descer
SENAI
A inovação aberta ajuda a empresa superar a crise

Em decorrência da crise econômica, que tornou os negócios menos seguros, as empresas estão assumindo o risco de investir em atividades de longo prazo, onde os retornos são incertos. Ocorre que, a crise pode ser uma oportunidade para empresas e indústrias reestruturarem instalações produtivas e explorarem novas oportunidades.

Já ouvi falar que “Uma oportunidade mal administrada pode se tornar uma crise. Por outro lado, uma crise bem gerenciada tende a transformar-se numa excelente oportunidade de negócios”. Pura verdade.

A inovação aberta tem sido uma oportunidade, em tempo de crise, para ampliar o grau de competitividade organizacional. Tem sido o principal instrumento usado pelas empresas para alavancar o processo inovador. A NASA, por exemplo, está investindo em inovação aberta para reduzir custos, ampliar a velocidade na implantação de soluções inovadoras e criativas em seu projeto de colonização do planeta Marte.

A inovação aberta agrega pessoas de todo o mundo, dos mais diversos setores da economia, para trabalhar em equipe em um determinado projeto. Trata-se efetivamente de uma coleção de diferentes campos e níveis de especialização que não estariam acessíveis para qualquer empresa, independente do porte.

As vantagens da inovação aberta? Redução de custos, aumento das vantagens competitivas, mitigação dos riscos da inovação, envolvimento do modelo de negócio e consequente aumento da rentabilidade. A empresa ganha velocidade, pois já não precisa partir sempre do zero ou ter dentro de casa todos os recursos; reduz os custos de desenvolvimento; melhora o desempenho do processo de inovação e pode aumentar o impacto de seus projetos.

Ronara Aragão

Sobre o Autor: Ronara Aragão

Advogada pela Universidade Fortaleza - UNIFOR, MBA em direito tributário pela Faculdade Estácio de Sá (2017), mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Atualmente é consultora Técnica do Núcleo de Inovação Tecnológica do SENAI Ceará.
Currículo Lattes
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *