telefone(85) 4009.6300

Existe algum processo seletivo para ingressar nos cursos técnicos?

Sim. Para ingressar em qualquer um dos cursos técnicos oferecidos pelo SENAI é necessário realizar a inscrição e se submeter a um processo seletivo com aplicação de provas. No edital de seleção, divulgado através do site e afixado nos murais das unidades, constam todos os detalhes do curso e do processo de seleção.

 

O que é preciso para realizar a matrícula nos cursos do SENAI?

Apresentar RG, CPF e comprovante de residência. É preciso, ainda, verificar a exigência de outros documentos necessários à comprovação do atendimento de pré-requisitos para matrícula no curso desejado.

 

Quais são as formas e condições de pagamento dos cursos do SENAI?

O pagamento dos cursos pode se dar à vista ou parcelado nos cartões Visa, Mastercard e Hipercard. A quantidade de parcelas varia conforme o valor do curso.

 

Como faço para concorrer às vagas dos Cursos de Aprendizagem Industrial?

O SENAI qualifica jovens entre 14 e 24 anos para atuarem na indústria por meio de contrato de aprendizagem. O processo de seleção inicia na própria indústria e esses jovens são encaminhados ao SENAI para submissão a processo seletivo.  Quando há vagas disponíveis, não preenchidas pela indústria, o SENAI divulga as vagas abertas à comunidade através da mídia ou do próprio site.

 

Perdi meu certificado. É possível obter uma segunda via?

Sim. Basta se dirigir à unidade na qual realizou o curso e preencher o requerimento de solicitação da 2ª via do documento. Será necessário também informar alguns dados cadastrais, como: nome do curso, ano de conclusão, duração e turno. É possível que haja cobrança de taxas.

 

O SENAI oferece cursos nos fins de semana?

Sim, algumas unidades do SENAI possuem esta prática, outras não. Na programação de cursos é possível verificar estas informações.

 

O SENAI oferece cursos à distância?

Além dos cursos presenciais, o SENAI, atendendo a demanda crescente de profissionais desejosos de ampliar seus conhecimentos, disponibiliza alguns cursos na metodologia à distância (online).  Com este método de aprendizado, o profissional pode estudar onde e no horário que for mais conveniente sem prejudicar outras atividades. Acesse a página de cursos EaD e confira.

 

Como faço para concorrer a uma das vagas para trabalhar no SENAI?

Os interessados em compor o quadro de colaboradores do Sistema FIEC (FIEC, SESI, SENAI e IEL) deverão acessar a página de Recursos Humanos e inserir seus dados de cadastro. Havendo vagas disponíveis e condizentes com o perfil cadastrado, a área de RH entrará em contato por telefone ou e-mail. Também é possível acompanhar as oportunidades disponíveis através desta página, na qual constam todos os detalhes da vaga e do processo de seleção de cada uma delas.

 

Como faço para receber ofertas de cursos?

Para receber as ofertas de cursos do SENAI, basta inserir nome e e-mail no campo Newsletter, localizado na página inicial deste site.

 

Todos os cursos do SENAI são de qualificação profissional?

Não. Há modalidades diferentes. A seguir a descrição de algumas delas:

  • Cursos de Aprendizagem: São cursos de iniciação profissional, oferecidos aos jovens que concluíram o ensino fundamental e possuem idade entre 14 a 24 anos.
  • Cursos de Qualificação: São cursos que visam preparar o aluno para exercer determinada profissão no mercado de trabalho, dirigidos a maiores de 16 anos com escolaridade variável. A carga horária mínima é de 160h.
  • Cursos de Aperfeiçoamento: São cursos de curta e média duração cujo objetivo é contribuir para o aprimoramento do aluno na profissão que exerce. A carga horária é variável.
  • Cursos Técnicos: São cursos de formação técnica de nível médio que garantem ao aluno diploma de Técnico para o exercício de determinada profissão no mercado de trabalho. A carga horária mínima é de 800h (para a parte teórica, não incluindo o Estágio Supervisionado ou o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC que é requisito indispensável à conclusão do curso).
SENAI - Departamento Regional do Ceará | CNPJ: 03.768.202/0001-76
Av. Barão de Studart, 1980 - 1º andar - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024