1. Transversais* - 44.766 profissionais
  2. Têxtil e Vestuário - 44.438 profissionais
  3. Couro e Calçados - 39.700 profissionais
  4. Construção - 32.371 profissionais
  5. Metalmecânica - 26.273 profissionais
  6. Logística e Transporte - 24.658 profissionais
  7. Alimentos e Bebidas - 13.631 profissionais
  8. Tecnologia da Informação - 11.227 profissionais
  9. Gestão - 7.271 profissionais
  10. Madeira e Móveis - 7.008 profissionais

*Transversais são aquelas formações que podem atuar em diferentes segmentos, por exemplo, profissionais de Segurança do Trabalho e Metrologia. 

Fonte: Observatório da Indústria, com base nos dados do Mapa do Trabalho da CNI

Curso técnico possibilita alcançar melhores salários

Para fazer um curso técnico, é necessário estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Esse pode ser o trampolim na carreira que muitos desejam para conquistar novos cargos de maior complexidade e melhor remuneração.

São diversas vantagens:

Esses foram alguns dos motivos que levaram Vanessa Dantas a se inscrever em um curso técnico. “Quando veio o curso de Técnico em Meio Ambiente, eu vi a oportunidade para que eu pudesse me especializar e não ficar mais como assistente administrativo”, conta a planejadora da Petrobras, formada pelo SENAI Ceará.

Maior escola de ensino técnico da América Latina

Com a credibilidade e a alta qualidade do SENAI, 91,8% das empresas afirmam preferir contratar profissionais formados por essa instituição. Assim, 7 em cada 10 alunos que concluíram os cursos técnicos do SENAI estão empregados, segundo a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2019/2021

Até 1º de abril, todos os cursos técnicos do SENAI Ceará estão com 30% de desconto*. Clique aqui para acessar a promoção.

*Para os cursos técnicos, o desconto é válido para o primeiro módulo, e as aulas devem ter início em março de 2023.

">
descer
SENAI
Entenda as diferenças entre os setores têxtil e vestuário

Apesar de muitas pessoas acreditarem que os setores têxtil e vestuário têm o mesmo significado, isso não é verdade. A indústria têxtil é responsável por produzir o tecido, já a de vestuário fica encarregada de confeccionar as peças de roupa. Assim, são dois segmentos distintos que se complementam por fazerem parte da mesma cadeia de produção.

Com o SENAI, você pode trilhar sua carreira de sucesso nos dois segmentos. No têxtil, o leque de cursos engloba todas as etapas de fabricação do tecido, por exemplo, desde o algodão cru chegado de uma plantação até a malha ou o tecido plano prontos. Trabalhamos com diversas fibras, tanto naturais quanto sintéticas.


Jovens aprendizes do Curso Operador Polivalente da Indústria Têxtil estão fabricando tecido plano

No vestuário, os cursos abrangem as etapas de modelagem, corte e costura. Do tecido fabricado no próprio SENAI, já é ensinado a confecção de peças de roupas em diferentes oficinas, como malha, tecido plano, lingerie e jeans. Incrível, não é mesmo?


Após a modelagem e o corte, o tecido vai para o passo final: a costura

Isso tudo é possível com uma estrutura de alta qualidade. Além das tradicionais salas de aula, temos o galpão com o maquinário e os laboratórios para realizar testes físicos e químicos. Com professores experientes, nossos alunos aprendem o conteúdo mais atualizado do mercado e de acordo com as normas de segurança.

Essa intensa dedicação rende frutíferas parcerias. Várias grandes indústrias no Ceará são nossas clientes, como Lupo, DelRio, Hope, Lunelli, Guararapes e Vicunha. 

Quer saber como se profissionalizar nessas áreas? Clique para acessar cursos do segmento têxtil e cursos do segmento vestuário

Temos uma curiosidade para você!
Há décadas, as confecções de Fortaleza se concentravam na região da Parangaba, Montese e Vila União. O início da unidade SENAI Parangaba, que hoje engloba os segmentos têxtil e vestuário, é ligado a esse capítulo da nossa história. Com o crescimento da cidade, naturalmente as fábricas maiores se deslocaram para distritos industriais. Porém, confecções de menor porte ainda são enraizadas nesses bairros do entorno. 
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *