Não há dúvidas de que a pandemia trouxe grandes mudanças na vida de todos, seja quando falamos de rotina, de trabalho, de relacionamentos ou até mesmo da nossa relação com a moda e o consumo. Mas, e aqui no Ceará? Será que as tendências mudaram ou o confortável veio pra ficar?
Será que a busca por conforto virou prioridade, mesmo que a rotina esteja começando a voltar ao normal? Pensando nisso, nós do SENAI conversamos com a Especialista Técnica do Têxtil e Vestuário do SENAI, Daniele Caldas Vasconcelos, para entender quais são as melhores dicas para quem quer empreender no ramo de moda aqui no nosso Estado em 2022. Vem conferir!
Moda Praia promete bombar em 2022
Óbvio que a moda praia não ia escapar das tendências aqui do Ceará, concorda? E para o verão cearense, as palavras de ordem são estilo e conforto. Os detalhes farão toda diferença em biquínis e maiôs.
O conforto vai continuar reinando, mas para que os looks não caiam na monotonia, passando a sensação de aconchego e otimismo com um possível fim de isolamento social, peças com redes, cores vibrantes, crochê e listras coloridas estarão em alta.
Diante disso, você que empreende no ramo, vale a pena apostar em looks que tragam esses detalhes, como biquínis e saídas de banho de crochê, mangas bufantes e maiôs com listras.
Reprodução: Pinterest Reprodução: Pinterest Reprodução: Pinterest
Além do conforto, outra tendência para a moda praia é o retorno dos anos 2000, trazendo um toque nostálgico aos looks praianos.
Já com relação às cores, os tons pastéis (especialmente para valorizar o bronzeado), o verde menta e o lilás vão trazer suavidade e ao mesmo tempo um toque fashionista. Amarelo e laranja são cores suaves e quentes que podem ser boas apostas para 2022.
Com relação às modelagens, a calcinha asa delta, cintura alta e o top meia-taça prometem vir com tudo neste verão para acrescentar ao look um toque retrô, sem deixar de lado a elegância e o conforto.
Moda Comfy Wear para os homens
De acordo com a Daniele Caldas Vasconcelos, o conforto deixou de estar apenas dentro de casa e veio com tudo para as ruas. E com os homens isso não seria diferente. As peças que estarão em alta para o público masculino possuem cortes e tecidos confortáveis.
A ideia é não precisar usar calças skinnys e nem tecidos sintéticos, pois a prioridade é a movimentação do corpo. Por isso, as peças com tecidos estilo moletom vem com força. Então, se você está em dúvida, vale a pena investir em peças com conforto e estilo.
Abaixo você confere uma lista do que será tendência para a moda Comfy Wear em 2022:
- Conjuntos em uma versão mais refinada e com cores monocromáticas;
- Mule que combina em ambientes formais e descontraídos;
- Camisetas básicas de algodão;
- Camisas de flanela;
- Bermudas de moletom;
- Peças de alfaitaria em linho;
- Estampa botânica minimalista;
- Shorts lisos ou com estampa discreta.
Reprodução: Pinterest Reprodução: Pinterest Reprodução: Pinterest
Em resumo: tecidos leves, muita malha fina, cores neutras e roupa curta para deixar o homem refrescado (ainda mais nesse calor do Ceará) e confortável.
Jeans: a tendência atemporal que nunca sai de moda
A calça jeans é uma peça de roupa bem tradicional e básica, além de ser uma peça coringa que não pode faltar no guarda-roupa de ninguém. E como o grande lema deste ano é conforto, pode apostar em peças mais folgadas que combinam estilo, modernidade e comodidade, tudo o que não pode faltar no dia a dia de um cearense moderno, não é mesmo?
Além do jeans mais folgadinho, a aposta também será em calças de cintura alta e justa, que pode ser usada com tênis e camiseta durante o dia ou com um salto para um ambiente noturno. Esse tipo de jeans é extremamente versátil e combina com tudo, por isso a peça é uma das nossas queridinhas.
Reprodução: Pinterest Reprodução: Pinterest Reprodução: Pinterest
E sabe do que mais? Aqui no Ceará existem várias fábricas de jeans, como a Terceira Via, Linha Cruzada, Moça Flor Jeans Wear, Zurik Jeans e muitas outras.
O crochê promete ser uma super trend para o verão 2022
Não se iluda. Faz tempo que o crochê deixou de ser a “peça da vovó” e se tornou protagonista de looks descolados.
De acordo com a Daniele, o crochê deixou de ser uma peça de artesanato para ser algo mais valorizado e sofisticado, além de compor looks fresquinhos e perfeitos para o verão.
E o melhor: os looks com crochê fogem do comum, perfeito para quem quer ficar confortável, sem deixar o moderno de lado. Os tons coloridos e vibrantes das peças combinam totalmente com peças veranis, como saias, vestidos e biquínis.
Reprodução: Pinterest Reprodução: Pinterest Reprodução: Pinterest
Então, se você é empreende no ramo e pretende investir no crochê, pode ir sem medo porque ele é uma das tendências favoritas de 2022 para o verão.
Lingerie: peças íntimas expostas são a tendência da vez
E se a meta é empreender em looks mais ousados sem deixar de lado o conforto, as lingeries, especialmente sutiãs e bodies, pode ser uma ótima pedida. Aqui no Ceará temos diversas fábricas que apostam na fabricação das peças, como a Sensuality Lingerie, Liebe Lingerie, Delicate Lingerie e Dilevi Lingerie, por exemplo.
Conforme menciona Daniele, as lingeries deixaram de estar escondidas pelas roupas e passaram a protagonizar vários looks. E em 2022 isso não seria diferente, ainda mais em um momento como o que estamos vivendo, em que as mulheres estão evoluindo na relação com o próprio corpo.
A palavra-chave para este tipo de peça é liberdade, como o modelo bralette que é um pouco maior e mais rendado. Como a procura é por novidade e conforto, essa peça reflete bem o que é oferecido pela indústria atualmente.
Reprodução: Pinterest Reprodução: Pinterest Reprodução: Pinterest
Além disso, os bodies também serão tendência para 2022. Eles prometem vir repaginados e em vários modelos e estilos, com destaques para peças frente única, com ou sem mangas e com muita transparência.
Para sair na frente da concorrência, você pode contar com o SENAI
Se você tem interesse em investir na área, pode contar com o SENAI para dar um salto na sua carreira. O SENAI está ofertando cursos nas áreas de aperfeiçoamento, iniciação e qualificação, como cursos em Modelagem, Costura, Corte, Mecânica, Moda e Gestão nas áreas de têxtil e do vestuário.
Só para você ter uma ideia, de acordo com o Observatório da Indústria da FIEC, o setor têxtil cearense emprega quase 12 mil pessoas e o de confecção gera mais de 42 mil vagas em todo o Ceará. Os dados são de empregos formais. Se você tem interesse em saber mais sobre os nossos cursos, clique aqui e conte com a gente para alcançar uma carreira de sucesso.