1. Transversais* - 44.766 profissionais
  2. Têxtil e Vestuário - 44.438 profissionais
  3. Couro e Calçados - 39.700 profissionais
  4. Construção - 32.371 profissionais
  5. Metalmecânica - 26.273 profissionais
  6. Logística e Transporte - 24.658 profissionais
  7. Alimentos e Bebidas - 13.631 profissionais
  8. Tecnologia da Informação - 11.227 profissionais
  9. Gestão - 7.271 profissionais
  10. Madeira e Móveis - 7.008 profissionais

*Transversais são aquelas formações que podem atuar em diferentes segmentos, por exemplo, profissionais de Segurança do Trabalho e Metrologia. 

Fonte: Observatório da Indústria, com base nos dados do Mapa do Trabalho da CNI

Curso técnico possibilita alcançar melhores salários

Para fazer um curso técnico, é necessário estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Esse pode ser o trampolim na carreira que muitos desejam para conquistar novos cargos de maior complexidade e melhor remuneração.

São diversas vantagens:

Esses foram alguns dos motivos que levaram Vanessa Dantas a se inscrever em um curso técnico. “Quando veio o curso de Técnico em Meio Ambiente, eu vi a oportunidade para que eu pudesse me especializar e não ficar mais como assistente administrativo”, conta a planejadora da Petrobras, formada pelo SENAI Ceará.

Maior escola de ensino técnico da América Latina

Com a credibilidade e a alta qualidade do SENAI, 91,8% das empresas afirmam preferir contratar profissionais formados por essa instituição. Assim, 7 em cada 10 alunos que concluíram os cursos técnicos do SENAI estão empregados, segundo a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2019/2021

Até 1º de abril, todos os cursos técnicos do SENAI Ceará estão com 30% de desconto*. Clique aqui para acessar a promoção.

*Para os cursos técnicos, o desconto é válido para o primeiro módulo, e as aulas devem ter início em março de 2023.

">
descer
SENAI
EAD, presencial ou semipresencial? Saiba como escolher a modalidade que mais combina com você

Na hora de escolher entre EAD, presencial e semipresencial, surge a dúvida: qual é a melhor? As modalidades têm suas vantagens e peculiaridades. O importante é saber qual combina mais com o seu estilo de estudo e sua rotina.

Primeiro, vamos fazer uma autoavaliação, para que você conheça o seu próprio perfil e possa elencar as suas prioridades.

Confira a seguir com quais características você mais se identifica:

(  ) Me sinto mais motivado a aprender quando tenho uma rotina fixa para estudar
(  ) Gosto quando posso encaixar as aulas nos meus próprios horários
(  ) Fico incomodado fácil com exposição a telas (celular, computador, etc)
(  ) Consigo anotar minhas dúvidas para receber a explicação depois
(  ) Meu aprendizado é melhor quando um professor tira as dúvidas imediatamente
(  ) Tenho meios de transporte acessíveis para comparecer às aulas
(  ) Prefiro otimizar o tempo de deslocamento para realizar outras atividades
(  ) Me interesso em ter interação social com os outros estudantes
(  ) Quero autonomia para decidir quais assuntos devo estudar mais
(  ) Minha concentração é melhor sozinho do que na sala de aula

Agora observe não só quais as alternativas você escolheu, mas também preste atenção àquelas que você preferiu não marcar. Elas também podem revelar características importantes sobre você mesmo.

O próximo passo é conhecer as vantagens de cada modalidade.

Ensino a distância (EAD)

Geralmente, o ensino a distância tem as aulas gravadas, ou seja, não são transmitidas ao vivo. Então, a grande vantagem é que você pode estudar de qualquer lugar e quando quiser. E fique tranquilo: o certificado do EAD tem o mesmo peso no currículo do que um curso presencial.

Essa modalidade é mais recomendada para estudantes que preferem essa flexibilidade de horários e sem necessidade de deslocamento, possuem um ambiente de estudo que possam se concentrar fora do SENAI, não tem sensibilidade com períodos longos de exposição a telas e conseguem relevar a falta de contato pessoal com outros alunos.

Presencial

Esse é o melhor modelo para quem gosta de horários fixos na rotina e também quer fortalecer o networking, facilitado pelo constante contato pessoal com professores e outros alunos. Além disso, a modalidade presencial proporciona uma vivência no ambiente de aprendizagem e possibilita o esclarecimento de dúvidas em tempo real.

Semipresencial

No SENAI, os cursos semipresenciais dividem a carga horária em aulas teóricas no modelo remoto e aulas práticas presenciais. Assim, os alunos podem aproveitar da flexibilidade do EAD e do alto aprendizado imersivo da modalidade presencial, possibilitando que o estudante possa manusear equipamentos e executar as habilidades aprendidas.

Agora é com você!

Qual combina mais com a sua rotina de estudos? São três modalidades que você pode experimentar, mas o ensino é sempre da mais alta qualidade. No SENAI, oferecemos diversas opções de curso para você encontrar a mais adequada.


👉 Clique aqui e confira o leque de cursos disponíveis para turbinar a sua carreira!

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *