Atualmente, muito se escuta falar na estratégia da inovação como um diferencial competitivo. Inúmeras empresas buscam pelo novo como uma estratégia para levá-la à frente dos concorrentes, por isso, a inovação tem o impacto cada vez maior, independente de qual seja o negócio.
Por mais que não pareça, a inovação é algo simples, no entanto, é necessário entender a sua verdadeira definição. Não se trata de uma invenção, de uma descoberta ou de uma fórmula matemática, mas sim de um processo de mudança, de aplicação prática de ideias e tecnologias para fazer algo novo e melhor. Assim, é necessária uma mudança mental e cultural, pois vai além das regras e, na maioria das vezes, gera riscos que precisam ser assumidos.
Ocorre que muitas pessoas acreditam que ser inovador é simplesmente criar algo que nunca foi concebido. De fato, para inventar ou criar é necessário passar por um processo de vontade, mentalidade, conhecimento, informação e criação. No entanto, isso não significa que a invenção será bem aceita pelo mercado, ou seja, pode não se tornar uma inovação.
Podemos dizer que inovação é a exploração de novas ideias. Em outras palavras, significa aumentar o faturamento e conquistar novos mercados. Não se trata apenas da criação de um produto, pois o investimento em melhoria de processo, gestão e mercado pode aumentar as margens de lucros, entre outras vantagens, para a empresa.
A inovação em processos diminui custos. A inovação em produtos amplia a participação da empresa em seu ramo de atuação. A inovação em mercado abre novas oportunidades. E a inovação organizacional melhora a gestão.
Então, de forma objetiva, a invenção surge de um processo criativo, mas torna-se inovação apenas se chegar à sociedade e produzir algum efeito. Dessa forma, se atender às necessidades e expectativas do mercado, for viável do ponto de vista econômico, for sustentável e oferecer retorno financeiro às empresas, estaremos falando de inovação.
Portanto, inovação é diferente de invenção. Invenção tem a proposta de trazer ao mundo algo que não existe, apenas isso, criar algo novo, sendo um requisito para patenteabilidade. A inovação surge com a melhoria de um produto, processo ou serviço já existente ou a criação de algo novo que seja absorvido pelo mercado e gere negócio.
Por fim, compreender a diferença entre esses dois pontos é de fundamental importância para a empresa que pretende se destacar no mercado através da inovação. A invenção, resultado de uma boa pesquisa e estudo de mercado, pode se tornar um produto inovador, garantir a diversificação do portfólio da empresa, além de ganhos através da exploração da patente.
O Núcleo de Inovação Tecnologia do SENAI oferta serviços de busca de anterioridade, através do qual identifica o caráter inventivo de um produto e analisa o potencial de patenteabilidade, por meio do requisito de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. Além disso, contribui com o ecossistema da inovação quando prepara as tecnologias desenvolvidas para entrar no mercado por meio da transferência de tecnologia.