Gestão da inovação A ISO 56002 (Gestão da inovação - Sistema de gestão da inovação – Orientação) abrange todos os aspectos da gestão da inovação, desde a geração da ideia até a inserção de um novo produto no mercado. A norma poderá ser aplicada a todos os tipos de organizações, independe do setor ou tamanho, para todos os tipos de inovações (produto, serviço, processo, modelo e método, variando de incremental a radical) e todos os tipos de abordagens (inovação interna e aberta, atividades de inovação orientadas ao usuário, ao mercado, à tecnologia e ao design). A ISO 56003 (Gestão de Inovação - Ferramentas e métodos para a parceria em inovação – Orientação) fornece uma abordagem estruturada para organizações que buscam inovar em parceria com outra organização. A ISO/TR 56004 (Avaliação de Gestão da Inovação – Orientação) visa ajudar as organizações a revisar de forma mais eficiente seus processos de gestão da inovação, para que seu desempenho melhore continuamente.  A ISO 56002 (Gerenciamento de Inovação - Sistema de Gerenciamento de Inovação – Orientação) oferecerá orientações para o desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema real de gerenciamento de inovação. Estamos vivendo a quarta Revolução Industrial e a inovação é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da sociedade. As empresas necessitam se reinventar e se destacar entre a concorrência, além disso, precisam evitar a descontinuidade de seus produtos e serviços. Porém, a gestão da inovação deve ser eficaz para permitir melhor resultado e envolvimento da equipe, além de estimular melhorias e inovações constantes.

Estrutura facilmente integrada

A ISO será o start para mudança do mindset da empresa, mudança da cultura, quebra de paradigmas, e o estabelecimento de processos simples e funcionais que proporcionam atuação rápida diante das mudanças. É importante destacar que a ISO 56002 possui estrutura que será facilmente integrada a outras normas como, por exemplo, ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001. Muitos são os benefícios com a implementação de um sistema de gestão da inovação: internos, externos, culturais, organizacionais e de mercado, que refletem em valores financeiros e não financeiros. Um sistema de gestão da inovação é essencial para todas as empresas que precisam se reinventar, aumentar sua carteira de ofertas, aprimorar sua eficiência e alavancar a cultura de criatividade, colaboração e se manter competitiva.">
descer
SENAI
Construindo inovação incorporada ao plano de negócios

Usar tecnologia para conduzir a inovação pode ser um desafio para algumas empresas. Muitas vezes, novas tecnologias são introduzidas apenas com o propósito de melhorar processo,s sem a preocupação com a inovação em si. As indústrias que estão interessadas unicamente em aumento de produtividade deveriam entender que inovar é a melhor maneira de se diferenciar no mercado. De acordo com estudos da maior empresa de consultoria do mundo, a Deloitte, a Inovação pode trazer tanto ROI (Retorno sobre Investimento) quanto produtividade e operações. Precisamos ter em mente algumas reflexões ao desenvolver inovação como estratégia:

Esteja confortável com o desconhecido

As organizações devem focar não apenas em um forte alicerce tecnológico, mas também estar confortável em incluir inovação nas abordagens e prioridades.

Reconhecer o vício em investir apenas em produtividade e operações

Isto não é necessariamente um ponto negativo porque esta modalidade de aplicação já se mostrou eficiente. No entanto, basear a evolução no previsível e testado pode deixar oportunidades inexploradas.

Comece imediatamente

Porque a concorrência está planejando ou já está inovando. Muitas empresas estão se movimentando rumo a curva de maturidade da transformação digital. Aquelas que não conseguem investir correm o risco de ficar para trás.

Construa a estrada para um maior ROI

Considere não apenas o contexto da transformação digital e os usos de tecnologias inovadoras em seu setor, mas também os investimentos em tecnologia que você já fez para levar sua organização a um futuro de alto retorno sobre o investimento.

Usar a tecnologia para melhorar as operações tradicionais de negócios certamente tem seu lugar. Ninguém pode discordar que a construção de uma base tecnológica forte possa apoiar mais inovações no futuro. O importante, no entanto, é seguir em frente. Embora o futuro nem sempre seja perfeitamente claro, uma liderança empresarial e uma equipe de projeto fortemente alinhadas, trabalhando juntas e sendo preparadas para inovar apropriadamente, podem obter benefícios significativos por meio da adoção de tecnologia nova e inovadora.

O Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica presta serviço às indústrias, oferecendo soluções para o desenvolvimento e a melhoria de produtos e processos de fabricação e produção, incentivando a produtividade e competitividade da indústria cearense.

Fonte: Estudo Deloitte.

Ivan Carvalho

Sobre o Autor: Ivan Carvalho

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Ceará - UFC, pós-graduado em Estruturas de Concreto Armado nas Edificações pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Experiência nos segmentos de Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento de Projetos Estruturais, Construção Civil, Predial e Industrial. Atualmente é consultor de Negócios com foco em Projetos de Tecnologia (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação) do Instituto SENAI em Eletrometalmecânica do Ceará.
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *