A entrevista de emprego é o primeiro contato real entre o entrevistador e o candidato. Se pararmos para analisar, é uma das etapas mais importantes e é fundamental que você se saia bem nela, mesmo que isso não garanta sua contratação.
Quando somos chamados para uma entrevista, especialmente se estamos desempregados ou tentando uma recolocação no mercado, as expectativas ficam nas alturas. Diante disso, a ansiedade e o nervosismo podem acabar afetando o desempenho.
Entretanto, controlar as expectativas e o nervosismo, é apenas uma das medidas necessárias para se preparar para uma entrevista de emprego. Neste artigo você vai conferir mais algumas dicas sobre o assunto. Vem!
Pesquise sobre a empresa
Fazer uma pesquisa completa sobre a empresa é fundamental para você conseguir se situar na entrevista com o recrutador. Além disso, também é uma forma de demonstrar interesse pelo cargo.
Em muitas entrevistas, aparece a famosa pergunta “por que você deseja trabalhar aqui?” e, com uma pesquisa prévia, ela pode ser respondida tranquilamente. Por isso, procure pesquisar sobre sua área de atuação, visão, missão e valores da empresa.
Treine a linguagem corporal
A forma como você se comporta enquanto fala pode alterar totalmente o significado da mensagem que você deseja passar. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que você não seja mal interpretado pelo recrutador, como:
- Não fique com os braços cruzados e ombros contraídos, essas expressões passam falta de receptividade e segurança;
- Espelhe o movimento do seu recrutador, isso demonstra compreensão mútua;
- Sente-se de maneira ereta, para você passar respeito à pessoa com quem está falando;
- Mantenha contato visual constante, isso demonstra segurança.
Tenha confiança
Ser confiante não se trata apenas da linguagem corporal, que falamos no tópico anterior. Também diz respeito a sua voz. Por isso, procure falar de maneira pausada, firme e sem gaguejar.
Uma maneira de se inspirar para não errar na hora da entrevista de emprego, é procurar analisar a forma como os jornalistas falam na televisão.
De acordo com descobertas da ciência, quem se sente confiante em uma entrevista, costuma ter um melhor desempenho. Se atente a isso.
Estude as perguntas mais comuns
Algumas questões sempre estão presentes nas seleções de emprego. Diante disso, a dica é que você estude essas perguntas antes da entrevista para ser mais fácil respondê-las na hora.
Abaixo você confere algumas das perguntas que podem ser feitas:
- Por que você se interessa em trabalhar na empresa?
- Quais são seus pontos fortes e fracos?
- Quais são suas maiores conquistas?
- Onde você deseja estar daqui a 5 anos?
- O que você sabe sobre nossa empresa?
- Pode me falar sobre suas experiências?
Faça perguntas
Da mesma forma que você deseja se preparar para a entrevista e responder às perguntas do recrutador, também é preciso que você faça perguntas sobre o cargo pretendido para que fique bem claro seu interesse.
As perguntas precisam ser feitas de forma a complementar os conhecimentos que você já tem sobre a empresa. Isso o ajudará a demonstrar que você pesquisou sobre o assunto e está por dentro da sua área de atuação.
Não relembre momentos ruins
Não é necessário que você fale sobre suas experiências profissionais negativas ou fale mal sobre as empresas que você já trabalhou. Quando você faz críticas ou demonstra ressentimento, pode causar uma má impressão.
Dependendo do tom que você usa, o selecionador pode pensar que você tem problemas de relacionamento. Porém, não precisa mentir. Caso perguntem sobre experiências ruins, relate, de forma clara e objetiva.
Atenção com as redes sociais
Atualmente, é normal que as empresas pesquisem o candidato nas redes sociais. Por isso, nosso conselho é que você deixe seu perfil acessível apenas para os amigos e não para o público em geral.
Dessa forma, você evita que a empresa tire conclusões precipitadas antes de te entrevistar.
Outros cuidados que você precisa ter na hora da entrevista de emprego
Abaixo você confere uma lista do que fazer e do que não fazer na hora da entrevista.
O que fazer:
- Chegue cedo;
- A aparência precisa ser impecável e mais formal;
- Seja agradável, mas não informal;
- Responda às perguntas com entusiasmo;
- Mantenha a postura ereta na cadeira;
- Escute o entrevistador com atenção para saber o que ele quer;
- Durma bem na noite anterior.
O que não fazer:
- Não leve outra pessoa com você;
- Não fume;
- Não peça desculpas quando falar dos seus pontos fracos;
- Não implore ao entrevistador pelo trabalho;
- Não conte piadas;
- Evite falar sobre futebol, política e religião.
No mais, é fundamental que você desenvolva suas habilidades para causar uma boa impressão na entrevista. E para isso, o SENAI pode te ajudar. Contamos com mais de 100 cursos, em 18 áreas de atuação.
Se você quer sair na frente e conquistar o emprego tão desejado, nós te ajudamos nessa missão. Clique aqui e conheça nossos cursos.