startup? Por que não lançar um desafio a uma startup ao invés de mobilizar ou contratar uma equipe para planejar e executar um projeto? Ao firmar essa parceria, as grandes empresas estarão melhor posicionadas para avançar no mercado contra seus concorrentes, potencializando o aumento dos lucros e o desempenho dos processos.

Ronara Aragão

Sobre o Autor: Ronara Aragão

Advogada pela Universidade Fortaleza - UNIFOR, MBA em direito tributário pela Faculdade Estácio de Sá (2017), mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Atualmente é consultora Técnica do Núcleo de Inovação Tecnológica do SENAI Ceará.
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